Este é um guia completo para você passar roupas de forma rápida e prática, saber como conservar o ferro e acessórios para auxiliar na tarefa


Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Mesmo sendo cada vez mais comum usarmos roupas mais despojadas e “amassadinhas” em algumas ocasiões, saber como passar roupas é importante na vida adulta. Uma entrevista de emprego ou uma festa formal são exemplos de situações que podem pedir por esse capricho. E esta tarefa pode ser feita de forma simples e rápida, mas correta e bem feita. Afinal, a durabilidade da roupa depende também da forma como ela é passada e guardada.

No entanto, passar roupa nem sempre é algo que agrada a todos, ainda mais quando se tem peças mais delicadas que exigem extremo cuidado para não estragá-las. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem facilitar o seu trabalho. Além disso, trouxemos alguns acessórios que podem deixar essa tarefa mais tranquila e que podem ajudar a conservar o ferro de passar. Veja como deixar as roupas conservadas e impecáveis por mais tempo com essas dicas para passar roupa com facilidade.

Como passar roupa de forma simples

1. Seco ou a vapor

Ao escolher entre o ferro a seco ou a vapor, considere as vantagens de cada um. Mais barato, o ferro a seco é indicado para quem costuma passar roupa com menor frequência. Já o ferro a vapor demanda menos esforço ao passar roupas bem amassadas por conta do vapor.

2. Use um borrifador com água

É mais difícil passar roupa seca. Portanto, se estiver utilizando um ferro a seco, borrife um pouco de água sobre a peça para facilitar o trabalho ao deslizar o ferro ou use produtos específicos como água perfumada para roupas, por exemplo, comercializada no mercado.

3. Verifique a temperatura do ferro

Verifique e regule a temperatura do ferro de acordo com o tipo de tecido que vai passar para não danificar a peça. Atente-se às roupas confeccionadas em cetim ou com aplicações e estampas em materiais plásticos, pois estas devem ser passadas do avesso para não serem danificadas pela alta temperatura.

Leia também:
5 ideias para organizar guarda-roupa e closets
Soluções para organizar banheiro pequeno
5 ideias para organizar guarda-roupa e closets

4. Regule a altura da tábua de passar roupa

Opte por uma tábua com regulador de altura para evitar dor nas costas e capa aluminizada para ajudá-lo no bom rendimento da atividade.

Ver opções de tábuas de passar roupa >>

5. Como passar camisas

É mais fácil passar camisas desabotoadas. Comece pelas costas para poder seguir para as mangas (cuidado com as pregas), os punhos (passe-os abertos) para chegar até a frente da camisa. O colarinho vem por último, deixando-o esticado para passá-lo de fora para dentro.

6. Passar até as bordas

Passe a roupa até a borda das bainhas das calças e saias sociais ou de alfaiataria, para que elas não se desfaçam com o tempo. Já as peças confeccionadas em jeans devem ser passadas dobradas e seguindo a costura lateral, justamente para evitar vincos.

7. Cuidado com as costuras

Evite ao máximo passar o ferro quente sobre as costuras das roupas para não deixá-las brilhando. Passe-as do lado avesso e, logo em seguida, finalize passando do lado normal.

8. Desvie dos botões

Na hora de passar roupa, evite colocar o ferro em cima dos botões de camisas ou blusas. O ideal é abri-las e passar a área dos botões à parte, e pelo avesso, para não danificá-los.

9. Como passar lençóis

A melhor maneira de passar lençóis (com ou sem elásticos) é dobrá-los em quatro partes, como um lenço, e ir passando um lado de cada vez.

10. Passe apenas roupas limpas

Evite passar roupas sujas na expectativa de dar melhor aparência a elas, pois isso pode deixá-la com mau cheiro e impregnar definitivamente pequenas sujeiras no tecido.

Acessórios para passar roupa

Água perfumada

Muito simples de usar, basta borrifar um pouco da água com pulverizador sobre as roupas antes de passá-las para deixá-las mais macias e cheirosas.

Ver opções de água perfumada >>

Capa antibrilho

Usada com ferro a seco ou a vapor, esta é uma boa opção para evitar danos e brilho ao passar roupa de cor escura, cetim, seda ou tecidos sintéticos com mistos de algodão.

Tela protetora

Prática na medida certa, ela é usada para evitar o brilho em tecidos sintéticos ou até mesmo passar roupas delicadas com ferro à vapor.


Dicas de apoio para o ferro de passar roupa

Descanso em silicone

Ideal para quem não tem suporte apropriado para o ferro, o descanso em silicone é um acessório que protege a superfície de móveis ou tábua de passar das altas temperaturas.

Tábua portátil

Na falta de espaço para guardar ou montar uma tábua de passar convencional, a tábua portátil é a melhor solução. Compacta, ela pode ser usada sobre bancadas e mesas.

Tábua de passar mangas

Compacto e fácil de usar, este acessório fixado na tábua ou apoiado na mesa pode ser uma boa solução para passar as mangas da camisa sem deixar nenhum vestígio de rugas no tecido.


Como conservar o ferro de passar roupa

» Evite usar parafina e palha de aço para limpar o ferro, pois elas podem deixar resíduos ou criar riscos na chapa que provocam sujeiras e rugas no tecido;

» Limpe o ferro de passar roupa com uma solução composta por 1/2 copo de água com 1/2 copo de vinagre branco. Aplique-a na chapa ainda morna usando o lado macio de uma esponja. Utilize um pano úmido e macio para remover toda a mistura;

» Nunca use produtos de limpeza ou objetos pontiagudos, como palitos ou tampas de caneta, para desobstruir as saídas do ferro a vapor. Em casos extremos, é indicado o uso de saponáceo somente nas áreas sujas, com o ferro desligado e totalmente frio.


A tarefa de passar roupa fica mais fácil com pequenos ajustes. Aproveite essas dicas para facilitar este tipo de tarefa que exige mais cuidado no nosso cotidiano. Encontre tudo o que você precisa para organizar suas roupas com os produtos Tok&Stok.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.