Dicas para mobiliá-los e decorá-los com praticidade

quarto pequeno mobiliado com móveis funcionais

Muito comum nas grandes cidades, o apartamento estúdio (com ambientes 100% integrados) faz muito sucesso, mas quase sempre oferece pouco espaço. Móveis para espaços pequenos e decoração de acordo são a receita para o sucesso nesses casos.

 

Se você acabou de se mudar para um espaço pequeno e está precisando de dicas para decoração, este artigo foi feito pensando em você. Vamos lá?

quarto com cama de madeira suspensa no alto

quarto suspenso

A cama suspensa é um dos mais famosos móveis para espaços pequenos. Com ela e um pouco de criatividade, revolucionar a distribuição de espaço fica fácil.

 

A ideia é simples: enquanto você descansa na parte de cima, onde fica a cama, na debaixo há o ganho de um espaço extra para criar ambientes diferentes. Você pode criar o home office, o home cinema, uma área de estar, etc. Tudo muito inteligente, prático e, o melhor, confortável!

 

confira as opções de camas >

Até a bike ganha um lugar especial após o quarto ser verticalizado. A escrivaninha pode ocupar o vão inferior para transformá-lo em home office. Seja para receber ou hospedar um amigo, o sofá embaixo da cama cria um espaço de estar.

quarto com móveis pretos e bicicleta pendurada na parede
quarto com cama de madeira
quarto com cama de madeira branca e decoração roxa

espaço integrado no apartamento

Conhecer a própria rotina é o primeiro passo para quem opta por viver em um apartamento menor.

 

Certifique-se que cada móvel faça bem o seu papel dentro da casa posicionando-os estrategicamente para criar ambientes distintos em um mesmo local.

 

O segredo é pensar em um espaço integrado, que atenda às necessidades do dia a dia, mas sem sacrificar conforto, praticidade e circulação. Os móveis para espaços pequenos podem ajudar muito, já que ocupam pouco espaço e podem até mesmo servir para mais de uma função.

Posicionados estrategicamente, os móveis para espaços pequenos têm papel multiuso neste espaço que pode ser usado para dormir, estudar, jantar e receber os amigos.

 

Compacto, prático e confortável, este ambiente une estar, home office e quarto, além de acomodar mais pessoas com o sofá-cama e a cama inferior.

sala de TV com decoração colorida
quarto para adolescentes com móveis multifuncionais

ambientes reversíveis

Driblar a falta de espaço em um ambiente compacto nem sempre é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

 

Apostar em móveis dobráveis ou retráteis, que possam adaptar-se às necessidades do momento, é uma ótima idéia. Com eles é possível montar uma sala que transforma-se em quarto, um quarto que vira home office, e assim por diante.

 

Versátil, o sofá-cama é um bom móvel para espaços pequenos. Fechado dá forma à sala de estar, quando aberto transforma tudo em quarto. Quem disse que apartamento pequeno não recebe hóspedes? Se não há mais quartos além da suíte principal, aposte no sofá cama e tudo certo!

 

confira opções de sofá-cama > 

Além do sofá cama, a cama retrátil também oferece uma ótima opção para espaços pequenos. Tem um home office no seu quarto menor? A cama que dobra pode servir como assento, e quando for necessário, você pode desdobrá-la e usar sua mesa como aparador.

sala de estar com móveis escuros
escritório com móveis multifuncionais

decoração com móveis para espaços pequenos

Eleger cada detalhe que possa deixar o ambiente com a sua cara é a tarefa mais divertida na decoração com móveis para espaços pequenos. Porém, vale a pena ter  cuidado para não comprometer o visual deste espaço que, na maioria das vezes, costuma ser compacto.

 

–  Aposte em móveis para espaços pequenos de cores claras e neutras, pois assim cria-se a sensação de um espaço leve e, até mesmo, mais amplo;

 

– Crie uma decoração personalizada, mas ao mesmo tempo equilibrada, ao utilizar tonalidades e texturas marcantes apenas em almofadas, roupas de cama e objetos decorativos;

 

– Invista em baús, cestos ou caixas organizadoras para personalizar a decoração e, ainda, dar uma força à organização sem comprometer espaço como os móveis;

 

– O espelho é um bom aliado do estúdio, pois ele é usado tanto para revestir uma parede e aumentar a sensação de amplitude como refletir a iluminação e distribuir a luminosidade;

Com essas dicas, fica fácil ver que não há limites no espaço para a sua criatividade desde que você prefira móveis para espaços pequenos, ou seja, aqueles que vão se integrar ao seu ambiente sem atrapalhar a decór ou o seu dia a dia.

 

E não deixe de conferir o site da Tok&Stok! Temos móveis, artigos para decoração e tudo o que você imaginar. Vamos ver?

Tags relacionadas: , , , , , , , , , ,