Adaptar um espaço compacto a todas às suas necessidades costuma ser um desafio difícil, mas não impossível. Nessas situações, a otimização é ponto chave para decorar, e por isso, é preciso pensar em móveis para apartamento pequeno para aproveitar melhor os ambientes e deixar tudo muito mais confortável.

 

Por causa das plantas de imóveis cada vez mais reduzidas, o mercado se abriu para explorar design de móveis para apartamentos pequenos que auxiliam nessa tarefa. 

 

Nesse artigo você vai descobrir que com as informações certas, fica fácil vencer a falta de espaço usando elementos que exploram a versatilidade de acessórios e móveis, tanto para a decoração como organização do seu lar.

 

 

Confira as 12 dicas que preparamos para você aplicar mais estilo, funcionalidade e organização a ambientes reduzidos. 

Sofás dobráveis

Móveis para apartamento pequeno que possuem várias funções são um bom começo para decoração de ambientes compactos.

 

Sofás dobráveis ou reclináveis são ótimos para ambientes reversíveis. Um bom exemplo disso é o sofá-cama que, num piscar de olhos, transforma sala, home cinema e home office em quarto. Com esse sofá, você vai conseguir economizar espaço e deixar o escritório ou a sala preparada para receber visitas na falta de um quarto de hóspedes.

 

Não se esqueça: antes de comprar o sofá verifique o lugar disponível e veja também qual é o tipo de abertura do modelo, pois alguns se abrem para frente e outros para os lados, com os braços reclináveis!

Móveis para apartamento pequeno como decorar

A versatilidade do biombo

Móveis para apartamento pequeno e estiloso

Versátil, o biombo decora ao mesmo tempo que demarca o limite e confere ares de privacidade a ambientes conjugados.

 

Perfeito para fazer uma divisão estratégica entre sala de estar e jantar, ou ainda criar um closet na suíte, o biombo é um daqueles móveis para apartamento pequeno que podem ser usados em todos os ambientes.

 

São vários os modelos disponíveis: para decorações mais clássicas, os de madeira ou bambu; para uma decoração mais moderna, há versões de biombos em PVC, telas de fibra, MDF; e para quem ama uma decoração bem personalizada, aposte no DIY para criar um modelo exclusivo. 

Móveis para apartamento pequeno: mesas

As mesas dobráveis são o tipo de móveis para apartamento pequeno que não pode faltar na sua ambientação.

 

As versões de mesas com design exclusivo são ótimas para quem quer uma sala de jantar, mas não tem espaço. Após o uso, basta dobrar para guardar em um cantinho, pois elas também podem funcionar como um aparador ou a bancada do seu home office.

 

Dica extra: não se preocupe com o espaço para guardar as cadeiras, os pufes da sala podem funcionar como assentos extras!

 

Ver opções de mesa dobrável

confira os móveis para apartamento pequeno

Home office no quarto

Móveis para apartamento pequeno

Na falta de um ambiente para montar o home office, um cantinho inutilizado no quarto pode funcionar muito bem.

 

A lateral da cama, lugar do criado-mudo, pode receber uma mini escrivaninha, um papel de parede que diferencie o espaço e prateleiras na parede acima, por exemplo, para otimizar ainda mais o local e deixar tudo mais organizado.

 

Por falar em organização, quando lidamos com decoração em apartamentos pequenos, ela é mais do que essencial. Portanto, invista também em caixas organizadoras embaixo da mesa para evitar que o quarto fique com aspecto bagunçado.

Luminárias de parede

Uma boa iluminação tem o poder de transformar os ambientes, principalmente no caso de apartamentos pequenos. Nesse caso, as luminárias de parede são boas escolhas devido ao seu volume compacto e por decorarem sem ocupar muito espaço.

 

 

Usadas acima da cama ou do sofá, a luminárias de parede fixas ou pantográficas são ótimas para criar uma luz de leitura na falta de criados-mudos ou mesas laterais de apoio.

 

Ver opções de luminária de parede

Móveis para apartamento pequeno e aconchegante

Cadeiras empilháveis

Móveis para apartamento pequeno e funcional

Não há nada mais desconfortável do que uma sala de jantar toda espremida. No dia a dia, isso atrapalha a circulação e deixa o ambiente com o aspecto ainda menor.

