Por que saber como organizar livros? Simplesmente, porque não há nada melhor que fazer a leitura de um livro em um ambiente organizado e limpo. Um espaço assim te ajuda a mergulhar em histórias e aventuras por horas, esquecendo todo o resto que está ao seu redor.


A questão é: como organizar livros? Transformar a estante de casa em uma verdadeira biblioteca pode ser uma tarefa fácil: basta ter criatividade e disciplina. Saber como mantê-los arrumados e impecáveis até a próxima leitura também facilita o processo!

 

Veja algumas dicas de como deixar seus livros em ótimo estado e sempre ao alcance das mãos!

como organizar livros usando estantes

Separação

Existem várias formas de como organizar livros sobre a estante, sendo que cada uma delas atende de forma particular as expectativas dos leitores. Confira três maneiras de organizá-los para ter ideia de qual delas mais combina com seu perfil de leitor.

Livros em ordem alfabética

Esta é uma das soluções mais práticas de como organizar livros e encontrar os específicos, além de dar uma cara de livraria à sua estante. A organização é rápida e simples de fazer, pois pode ser feita a partir do nome do autor ou título do livro.

Os diferentes gêneros

Neste modo de organização o tema de cada livro é o responsável pela disposição na prateleira. Com ela você reúne em um só lugar vários livros de uma mesma categoria, subdividindo-os por autor ou ordem alfabética.

 

Autores e séries

Esta separação é a mais indicada para quem tem o costume de colecionar vários títulos de um mesmo autor ou série. Com ela a busca é mais eficaz, pois todos os títulos ligados ao autor ou tema são reunidos em um só lugar.

 

Cores e tamanhos dos livros

Como organizar livros pela cor ou tamanho é uma solução para quem busca priorizar o visual da estante. Contudo, ambas se adequam a leitores que memorizam facilmente o tamanho ou a cor da lombada do livro procurado.

como organizar livros por diferentes tópicos

Como organizar livros nas estantes

Cada perfil de leitor ou decoração pede um tipo específico de organização, por isso existem vários tipos de estantes e a escolha delas vai de acordo com o tamanho do espaço que você dispõe. Para ambientes maiores, é interessante optar por estantes mais largas e com várias repartições, pois elas dão um ar de sofisticação ao local. Escolha objetos que te representem para preencher algumas repartições que podem ficar sem livros, eles trarão um toque de descontração.

 

No entanto, se o ambiente for menor, opte por estantes com rodinhas e mais altas do que largas. Desse jeito, você ganha mais espaço e tem a opção de realocá-la de acordo com o que ficar melhor com os outros móveis. Se o local que for colocá-la for mais descontraído, opte por estantes coloridas. Elas dão um charme a mais. 

 

Veja algumas ideias de ambientes que estimulam ou facilitam a leitura em qualquer parte da casa:

Como organizar livros com cuidado

Como organizar livros é um dos primeiros passos para mantê-los sempre conservados. Veja três ideias que aumentam o aproveitamento e vida útil de sua biblioteca particular.

como organizar livros em local arejado

Escolha um local arejado

 

Independente do ambiente, quanto mais arejado ele for, melhor será para o armazenamento dos livros.

A higienização do ambiente deve ser frequente, pois a falta de circulação de ar nele gera mofo, traças, cupins e acúmulo excessivo de poeira que prejudica tanto os livros como as pessoas alérgicas.

como organizar livros para não danificá-los

Não incline os livros

 

Para não danificar os livros, procure mantê-los lado a lado na posição vertical. Evite incliná-los, pois podem se deformar com o passar do tempo, ou deitados em grandes pilhas, caso os livros sejam menores, pois tendem a ficar marcados com o peso de outros exemplares.

 

Caso os livros sejam muito grandes ou grossos é recomendado fazer pilhas com até três exemplares.

Evite a luz do sol

 

Assegure que os livros estejam protegidos da luz solar para que eles não entortem ou desbotem. Estantes com portas são boas opções para bloquear a luminosidade, contudo, será necessário que elas sejam abertas periodicamente para que os livros possam “respirar”.

Atente-se à segurança

Estantes muito altas e estreitas devem ser fixadas às paredes para evitar que se desestabilizem com o peso dos livros. No entanto, é sempre importante lembrar de verificar a carga máxima que cada prateleira suporta. Assim, não corre-se perigo de ter acidentes. Pensando nesses imprevistos, as estantes Tok&Stok já acompanham kits para a fixação em paredes de alvenaria, dando a opção de usá-los ou não ao cliente.

Dicas: aparadores de livros

Apostar em aparadores de livros é a melhor forma de mantê-los na posição vertical.

Práticos, estes acessórios disponíveis em cores, formatos e materiais variados também conferem identidade à decoração de qualquer estante ou prateleira.

Pense nas crianças

O hábito da leitura deve ser estimulado nas crianças desde o ínicio para que eles desenvolvam o prazer por isso e deixe de ser visto como uma obrigação. Tentar desenvolver isso, durante essa idade, pode ser mais fácil se feito de modo criativo.

 

Aproveite que elas estão na fase ideal para serem criativas e desvendarem o mundo. Planeje um cantinho de leitura e saiba como organizar livros de maneira que faça com que elas sintam-se empolgadas e queiram ajudar nesse processo. Desse modo, o prazer pela leitura será instigado e, ao mesmo tempo, elas já estarão organizando seu próprio espaço.

 

Procure usar móveis que respeitem o tamanho das crianças, ou aproveitar as últimas prateleiras da estante, para deixar os títulos infantis ao alcance dos olhos e das mãos dos pequenos.

 

Explore o potencial do espaço que será reservado para isso e aposte em móveis e decorações que sejam atrativos aos olhos dos pequenos leitores.

Saber como organizar livros não é difícil. Basta escolher os móveis certos para o ambiente que se está planejando e investir na decoração ao redor.

 

Atente-se sempre ao tamanho do espaço que você possui e veja, de acordo com o que falamos acima, o que poderia se encaixar melhor nele. Depois de tudo feito, é só relaxar e curtir suas leituras!

 

Você já sabe como organizar livros agora? Aposto que ficou bem mais fácil com as nossas dicas! Nos conte como pensou em planejar o seu cantinho de leitura!

Tags relacionadas: , , , , , , , , , ,