Aprenda como fazer yakisoba de dar água na boca!

rendimento: 1 porção

Procurando uma receita prática e deliciosa? Então, está na hora de descobrir como fazer yakisoba, prato de origem oriental que faz muito sucesso no Brasil. Ele é feito com uma massa, vegetais e algum tipo de carne, de acordo com sua preferência.

 

No entanto, ainda existem combinações com frutos do mar ou vegetarianas. Em comum, todas são preparadas com molho shoyu ou molho teriyaki, responsáveis pelo sabor característico da preparação.

 

A seguir, confira a lista de ingredientes e o passo a passo de três tipos de yakisoba fáceis de fazer. Vamos lá?

Veja como fazer yakisoba tropical

A primeira sugestão é o yakisoba tropical. Ele é feito com lula, leite de coco e maçã — o que dá um gosto especial e adocicado para a receita. Antes de prepará-lo, é fundamental ter em mãos todos os ingredientes que serão utilizados, conforme indicado a seguir.

Lista de ingredientes

– 150 g de macarrão para yakisoba pré-cozido al dente;

– 4 g de pasta ou de curry em pó;

– 20 ml de óleo de gergelim;

– 150 g de lula limpa, cortada em rodelas;

– 150 g de legumes e cogumelos: vagem torta ou a tradicional (cortar na diagonal de 2 em 2 cm), cenoura (fatiar no comprimento e cortar na diagonal, como a vagem), shitake (fatias de 1 cm), repolho (corte diagonal 2 cm x 2 cm);

– 50 ml de molho shoyu*;

– sal e pimenta a gosto;

– 10 ml de leite de coco;

– cebolinha verde picadinha a gosto;

– 20 g de maçã verde (cortar palitos e regar com um pouco de suco de laranja para não escurecer).

Comece pelo molho de shoyu

Como é possível observar, a lista de ingredientes tem um item chamado molho de shoyu. Dá para utilizar apenas o que já vem pronto, mas se quiser algo mais consistente você vai precisar dos seguintes itens:

 

– 40 ml de shoyu;

– 10 ml de saquê;

– 8 gramas de açúcar;

– 20 ml de caldo de legumes;

– 5 ml de amido de milho diluído em água.

 

O modo de preparo é bem simples. É necessário misturar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo até ferver. Deixe esfriar ou reserve em um local fresco até o momento de adicioná-lo ao yakisoba.

Modo de preparo do yakisoba

Agora, e como fazer yakisoba? Em primeiro lugar, cozinhe o macarrão em água fervente até chegar ao ponto al dente. Feito isso, escorra a massa e mergulhe-a em água com gelo para interromper o cozimento. Escorra novamente, passe um fio de óleo e leve ao forno (200 °C) para secar levemente por mais ou menos 3 minutos.

 

Em uma panela, aqueça o óleo de gergelim e a pasta de curry. Adicione a lula e os legumes para que possa refogar rapidamente. Depois, acrescente a massa e o molho de shoyu. Em seguida, prove a mistura e, se desejar, basta acertar o tempero com sal e pimenta.

 

Por fim, regue a massa, os vegetais e a lula com o leite de coco. Na hora de servir, salpique cebolinha picada e coloque os palitos de maçã verde por cima.

Confira outras receitas orientais

Além do tipo tropical, você pode aprender como fazer yakisoba tradicional e vegetariano. É possível utilizar o molho teriyaki ou tare. Abaixo, veja como prepará-lo.

yakisoba

Yakisoba Vegetariano

Como fazer yakisoba vegetariano? Basta seguir todo o passo a passo do tradicional, mas retire a carne da preparação. Se preferir, pode acrescentar brócolis e couve-flor junto com os demais vegetais mencionados acima — como a vagem, a cenoura e o repolho.

 

Pelo fato do molho tare ser feito à base de peixe ou ostra, o molho teriyaki é o mais indicado para o prato vegetariano.

Yakisoba Tradicional

Com o molho feito, chegou o momento de saber como fazer yakisoba tradicional. O passo a passo para o cozimento da massa é o mesmo.

 

Porém, em vez de lula, maçã e leite de coco, você vai apenas refogar no óleo de gergelim 100 gramas de peito de frango e filé mignon em cubos. Quando estiver tudo dourado, retire-os da frigideira e repita o processo com os vegetais.

 

Para finalizar, acrescente o macarrão de yakisoba, o molho teriyaki e as carnes e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Sirva com cebolinha e gergelim salpicado por cima.

Molho Teriyaki ou Tare

Coloque em uma panela 1 colher de sopa de gengibre ralado, 150 ml de shoyu, 2 colheres de sopa de açúcar e 100 ml de saquê. Deixe em fogo médio e misture por mais 5 minutos depois que começar a ferver ou até atingir uma consistência cremosa.

 

Depois, basta acrescentar diretamente no yakisoba ou colocá-lo em uma molheira. Para fazer o molho tare, basta adicionar 1 colher de sopa de caldo de peixe ou de ostra.

Gostou de entender como fazer yakisoba? Então, compartilhe essa receita no Facebook para que seus amigos e familiares possam prepará-la também!

Tags relacionadas: , , ,