Confira dicas de molhos para fondue de carne

De origem suíça, a fondue é um prato ideal para compartilhar com amigos e familiares ou até mesmo para um jantar romântico. Embora o tradicional seja feito com uma mistura de queijos, existem outras versões, inclusive com molhos para fondue de carne.

 

A partir de uma receita base você poderá criar uma série de molhos com seus ingredientes favoritos e, assim, tornar a refeição ainda mais versátil. Porém, antes de começar a preparação, é importante ter os equipamentos certos.

 

É necessário, por exemplo, uma panela própria para fondue, com réchaud — um tipo de fogareiro pequeno —, potes para os molhos e garfos específicos. De preferência, a caçarola deve ser esmaltada para aguentar o fogo e não estragar.

Saiba como preparar a base dos molhos para fondue de carne

molhos para fondue de carne com e sem manjericão

A base dos molhos para fondue de carne é uma maionese bastante simples. Será a partir dela que você poderá fazer outros sabores. Para tanto, os seguintes ingredientes serão utilizados:

 

  • 3 ovos inteiros;
  • 2 gemas;
  • 40 g de mostarda;
  • 300 ml de óleo;
  • suco de 1 limão;
  • sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

 

Para prepará-la, coloque a mostarda, os ovos e a gema no liquidificador. Batendo sempre, acrescente em fio o óleo até ficar com uma consistência firme. Coloque o suco de 1 limão e tempere com sal e pimenta-do-reino.

Aprenda a elaborar molhos diversificados

Depois de fazer a base dos molhos para fondue de carne, divida a maionese em partes iguais, com mais ou menos 50 gramas. Assim, será possível obter 6 sabores diferentes: manjericão, mostarda em grãos, raiz forte, alho, rosê e ervas. A seguir, veja o passo a passo para preparar cada um deles.

molhos para fondue de carne com mostarda em grãos

1. Maionese de manjericão

Para essa maionese, separe 50 gramas do molho base e utilize 30 gramas de manjericão fresco, pois ficará mais saboroso e nutritivo também.

 

Bata tudo no liquidificar por apenas um minuto, até que o manjericão esteja todo triturado. Acrescente o sal, a pimenta e a noz-moscada e, se desejar, decore com folhas picadas grosseiramente.

2. Maionese de mostarda em grãos

A grande protagonista dessa maionese é a mostarda Dijon em grãos. Em geral, ela pode ser encontrada na área de molhos prontos e temperos dos supermercados.

 

Utilize cerca de 50 gramas da base para os molhos de fondue de carne e cerca de 70 gramas da mostarda em grãos. Para dar mais cor e sabor, coloque também um pouco de mostarda líquida, sal, pimenta e noz-moscada. Não é preciso usar o liquidificador, apenas misture com uma colher.

molhos para fondue de carne de raiz forte e alho

3. Maionese da raiz forte

Coloque em um pote pequeno 50 gramas da maionese base e misture com cerca de 12 gramas de raiz forte de beterraba ou a mesma medida de uma pasta de wasabi — geralmente usado na culinária japonesa.

 

Mexa delicadamente todos os ingredientes e, caso considere necessário, adicione mais sal, pimenta e noz-moscada.

4. Maionese de alho

O alho também é ótimo ingrediente em molhos para fondue de carne. Separe mais uma parte do molho base (50 gramas), adicione dois dentes de alho, algumas gotas de limão e bata no liquidificador.

 

Antes de servir, experimente a mistura e, se for preciso, coloque um pouco mais de sal, pimenta e noz-moscada.

5. Maionese rosê

Coloque a medida de uma colher de extrato de tomate e uma colher de mostarda em um mesmo recipiente. Acrescente 50 gramas da maionese base misture bem.

 

Experimente e coloque um pouco mais de sal, pimenta e noz-moscada. Provavelmente o sal será necessário, pois alguns tipos de extrato de tomate não são temperados.

6. Maionese de ervas

Por fim, para a maionese de ervas você precisa de 50 gramas do molho base, meia xícara de ervas frescas picadas (tomilho, alecrim, salsinha, cebolinha e orégano, por exemplo) e um dente de alho.

 

Bata tudo rapidamente no liquidificador e acrescente uma pitada de sal, pimenta e noz moscada, se desejar.

Conheça o passo a passo da fondue de carne

Além dos molhos para fondue de carne, também é essencial seguir o passo a passo certo para a preparação da carne. Para a quantidade de molho indicada acima, uma boa sugestão é utilizar cerca de 300 gramas de filé mignon ou de alcatra cortados em fatias. Para acompanhar, corte o pão italiano em cubos.

 

Na panela de fondue, coloque duas colheres rasas de óleo ou azeite e acenda o fogareiro. Quando começar a sair uma leve fumaça, doure uma parte de carne e, em seguida, transfira para um pote menor e já estará pronto para servir.

 

Lembre-se de apagar o fogareiro enquanto está degustando a carne com os molhos para não queimar o óleo e danificar a caçarola. Depois de seguir o passo a passo, basta se deliciar com o jantar!

 

Gostou das dicas de molhos para fondue de carne? Então, quando fizer essa receita, compartilhe o resultado com a gente!