Saiba como fazer um delicioso cheesecake de ricota

rendimento: 6 a 8 porções

Cheesecake de ricota é um tipo de sobremesa perfeita para você servir depois de um jantar ou almoço especial e até mesmo durante as celebrações de fim de ano. Aliás, com a mesma base, dá para colocar coberturas com o sabor que mais gosta.

 

Ficou com vontade de preparar essa delícia? Acompanhe abaixo quais são os ingredientes necessários, o passo a passo e outras opções de sabores!

Veja a lista de ingredientes para o cheesecake de ricota:

Para começar a receita de cheesecake de ricota você precisa ter todos os ingredientes em mãos. A lista inclui os seguintes itens:

 

  • 500 g de ricota em pedaços junto com o soro;
  • 4 ovos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • leite integral — a mesma medida da lata de leite condensado;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de raspas de limão;
  • manteiga para untar a forma.

 

Se desejar, é possível acrescentar à lista suco de ½ limão espremido ou até mesmo 1 colher de sopa de essência de baunilha. Uma boa dica é deixar todos os ingredientes em temperatura ambiente, pois fica mais fácil incorporar todos eles.

Confira o modo de preparo:

  1. Em uma batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal até alcançar uma consistência mais firme e reserve.
  2. Feito isso, coloque a ricota junto com o soro, as gemas, a lata de leite condensado, o leite, o fermento e as raspas de limão no liquidificador e bata. O ponto ideal é quando atingir a textura de um creme liso;
  3. Transfira o creme para uma tigela e acrescente as claras em neve, misturando delicadamente com uma colher ou fouet;
  4. Depois, passe a manteiga dentro de uma forma de fundo falso com 25 cm de diâmetro e enfarinhe;
  5. Cubra a parte externa da forma com papel alumínio e despeje o creme dentro dela;
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até ficar levemente dourada e firme;
  7. Um bom truque é espetar um palito no centro do cheesecake de ricota. Se ele sair seco, já está pronto;
  8. Desligue o fogo e deixe esfriar completamente dentro do forno antes de levar à geladeira;
  9. Na hora de servir, cubra com geleia de frutas vermelhas ou a calda que preferir — se possível, opte por uma preparação caseira ou um produto de boa qualidade.

Faça uma geleia de frutas vermelhas incrível:

prato com um cheesecake de ricota com morango

Enquanto o cheesecake de ricota está assando no forno, aproveite o tempo para preparar uma geleia caseira de frutas vermelhas bem gostosa para colocar por cima. Ela é simples de fazer e poucos ingredientes são necessários.

 

Basta selecionar 300 gramas de frutas vermelhas diversas — morango, framboesa e amora, por exemplo — e misturar com ¾ de xícara de açúcar e suco de ½ limão espremido em uma panela.

 

Em seguida, cozinhe em fogo baixo e deixe ferver entre 15 e 20 minutos ou até que a calda engrosse a adquira uma consistência de geleia. Quando estiver pronta, você pode coar com o auxílio de uma peneira para que ela fique mais lisa.

 

Se prefere uma geleia com alguns pedacinhos das frutas, pule essa etapa e apenas espalhe-a sobre o cheesecake de ricota delicadamente.

Como fazer cheescake de outros sabores

Além da geleia de frutas vermelhas, você pode preparar outros tipos de caldas para essa mesma receita de cheesecake de ricota. A seguir, veja 3 opções suculentas e que vão conquistar seus convidados!

1. Cheesecake de morango

Para essa receita, apenas é necessário preparar uma calda de morango. Um jeito bem simples é colocar 300 gramas da fruta em uma vasilha e adicionar o suco de um limão espremido e ½ xícara de açúcar.

 

O truque aqui é escolher um recipiente que possa ser utilizado dentro do micro-ondas. Cubra-o com filme plástico próprio e deixe por entre 5 e 10 minutos. Depois, misture bem e coloque por cima do cheesecake.

2. Cheesecake de goiabada

Que tal uma combinação brasileira bem tradicional, conhecida como Romeu e Julieta? De fato, o cheesecake de ricota fica incrível com uma cobertura de goiabada.

 

E o melhor é que não precisa nem de fogão ou micro-ondas! Você só precisa cobrir o cheesecake com uma geleia de goiabada e cortar alguns pedacinhos de goiabada cascão para colocar por cima.

3. Cheesecake de limão

Por fim, para fazer um cheesecake de ricota com limão, apenas troque parte do leite por suco de limão e adicione à massa uma quantidade generosa de raspas da casca da fruta.

Para decorar, você pode salpicar mais raspas por cima ou cortar o limão em rodelas bem finas e distribuí-las na borda ou colocá-las no centro.

 

Viu só como é simples e prática essa receita de cheesecake de ricota? Se você gosta de preparações versáteis como essa confira mais sugestões em nosso blog!