Aprenda a escolher e diferenciar a luz certa para iluminar determinados ambientes da casa.

diversos tipos de lâmpadas

Hábitos, dimensão e formato de espaço são fatores determinantes para escolher bem os melhores tipos de lâmpadas para iluminar a casa. Existem diversos tipos e cada um se insere melhor em determinados ambientes.

Hoje, nós vamos te mostrar as características das lâmpadas incandescentes, fluorescentes, halógenas e também das de led. Confira as diferenças entre cada modelo para saber quais vantagens considerar na hora de planejar a iluminação residencial.

tipos de lâmpadas: incandescente

Tipos de Lâmpadas: incandescentes

 

+ preço acessível

 

+ luz amarelada e agradável aos olhos

 

+ pode ser dimerizada

 

+ vida útil de até 750 horas

 

tipos de lâmpadas: fluorescente

Lâmpada fluorescente

 

+ baixo consumo energético

 

+ variedade de modelos e potências

 

+ diversas tonalidades de luz

 

+ baixa emissão de calor

 

+ vida útil de até 5 mil horas

É usada na iluminação geral e decorativa, como substituta da lâmpada halógena, no destaque de quadros, estátuas e demais decorações.

É usada como substituta da lâmpada incandescente na iluminação geral direta dos ambientes, áreas externas como jardins e fachadas.

tipos de lâmpadas: halógenas

Lâmpada halógena

 

+ variedade de modelos e potências

 

+ luz amarelada, brilhante e intensa

 

+ pode ser dimerizada

 

+ vida útil de 2 a 4 mil horas

tipos de lâmpadas: led

Lâmpada led

 

+ baixíssimo consumo energético

 

+ não polui, é fácil de descartar e reciclar

 

+ diversas tonalidades de luz

 

+ baixíssima emissão de calor

 

+ vida útil de até 50 mil horas

Está entre os tipos de lâmpadas usadas na iluminação geral e decorativa, para destacar a arquitetura e decoração do ambiente, além de áreas externas como jardins e fachadas.

Também é um dos tipos de lâmpadas usadas na iluminação geral e decorativa, como substituta da lâmpada halógena, no destaque de quadros, estátuas e demais decorações.

Tipos de lâmpadas para cada ambiente

Pensar na iluminação básica de alguns pontos da casa pode ser uma tarefa simples, desde que saiba por onde se deve começar. Confira as dicas!

tipos de lâmpadas para hall

Hall

A iluminação do Hall deve ser aconchegante, por isso indica-se o uso de lâmpadas incandescentes ou halógenas. Por ser um espaço pequeno, na maioria das vezes, dispensa o uso de muitas luminárias para iluminá-lo.

Os tipos de lâmpadas halógenas, são usadas como substituta da lâmpada incandescente na iluminação geral direta dos ambientes de áreas externas, como jardins e fachadas.

Iluminação em alta

As lâmpadas LED se firmam cada vez mais na iluminação decorativa das residências. Mesmo com um alto valor, estas lâmpadas se destacam por oferecer uma flexibilidade de efeitos bem maior que as outras, sem gastar muita energia. Isso ocorre, pois esses tipos de lâmpadas além de possuírem um brilho forte como as outras, também gera menos calor, o que justifica o menor gasto de energia.

Lâmpada em baixa

Comercializadas desde o fim do século XIX, as lâmpadas incandescentes encerraram os seus dias de glória. O fim da fabricação e comercialização desses tipos de lâmpadas ocorreu em 2017. Estas lâmpadas tinham como desvantagem a alta emissão de calor e CO2 – ou seja, um agravante para o efeito estufa.

Luz na Sala de estar

Palco de diversas atividades, a sala de estar merece uma iluminação diversificada. Nela, é possível usar os tipos de lâmpadas incandescentes para iluminar o ambiente por completo, bem como lâmpadas LED ou halógena para destacar objetos e arquitetura do cenário.

Evite focar a luz dos spots sobre o sofá para não ofuscar a visão de quem está sentado. Luminárias de piso e mesa podem iluminá-los e ainda decorar o espaço.

tipos de lâmpadas para sala de estar
tipos de lâmpadas para sala de jantar

Lâmpadas para a Sala de jantar

A sala de jantar é um ambiente onde diversos tipos de lâmpadas marcam presença. Enquanto lâmpadas incandescentes e halógenas dão um toque de aconchego, as opções em LED e fluorescentes são ótimas para serem usadas como luzes de apoio.

O pendente – uma escolha comum para a sala de jantar – deve ser instalado no centro da mesa e respeitar a altura entre 90 e 150 cm acima dela.

Luz para a Home Cinema

Conforto é a palavra-chave para este ambiente, e as lâmpadas LED ou dimerizáveis (como incandescentes e halógenas) são boas opções. Com elas é possível criar uma iluminação aconchegante, onde a luminosidade não atrapalha a diversão.

Arandelas, luminárias de piso, mesa e teto, todas com cúpula mais escura ou opaca, são as mais indicadas para não causar reflexo na tela da TV usada no Home Cinema.

tipos de lâmpadas para home cinema
tipos de lâmpadas para cozinha

Claridade para a Cozinha

Os tipos de lâmpadas mais adequados para cozinha são em LED e fluorescente: ambos economizam energia e têm ótimo fluxo de luminosidade. Assim, a iluminação do ambiente é melhor e o rendimento maior.

Bancadas e gabinetes merecem iluminação especial, exatamente por serem usados como área de trabalho na preparação dos alimentos.

Iluminação do Quarto

Íntima e pessoal, a luz do quarto deve atender as necessidades de quem o ocupa. Lâmpadas incandescentes são as mais indicadas para conferir aconchego e luminosidade adequada para a distinção real das cores na escolha das roupas.

Colocar luminárias com lâmpadas incandescentes de 60 W nos criados-mudos pode ser uma forma de complementar a iluminação e a decoração do quarto.

tipos de lâmpadas para quartos
tipos de lâmpadas para banheiros

Melhor lâmpada para Banheiro

O tipo de luz usado no banheiro pode ser misto, resultado da combinação entre as lâmpadas fluorescentes, para a iluminação geral, e as lâmpadas incandescentes, para não distorcer as cores na área do espelho.

A melhor opção para iluminá-lo é a instalação de arandelas com luz difusa, em volta ou nas laterais dele, para iluminar o rosto por completo e evitar sombras.

Agora ficou fácil decidir quais tipos de lâmpadas colocar em cada cômodo da casa, não é mesmo? Seguindo as dicas que demos, não tem como errar na hora de fazer a iluminação residencial!

Tags relacionadas: , , , , , , , ,