Inspire-se com três maneiras de decorar com luzes, cores e texturas na época mais festiva do ano


Famílias longe ou perto estarão juntas nesse fim de ano. Algumas soluções e tendências de decoração de Natal favorecem mais conforto, tranquilidade e segurança para uma festa que é só celebração. Em um momento de reunião com os que amamos e com a nossa própria casa, renovar ambientes, abrir novas possibilidades e descobrir novos cantinhos para decorar é mais uma maneira de presentear.

Para incentivar você a renovar os ambientes com a magia e luz característicos dessa época do ano, trazemos três tendências de decoração de natal para transformar sua casa de um jeito diferente.

Regional Natural: Tendência de decoração de natal em clima campestre

A sutileza dos tons amadeirados, as texturas da palha e dos tecidos em algodão e as cores neutras da tendência Regional Natural compõem a escolha ideal para decorações discretas, mas que não perdem seu brilho. Com enfeites em materiais naturais como a própria madeira, o visual bucólico e aconchegante toma conta dos ambientes, criando contrastes com as cores tradicionais do natal, como o verde da árvore.

O dourado complementa esse visual com charme e delicadeza, trazendo a atmosfera festiva aos ambientes sem competir com outros elementos da própria decoração. Nesta tendência, o rústico e o chique se encontram e se apresentam nos detalhes mais delicados até às grandes produções.

Sala de estar

Para decorar sua sala de estar, você pode aproveitar itens que já possui para trazer a tendência regional natural. Cadeiras e mesa de madeira, um tapete de sisal e cestos de palha ou bambu fazem a perfeita combinação com a árvore de natal enfeitada em tons similares.

Sala de jantar

Ao mesmo tempo, na sala de jantar você pode manter os tons neutros nas cadeiras, toalha ou caminho de mesa. Para preencher os espaços entre os pratos e sousplats, ramos, folhas e até frutas formam o tom natural da tendência na hora de servir à mesa. Incremente com velas no entorno para uma iluminação suave.

Leia também: Decoração brasileira para o quarto
Leia também: Inspirações para decorar com madeira maciça
Leia também: 4 estilos de mesa posta para o Natal

Urbano Contemporâneo: Tendência de decoração de natal moderna

Com uma mescla entre tons fechados e abertos e linhas retas, a tendência Urbano Contemporâneo também promove um visual acolhedor no natal. Aproveite o vermelho para contrastar com cinza e cores neutras, como bege ou rosa claro. O branco faz pano de fundo e ajuda na composição tanto para decorar, como em itens funcionais. Conheça mais sobre a psicologia das cores para escolher os tons ideais para sua decoração.

Sala de estar 

Na sala de estar, a decoração de natal é mais sutil nesta tendência. Escolha alguns elementos relacionados à data para dar o tom da data de forma minimalista. Pequenas árvores de natal e pinheiros de madeira são boas ideias para preencher o visual.

Sala de jantar

Enquanto isso, flores e galhos acompanham a decoração feita à mesa da sala de jantar. Tente inovar criando receitas decoradas, como guirlandas de frutas ou folhas, por exemplo. Não se esqueça dos guardanapos, que deixam a mesa posta elegante e completa para suas refeições. Nesta tendência, você pode abusar das luzes – tanto na árvore de natal, como nas paredes e luminárias.

Urbano Caleidocolor: Cores e vibração em uma tendência de decoração de natal

Esta é para quem ama cores, independente da época do ano. Na tendência Urbano Caleidocolor, os tons mais vibrantes fazem parte do layout e invadem as mais antigas tradições de natal. Além dos clássicos vermelho e verde, tonalidades mais abertas como o ciano e amarelo representam suas sensações, de tranquilidade, harmonia e muita energia.

Nesta tendência, o ambiente abre as portas para um clima divertido e leve. Aqui, os personagens do natal ganham mais espaço e podem aparecer em prateleiras, portas, estantes e aparadores deixando toda a atmosfera ainda mais significativa.

Sala de jantar

Acompanhando esse clima lúdico e vibrante, a decoração de natal para a sala de jantar pode trazer os elementos e cores da tendência diretamente para o prato. Além de optar por receitas coloridas com legumes e frutas, os copos e pratos complementam a etapa do servir com energia.

Cadeiras coloridas em tons leves também ajudam a compor nesta tendência de decoração de natal, as quais você também pode incrementar com enfeites temáticos. Sobre a mesa, você pode colocar fitas e enfeites pendurados de ponta a ponta, criando um clima de festa com muita personalidade.


Enfeitar um ambiente inspirado em tendências de decoração de natal é uma das diversas formas de criar novas possibilidades. É possível unir essas ideias às suas para decorar e dar conforto aos seus ambientes, considerando o que você e seus convidados precisam. Muitas vezes, o significado do natal estará justamente no processo de decoração, no colocar dos enfeites e no preparar das receitas. Encontre na Tok&Stok o que você precisa para completar sua decoração de natal e no blog #TokEmCasa as ideias para preencher toda a casa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.