Dicas para escolher a luminária para sua decoração

Um toque de luz

Descobrir a vocação de determinado ambiente é o primeiro passo para eleger o tipo de iluminação que ele merece. Saiba como escolher a luminária ideal para cada cantinho da sua casa.

 

Use a iluminação para demarcar espaços
Você sabia que é possível dividir ambientes sem erguer paredes? Para isso, aposte na distribuição de luminárias para cada espaço demarcado. Induza o foco de luz, dando destaque a peças de decoração com um design interessante ou a um espaço especial, como um cantinho de leitura na sala ou um segundo ambiente dentro do quarto.

 

img_1

Em quartos grandes, aproveite para incluir uma pequena mesa para o café da manhã. Acima dela, posicione uma luminária pendente e crie um clima especial.

 

Ver todas as luminárias de teto

img_2

Utilize diversas luminárias para criar um jogo de luzes e regular a iluminação de acordo com o uso do ambiente.

img_3

Escolha uma luminária destaque e a posicione próxima de uma poltrona ou cadeira confortável. Crie um cantinho especial para a leitura.

img_4

A luminária funciona também como um objeto de decoração. Combine-a com os demais elemtnos do ambiente.

 

Respeite a decoração

Nunca esqueça que os acessórios de iluminação fazem parte do contexto da decoração! Neste caso, o bom senso deve prevalecer. Escolha acessórios de iluminação que dialoguem com o estilo predominante no ambiente.

 

No teto

As luminárias de teto têm espaço garantido em boa parte das residências. No entanto, evite coloca-las em ambientes de circulação para não atrapalhar quem passa por ali. Posiciona-la acima da mesa de jantar torna o ambiente intimista e acolhedor.

 

Materiais
Cada ambiente tem necessidades específicas. Por exemplo, as luminárias e lustres em metal ou vidro facilitam a limpeza, por isso, são boas opções em cozinhas e banheiros.

 

img_6

lampadaUse a lâmpada certa

Escolher a lâmpada certa pode fazer toda a diferença no ambiente.

 

» Para luminárias em que as lâmpadas ficam em evidência, escolha-as com cuidado. Opte por lâmpadas em formato de bulbo ou vela.

 

» Para banheiros e cozinha, opte por lâmpadas brancas. Elas deixam o ambiente mais claro e dão a sensação de limpeza e higiene.

 

» Em quartos e salas, opte por lâmpadas mais quentes. A cor amarelada proporciona uma sensação aconchegante ao ambiente.

 

» Em ambientes infantis, opte por lâmpadas que não esquentam, sobretudo em luminárias que ficam ao alcance das mãos. Evite que pequenos curiosos queimem os dedos.

Tags relacionadas: , , , , , , , , , ,