Abram alas para os novos móveis – O que fazer com as peças antigas

A vontade de renovar a decoração bateu à porta e, com ela, surgem as dúvidas sobre o que fazer com os móveis antigos e se há espaço para nova aquisições. Com calma e planejamento nada disso será um problema.

Chega o dia em que nem a troca de acessórios sacia a vontade de promover uma grande renovação na decoração. Mas, aí, surge aquela culpa... Afinal, os seus móveis não estão tão ruins assim. Para aliviar a consciência, sugerimos o que pode ser feito com seus móveis antigos e atentamos para medidas que você deve ter em mente antes de cometer possíveis e xageros e atravancar a circulação da casa. Vamos lá?

1Antes de se desfazer de alguma coisa, pense se o móvel não pode ser útil em outro cômodo ou mesmo assumir um novo papel na decoração.

2Doar é uma atitude nobre e há instituições que, além de receber o móvel, ainda o retiram em casa. Mas, por favor, nada de doar móveis em mau estado.

3Promova um bazar! Coloque preços convidativos, chame os amigos, crie um evento. Quem sabe você até recupera parte do valor gasto com as novas aquisições.

4Se for acrescentar novas peças à decoração sem se desfazer de nada, cuide para não comprometer a circulação. O ideal é deixar um espaço livre para as pessoas transitarem entre os móveis de, pelo menos, 60 cm.

5Pufes são peças curinga. Tente não se livrar dele, se tiver algum. Mantenha-o sob um aparador e acione-o quando precisar de mais assentos.

6Caso haja uma estante ou rack para TV com portas ou gavetas, libere um espaço mais generoso entre ele e qualquer outro móvel para que seja possível abri-las.

7O sofá não deve ocupar todo o comprimento disponível do ambiente. A tentação pode ser grande, mas considere, nas laterais, espaço para uma mesa de apoio e até para a cortina

8Por fim, lembre-se de que para os móveis entrarem ou saírem da sua casa é preciso checar se cabem no elevador ou se fazem a curva na escadaria do prédio; se passam na porta de entrada da casa ou se terão que ser içados para entrar pela janela. Tenha estas medidas anotadas.

Tags relacionadas: , , , , , , , , , , , , ,