Receita de bolo de chocolate fácil e gostoso

rendimento: 1 bolo (350 g)

Uma receita que pode parecer simples, mas que com alguns toques especiais fica mais gostosa ainda é a receita de bolo de chocolate. Escolha número um entre as crianças para suas festas de aniverário, essa opção de bolo agrada até mesmo os adultos.

 

Ela é perfeita para festa de aniversário, para um fim de semana preguiçoso ou até mesmo no meio da tarde, com um cafézinho acompanhando. De acordo com a sua preferência, dá para jogar uma calda por cima, colocar cobertura ou até mesmo comer com sorvete.

 

Ficou com vontade de fazer a receita de bolo de chocolate na sua própria casa? Então, siga com a leitura e saiba como prepará-la!

Ingredientes da receita de bolo de chocolate

O primeiro passo da receita de bolo de chocolate é separar todos os ingredientes que serão necessários e, se possível, deixe-os nas quantidades corretas, pois dá menos trabalho e já facilita o processo. Então, vamos à lista:

 

300 gramas de farinha de trigo;

 1 colher de sopa rasa de fermento;

 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio;

 pitada de sal;

 200 gramas de açúcar;

 4 ovos;

 400 gramas de iogurte natural;

 300 gramas de chocolate amargo;

 200 gramas de manteiga;

 2 colheres de sopa de chocolate em pó;

 2 colheres de sopa água quente.

 

Uma sugestão é utilizar o chocolate amargo, mas também é possível fazer com outros tipos, como meio amargo, ao leite ou aqueles com uma porcentagem específica de cacau. O importante é escolher o produto em barra, não o em pó.

 

Outra dica é reservar uma parte do chocolate em pó para untar a forma em vez da farinha trigo. Por fim, use todos os produtos em temperatura ambiente, especialmente os ovos e o iogurte natural.

Confira o passo a passo do bolo de chocolate

bolo em formato de coração

O modo de preparo da receita de bolo de chocolate pode ser dividido em três partes. Em primeiro lugar, bate os quatro ovos inteiros com o açúcar até ficarem bem homogêneos. Não precisa usar a batedeira, basta um batedor (também chamado de fuê). Reserve a mistura.

 

Depois, coloque a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato de sódio e a pitada de sal em um pote grande e fundo. Em uma vasilha de vidro ou inox, leve o chocolate amargo, a manteiga e o iogurte natural para banho-maria. Enquanto isso, misture o chocolate em pó com a água quente até formar uma pasta.

 

Quando o chocolate amargo estiver derretido e bem incorporado aos demais ingredientes, acrescente a pasta de chocolate em pó. Por fim, misture os ovos batidos e açucarados na farinha e adicione ao creme de chocolate.

 

Unte com um pouco de manteiga uma forma de 25 centímetros de diâmetro e polvilhe com chocolate em pó. Coloque a massa do bolo de chocolate e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por 40 minutos. No entanto, com o auxílio de um palito, espete o centro do bolo depois de 30 minutos; quando ele sair seco, já pode desligar o forno.

Aprenda como dar um toque especial para a receita

Após assar o bolo, retire-o do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Enquanto espera, comece a fazer a calda, cobertura, recheio ou acompanhamento. Confira a seguir, 4 sugestões que combinam muito com essa receita de bolo de chocolate.

1. Calda de framboesa

Para equilibrar o doce da receita de bolo de chocolate, nada melhor do que uma calda de frutas, especialmente a framboesa. E ainda é possível utilizá-la fresca ou congelada.

 

A forma de prepará-la é simples. Coloque em uma panela 600 gramas de framboesa, 180 gramas de açúcar e o suco de um limão espremido. Leve ao forno e deixe cozinhar até formar uma calda leve, por aproximadamente 20 minutos. Se precisar, pode adicionar água. É importante mexer sempre para não grudar ou passar do ponto.

2. Cobertura de brigadeiro

Se quer ainda mais chocolate nessa receita, a dica é fazer uma cobertura de brigadeiro. Para isso, você vai precisar de 1 lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de manteiga cheias e 3 colheres de sopa de chocolate em pó.

 

Coloque tudo em uma panela, misture os ingredientes até que fiquem bem incorporados e leve ao fogo médio, mexendo sem parar. Desligue o fogo antes do ponto de brigadeiro. A cobertura estará espessa, mas não tão consistente.

4. Doce de leite rápido

Já para a ganache basta misturar 1 barra de chocolate amargo (cerca de 150 gramas), 1 lata de creme de leite e 1 colher de sopa de manteiga. Em banho-maria, coloque os dois primeiros ingredientes e mexa até o chocolate derreter por completo.

 

Depois, retire do fogo e acrescente 1 colher de sopa de manteiga gelada. É isso que dará mais brilho à ganache.

3. Ganache

Depois de fazer a receita de bolo de chocolate, você também pode preparar um doce de leite bem rápido. Basta colocar uma lata de leite condensado dentro da panela de pressão, cobri-la com água, tampar a panela e cozinhar por cerca de 20 minutos.

 

Desligue do forno e espere mais dez minutos para abrir a panela. Como a lata sairá bem quente, espere ao menos 2 horas para utilizá-la.

Gostou dessa receita de bolo de chocolate? Então, compartilhe ela nas suas redes sociais para que seus amigos e familiares também possa preparar essa delícia!