Receita de sopa de cebola simples e deliciosa

rendimento: 4 porções

Reconfortante é a palavra certa para descrever essa incrível receita de sopa de cebola! Não é nenhum exagero dizer que ela é a refeição perfeita para as épocas mais frias do ano, principalmente após um dia estressante de trabalho ou quem sabe até mesmo para curar a ressaca!

 

Além disso, prepará-la é muito prático. Em nossa receita serão necessários poucos ingredientes e, em geral, eles são fáceis de encontrar nos supermercados. Sem contar que a finalização desse prato de origem francesa vai impressionar sua família e amigos.

 

Quer saber como fazê-la? Então, não perca tempo! Acompanhe abaixo e descubra como é simples a receita de sopa de cebola!

Ingredientes para a receita de sopa de cebola

Apesar de serem muito básicos, algumas substituições podem ser feitas nos ingredientes sem objeções. O vinho branco, por exemplo, pode ser um problema para algumas pessoas. A sugestão é substituí-lo pelo vinagre de maçã, porém, fique atento, ao invés de utilizar os mesmos 200ml da receita, opte por apenas 100ml. Apesar de não prejudicar o resultado final da sopa de cebola, o vinagre não é exatamente igual ao vinho, por isso é importante tomar esse cuidado. A seguir, confira a relação completa de produtos:

  • 400 g de cebola laminada — o que dá mais ou menos 6 cebolas grandes;
  • 40 g de manteiga;
  • 40 ml de azeite;
  • 30 g de farinha de trigo;
  • 200 ml de vinho branco seco;
  • 1 litro de caldo de legumes;
  • 1 buquê de ervas frescas — tomilho, salsa, cebolinha e louro;
  • sal e pimenta-do-reino.

Para cortar as cebolas, uma boa dica é parti-las ao meio e retirar a casca, mas preserve aquela pontinha da raiz para ficar mais fácil fatiar e deixá-las mais ou menos iguais. Outra recomendação importante para quem não consome produtos de origem animal: utilize manteiga vegana ou faça uma manteiga de azeite. Caso não tenha acesso a nenhum dos dois ingredientes, é possível retirar a manteiga da receita e saborizá-la de outras maneiras, como por exemplo, caprichando nos temperos.

Modo de Preparo

Em primeiro lugar, você precisa preparar o caldo de legumes. O ideal é utilizar o caseiro, que explicaremos logo abaixo como fazer, e não aquele que já vem pronto no saquinho, pois a sopa de cebola ficará bem mais saborosa.

 

Com o caldo de legumes em mãos, é hora de preparar a sopa de cebola! Para isso, basta colocar a manteiga e o azeite em uma panela e levá-la ao fogo. A seguir, doure as cebolas na mistura até ficarem bem caramelizadas. Faça o processo em fogo médio a baixo, tomando cuidado para não queimar.

 

Depois, adicione o vinho branco e misture. Quando o álcool evaporar, acrescente a farinha de trigo e mexa até que ela esteja incorporada nas cebolas. Em seguida, coloque o caldo de legumes e o buquê de ervas. Misture bem e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.

Preparo do Caldo de Legumes Caseiro

receita de sopa de cebola caldo de legumes

Ingredientes do Caldo

  • 1,5 kg de legumes variados de acordo com a preferência (cenouras, nabos, salsão, tomate e cebola)
  • 10 g de alho
  • talos de brócolis, aspargos, erva doce picados em cubos de 2cm
  • 1 bouquet garni (10 ramos de salsa, 1 ramo de cebolinha verde, 1 folha de louro, 1 galho de tomilho ou orégano fresco, todos amarrados com linha, barbante ou um ramo de erva)
  • 2 litros de água

Modo de preparo

Coloque tudo em uma panela grande e acrescente 2 litros de água. Quanto mais tempo ficar cozinhando melhor, mas o ideal é que fique no fogo por ao menos 1h30. O que será usado para a receita de sopa de cebola é apenas o líquido. Para não descartar os legumes, faça um purê ou fritatta.

Conheça os truques para deixá-la mais saborosa

Se quiser seguir a clássica receita de sopa de cebola, é necessário colocá-la em ramequins ou potinhos de porcelana, cobrir com uma torrada saborizada com alho e forrar com uma camada generosa de queijo do tipo gruyère. Leve ao forno por 2 minutos ou até o queijo gratinar.

Outra forma é bater metade da sopa no liquidificador, voltar a mistura à panela, adicionar creme de leite e finalizar com cebolinha picada. Como acompanhamento, você pode preparar algumas torradas de um jeito bem especial.

Para isso, corte em fatias uma baguete e passe em cada uma delas a salmoura feita com ½ xícara de água, 1 pitada de sal e 1 fio de azeite. Depois, esfregue um dente de alho para aromatizar e toste-as em uma grelha. Distribua o queijo gruyère sobre as fatias, salpique o tomilho por cima e leve ao forno para gratinar.

 

Independentemente do estilo, com certeza o sabor será incrível e o prato fará muito sucesso. Você também pode adaptar a receita e dar o seu toque especial.

 

Gostou das dicas, compartilhe a receita de sopa de cebola nas suas redes sociais para que seus amigos possam prepará-la também, e se fizer, conta pra gente!

Tags relacionadas: , , , ,