 

A solução de móveis para apartamento pequeno nessas situações é simples: cadeiras empilháveis. Os modelos dobráveis ou empilháveis, quando fora de uso, podem ser guardados fora da sala de jantar.

 

Se você tem uma família grande, use mesas de bases centrais para complementar a sala de jantar de forma ainda mais otimizada, pois elas possuem a vantagem de receber mais cadeiras.

 

Ver opções base central para mesas

Suporte para utensílios

Quando falamos de imóveis com plantas reduzidas, a cozinha é o lugar que mais sofre essa redução. Assim, é sempre bom usar móveis e acessórios bem funcionais para driblar o problema.

 

O suporte para utensílios é um desses acessórios que não podem faltar em uma cozinha pequena. Instalados acima da pia, os suportes metálicos ajudam a organizar utensílios, xícaras e louças, deixando tudo à vista e com status de objetos decorativos.

Veja os móveis para apartamento pequeno

Espaço para as plantas

Móveis para apartamento pequeno e lindo

O verde das plantas na decoração confere aos apartamentos pequenos um charme incrível.

 

Seja na varanda, ou até mesmo na sala de estar, as plantas podem complementar o ambiente em vasos suspensos, que além de criar uma cortina verde no local não comprometem a circulação.

 

Já na cozinha, é possível aproveitar o parapeito da janela para montar uma mini horta de vasinhos com ervas para usar na preparação dos alimentos.

 

Ver opções de vasos e cachepôs

Armários com porta de correr

No quesito otimização, os armários com porta de correr são os móveis para apartamento pequeno que mais se destacam, seja na sala, cozinha, corredores e, principalmente, no quarto.

 

Nos quartos pequenos, estes armários podem comportar até uma TV, que fica oculta atrás das portas – e se forem de correr e espelhadas, não só economizam espaço, como ampliam o ambiente!

 

Ver opções de armários com porta de correr

Móveis para apartamento pequeno e agradável

Prateleiras otimizando o ambiente

melhores móveis para apartamento funcional

Ideais para qualquer cantinho, as prateleiras são fundamentais para quem quer levar não só beleza, mas funcionalidade para a decoração do apartamento.

 

Entre algumas outras opções que você já viu nesse artigo, olha só onde mais podemos usá-la:

 

Na Cozinha: prateleiras na parede de uma cozinha estreita garantem a você mais espaço para os utensílios e até um balcão para refeições, com bancos baixos guardados logo abaixo delas.

 

Na sala de Estar: podem funcionar como rack, embaixo de um painel com a TV, ou ainda, atrás do sofá com quadros e adornos.

 

Na Sala de Jantar: na falta de espaço para um aparador, uma ou várias prateleiras é o que você precisa para montar um mini bar com muito charme.

 

Ver opções de prateleiras

Aparadores multifuncionais

Por falar em aparador, esse é outro item da sessão móveis para apartamento pequeno que nós amamos.

 

Usado atrás do sofá, ele demarca ambientes, expõe itens decorativos ou pode ainda se transformar em escrivaninha, se faltar espaço para um home office na casa. Já na sala de jantar pode funcionar como um pequeno buffet para guardar louças e copos.

Móveis para apartamento

Mesa de parede

quais os melhores móveis para apartamento pequeno

A mesa de parede é um dos móveis para apartamento pequeno mais versátil que existe.

 

Para economizar espaço na cozinha, a mesa de parede dobrável auxilia na circulação do ambiente quando não está sendo usada, basta abrí-la para ganhar uma bancada para as refeições, caso não tenha sala de jantar. 

 

Se falta um o home office no seu apartamento, ela pode funcionar como uma escrivaninha, como falamos antes. Já na varanda, a mesa de parede pode ser a saída ideal para montar um mini bar e receber os amigos com muito mais conforto.

Viu só como é possível levar mais praticidade e funcionalidade para o seu lar com os móveis para apartamento pequeno?! E seguir nossas dicas é simples, basta incorporar esses móveis ao estilo da sua decoração e pronto!

 

Para mais conteúdos como esse, não deixe de conferir os outros artigos do Blog Mais Tok&Stok.

Tags relacionadas: , , , , , , , , , , , ,