7 dicas para criar um ambiente estimulante

Capa Matéria

O prazer no hábito de estudar das crianças pode ser estimulado pelo próprio espaço reservado para atividades lúdicas e de aprendizado em casa. Veja algumas dicas que podem transformar o cantinho de estudos em um local convidativo aos pequenos.

 

1 Espaço de brincar e estudar

Divida o quarto em setores, de acordo com a função desempenhada em cada um. Se a mesinha de estudos estiver no quarto, dividindo o mesmo espaço com a cama e os brinquedos, utilize elementos que separem visualmente os locais de dormir, brincar e estudar.

Mesmo quando pequenos, os espaços podem ser divididos por elementos como tapetes, móveis ou cores, nas paredes ou pisos.

confira as opções de mesas infantis

confira as opções de camas infantis

Espaço de brinca e estudar

 

Para crianças pequenas, apenas móveis infantis

2 Para crianças pequenas, apenas móveis infantis

Utilize móveis adequados à idade das crianças. Cadeiras, mesas, poltronas, pufes e camas grandes demais podem causar desconforto, acidentes ou ambos. Móveis infantis são ideais.

confira as opções de móveis infantis

 

3 Acessibilidade

Tudo deve estar acessível, na altura das crianças, como os cabides de parede instalados mais baixos para poder pendurar a mochila ou avental de trabalhos manuais. Assim, elas se tornam independentes e podem devolver as coisas no lugar depois de usar, exercitando também a organização.

Cestos e caixas organizadoras no piso também são boas opções para deixar tudo ao alcance das crianças sempre que elas precisarem.

confira as opções de caixas

confira as opções de cestos

Acessibilidade

 

Materiais escolares

4 Materiais escolares

Prepare o espaço de estudos para receber os materiais necessários para esta tarefa. Estantes, armários, carrinhos e gaveteiros com materiais escolares devem estar próximos à mesinha de estudos para evitar que a criança se desloque durante as atividades e perca o foco.

 

confira as opções de mesas infantis

 

5 Paredes temáticas

Use as paredes ao lado do local de estudos para fixar calendários, desenhos, lousas e outros materiais que remetam às atividades da escola. Isso também ajuda a demarcar os espaços.

Emoldure ou coloque em memory boards na parede desenhos, trabalhos escolares e conquistas obtidas na escola.

confira as opções de molduras

confira as opções de memory-boards

Paredes temáticas

 

Organização

6 Organização

Mantenha tudo organizado com a ajuda das crianças. Um ambiente limpo e com tudo no lugar é muito mais estimulante. Reserve espaços para guardar pequenos itens, como porta-lápis, porta-objetos de mesa e caixas organizadoras.

confira as opções de porta-lápis/objetos

confira as opções de caixas

 

7 Iluminação

Providencie uma iluminação de qualidade. A luz natural é sempre bem-vinda em locais de estudo. Luminárias próprias para espaços infantis também são boas opções.

Dê preferência às luminárias que não ofusquem a vista e recebam lâmpadas frias, pois se evita o risco da criança tocar na lâmpada muito quente ou de esquentar o ambiente.

confira as opções de luminárias

Iluminação

 

Tags relacionadas: , , , , , , , , ,