Sala multifuncional que seve para várias opções

É cada vez mais comum se deparar com imóveis que conferem a um ambiente só dois – ou mais – papéis, especialmente em casas e apartamentos menores. A boa notícia é que usando os elementos certos é possível dar vida a um espaço integrado, como uma sala multifuncional, sem barreiras físicas, que permite identificar de cara onde começa e termina cada uso.

 

Ficou animado com a ideia? Então, fique atento aos três passos principais para distribuir e organizar espaços multifuncionais sem deixar de lado o charme do ambiente. Confira!

1. Móveis para sala multifuncional

Móveis polivalentes como cadeiras, sofás e mesas

Procure delegar mais de um papel aos móveis de salas conjugadas para ajudar na integração e, ao mesmo tempo, demarcação de áreas distintas dentro de um mesmo ambiente. Pelo fato de não haver paredes divisórias, o fato de escolher os móveis certos é fundamental para criar uma sala multifuncional harmônica. O segredo é observar cuidadosamente o que você já tem e quais outros itens faltam para dar o ar de integração, mas com divisão de funções bem estabelecida.

 

Os sofás e poltronas são decisivos nos ambientes que concentram sala de estar e sala de jantar. No caso dos sofás, eles funcionam muito bem como uma divisória, a qual delimita o que integra a sala de estar e onde começa o espaço de jantar.

Usar uma escrivaninha ou aparador atrás do sofá é uma estratégia perfeita para servir como mesa para usuários de laptop, funcionando como um espaço para o home office. Outro uso bastante comum é fazer do aparador e escrivaninha um ponto de apoio para objetos de ambos os espaços – vasos, porta-retratos e outros itens decorativos que dão um charme a mais à sala multifuncional.

sala multifuncional colorida e alegre

2. Use a decoração para demarcar espaços

Sala multifuncional colorida que cria um ambiente agradável

Não há como negar, o cuidado com a decoração faz uma diferença imensa em qualquer ambiente. No entanto, quando falamos em salas multifuncionais esse assunto fica ainda mais importante devido à delimitação do local. Com um pouco de criatividade e determinadas peças utilizadas na decoração, a demarcação dos espaços entre ambientes conjugados pode ficar bem mais simples e charmosa. Confira!

 

Investir em tapetes de cores, texturas ou estampas diferentes é uma boa forma de demarcar o espaço correspondente ao espaço de jantar e ao de estar. Se preferir, deixe um espaço com tapete e outro sem para destacar os ambientes.

 

O tapete deve ser proporcional ao ambiente que deseja demarcar. Uma boa dica é fazer com que ele avance para baixo dos móveis, amarrando-os ao seu redor, deixando parte do piso à mostra como se fosse uma moldura que delimita o espaço em destaque.

Luminárias também ajudam na distinção entre um ou mais ambientes no mesmo lugar. Modelos com foco direcionável são ótimos para destacar detalhe específicos de cada um dos espaços.

 

Estante com livros, CDs, DVDs, porta-retratos e similares também contribuem para reforçar o ar de sala de estar em determinado ponto do cômodo.

sala cor de rosa aconchegante

3. Como conjugar espaços na sala multifuncional

sala multifuncional colorida e aconchegante

Fazer o uso consciente do espaço livre é o diferencial de um ambiente conjugado. Contudo, com um pouco de criatividade, ele também pode oferecer lazer e praticidade a qualquer casa.

 

Combinar estar, jantar e home office em um só lugar é uma boa solução para se criar um ponto de encontro dinâmico dentro da casa: nele se pode comer, conversar e assistir filmes sem precisar ficar isolado de amigos e familiares.

 

Móveis ambivalentes podem otimizar, ainda mais, a funcionalidade espaços conjugados. Um bom exemplo é o uso de um sofá-cama que pode transformar qualquer ambiente de estar com home office, ou jantar, em um local para receber hóspedes planejados ou de última hora.

Dicas úteis para sala multifuncional

aproveite sua sala multifuncional

Em meio à escolha dos móveis e objetos decorativos, existem mais alguns pontos que podem ser levados em consideração para contribuir com a ideia de criar uma sala multifuncional:

 

Papéis de parede e tintas de cores diferentes utilizadas nas paredes de cada espaço, ou apenas um deles, podem ajudar a diferenciar um ambiente do outro;

 

Lembre-se: menos é mais. Evite acumular móveis e objetos decorativos desnecessários em ambientes conjugados para não prejudicar a circulação ou promover poluição visual;

 

Espelhos em espaços conjugados colaboram, e muito, para a sensação de amplitude, pois na maioria das vezes os ambientes costumam ser compactos.

 

E então, ficou animado com as dicas e inspirações para transformar o seu espaço de jantar e de estar uma sala multifuncional super agradável? Procure escolher móveis e objetos decorativos que tenham relação com a rotina e as preferências dos moradores que circulam pela casa. Isso traz ainda mais charme para o ambiente.

 

No site da Tok&Stok você tem acesso a milhares de produtos que podem fazer todas as suas ideias saírem do papel.

Tags relacionadas: , , , , , , , , , , , ,