Quer aprender como fazer enroladinho de salsicha? Veja dicas

rendimento: 12 porções

Não há nada como fazer enroladinho de salsicha para agradar a criançada nos fins de semana e durante as férias escolares! Aliás, esse é um prato ótimo para servir como salgadinho de festas infantis ou aperitivo antes de um jantar.

Continue com a leitura para descobrir o passo a passo de como fazer enroladinho de salsicha tradicional e outras versões deliciosas da receita!

Como fazer enroladinho de salsicha tradicional

Antes de colocar a mão na massa e aprender como fazer enroladinho de salsicha, é necessário separar os seguintes ingredientes:

– 30 g de fermento biológico fresco;
– 10 g de açúcar refinado;
– 200 ml de leite integral morno;
– 30 ml de azeite;
– 30 ml de óleo;
– 500 g de farinha de trigo;
– 10 g de sal refinado;
– 1 ovo;
– 120 g de queijo parmesão ralado;
– 12 salsichas.


Depois de reservar todos os itens da lista acima, siga o passo a passo indicado logo abaixo para saber como fazer receita de enroladinho de salsicha do modo tradicional. Confira o modo de preparo:

 

1. Em primeiro lugar, amasse o fermento e misture com o açúcar até formar um líquido;
2. Depois, coloque em uma vasilha o leite morno, o azeite e a mistura de fermento com açúcar. Mexa bem e acrescente o ovo;
3. Em seguida, adicione a farinha aos poucos, de modo que forme uma massa uniforme e úmida;
4. Deixe descansar por cerca de 1 hora até dobrar de volume e divida a massa em bolinhas com mais ou menos 40 gramas cada;
5. Feito isso, corte as salsichas ao meio e leve-as para escaldar em água fervente. Escorra e reserve;
6. Uma por uma, abra as bolinhas de massa em formato oval com um rolo;
7. Coloque a salsicha em uma das extremidades da massa, salpique com parmesão ralado e enrole como se fosse um rocambole;
8. Deixe crescer por cerca de 30 minutos antes de colocar os enroladinhos em uma assadeira untada com um fio de azeite;
9. Leve-a ao forno pré-aquecido a 180 graus e asse por 20 minutos ou até dourar.
10. Quando os enroladinhos estiverem prontos, uma boa sugestão é servi-los com mostarda, ketchup e chips de mandioquinha. Aliás, é bem simples fazer esses chips, como indicado a seguir.

prato com chips de mandioquinha

Chips de Mandioquinha

Você já sabe como fazer enroladinho de salsicha e, agora, vai aprender a preparar chips de mandioquinha como acompanhamento.

Para isso, descasque e fatie (no sentido do comprimento) 500 gramas de mandioquinha. Em seguida, frite as fatias em óleo bem quente até dourar e escorra-as em papel toalha. Se quiser armazenar, basta colocar os chips em um pote tampado.

Como fazer enroladinho de salsicha: outras receitas!

Além da forma indicada acima, também existem outras maneiras de como fazer enroladinho de salsicha simples, saboroso e inovador. Aliás, as receitas abaixo são ótimas para servir como petisco em festas de aniversário ou como um lanchinho especial! Confira:

Frito ou no palito

Para o enroladinho de salsicha frito, basta utilizar os mesmos ingredientes da massa, exceto o fermento biológico fresco, pois será necessário o fermento do tipo químico — aquele usado para bolo.

Assim que a massa estiver pronta, divida-a em 24 bolinhas e abra cada uma delas com o auxílio de um rolo ou com as pontas dos dedos. Coloque as salsichas para escaldar em água fervente e corte-as ao meio, totalizando 24 unidades.

Enrole as salsichas nas bolinhas e leve os enroladinhos para fritar em óleo bem quente. Quando estiverem dourados, retire-os e coloque-os em papel toalha para que ficarem bem sequinhos e crocantes.

Outra forma de preparar essa massa com fermento químico é no liquidificador. Porém, em vez de 500 gramas de farinha, use apenas 350 gramas. Dessa forma, ela ficará bem líquida.

Em seguida, espete um palito de churrasco em cada uma das salsichas e mergulhe-as na massa, como se fosse empaná-las. Dá para fritar em óleo quente com o palito mesmo e servir com petisco.

Com pão de forma ou massa de pastel

Uma boa ideia de como fazer enroladinho de salsicha rápido e prático é utilizar o pão de forma ou a massa de pastel.

Para a primeira opção, você vai precisar cortar ao meio 12 fatias de pão de forma sem casca e enrolar cada uma das salsichas já divididas, em duas. Use palitos de dente para fechar os enroladinhos e coloque-os em uma assadeira untada com azeite. Leve ao forno até dourar e sirva com molhos.

Com a massa de pastel o processo é o mesmo. É possível fazer no forno, mas fica mais crocante e gostoso frito.

prato com um enroladinho de salsicha

Bauruzinho

Com a mesma massa de enroladinho de salsicha tradicional ainda dá para fazer outros tipos de salgados famosos, como o bauruzinho.

Faça bolinhas de aproximadamente 50 gramas, abra-as e coloque como recheio parmesão ralado, presunto cozido e queijo muçarela em fatias. Para incrementar ainda mais, tempere com orégano ou acrescente tomate picado.

Agora que você já aprendeu como fazer enroladinho de salsicha, confira outras receitas deliciosas no nosso blog para deixar o seu dia a dia ainda mais gostoso!