Saiba o que impacta os caminhos do trabalho na busca por bem-estar profissional em um futuro que já começou.


No home office e no escritório, o ambiente de trabalho evoluiu. Algumas mudanças implementadas no último ano foram tão bem sucedidas que se aperfeiçoaram para os períodos seguintes, tornando-se tendências. 

Conheça três movimentos que vão impactar nos espaços de trabalho e na cultura das empresas para estimular a rotina e tornar o ambiente profissional mais saudável e produtivo.

Reintegração com a natureza

No período que ficamos mais em casa, muitas pessoas sentiram necessidade de criar uma conexão maior com o ambiente externo e estar mais próximas da natureza. Por isso, movimentos como urban jungle (floresta urbana em tradução livre) trouxeram plantas e elementos orgânicos para o interior dos ambientes.

Nos espaços de trabalho, além das plantas integrarem a decoração, essa tendência também se refletiu na criação de espaços mais abertos, confortáveis e seguros, com ventilação natural e outras funcionalidades que acabam nos colocando em contato mais direto com o meio ambiente.

Na escolha dos móveis, a evolução do seu local de trabalho traz a reintegração com a natureza na cruza de materiais de estética industrial com elementos para uma decoração natural, como madeiras claras em diferentes itens e tons, criando um estilo moderno e ao mesmo tempo acolhedor.

Veja também como aproveitar os espaços para plantar em casa.

Identificação com o ambiente profissional

O volume de reuniões online e chamadas de vídeo trouxe um novo olhar para o entorno: o que você quer mostrar no escritório em casa ou no trabalho presencial?

Criar cenários para ter um fundo que traduza a sua identidade se tornou uma tendência nesse período. De planos de tela com pinturas e paisagens a ambientes reais cuidadosamente decorados para criar cenários que exprimem profissionalismo e elegância, muitos escolheram compor o seu espaço de acordo com a mensagem que gostariam de transmitir.

Esse cuidado trazido pelas videoconferências adicionou um olhar de atenção para a decoração no espaço de trabalho, entendendo como ela impacta na qualidade de vida. Além de se sentir confortável com o fundo na tela do computador, as pessoas compreenderam que o espaço como um todo deve proporcionar bem-estar.

Para isso, a escolha dos móveis está mais minuciosa, buscando estrutura e conforto. Também passou a existir uma necessidade de itens complementares: acessórios de organização com personalidade que ajudam a área de trabalho a ser mais funcional e motivadora, tornando a rotina mais interessante.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Trabalhar de casa ativou um alerta importante: perceber a hora de se desligar do trabalho.

Muitos notaram que um home office integrado os levou a perder o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, resultando em perda de concentração e até horas de trabalho mais longas. 

Com esses novos hábitos, o termo autocuidado se tornou cada vez mais relevante e a prática de cuidar de si mesmo se consolidou como tendência. Quando cruzada com o ambiente profissional, prestar atenção em alguns sinais é importante para entender como ter uma rotina mais saudável.

Depois de muito produzir, é preciso identificar a hora de fechar o home office e dar descanso para corpo e mente. Querendo ou não, o espaço de trabalho em nossas casas também precisa abrigar esses momentos. Desligue a tela do computador e recline a cadeira um pouco para aliviar as costas. Você também pode usar um puff para levantar um pouco as pernas, relaxando a musculatura. E se você resolveu trabalhar do sofá de casa, basta colocar o computador e a nossa bandeja de lado e relaxar.

Cerque-se de elementos que vão facilitar a sua rotina e proporcionar momentos de descanso. Conheça também algumas dicas de acessórios que promovem o bem-estar.


As principais tendências estão ao nosso lado, compondo um ambiente de trabalho com mais conforto para os profissionais, fazendo com que a produtividade seja mantida mas, acima de tudo, a segurança e o bem-estar. Para ter ideias de como montar o seu espaço de trabalho com conforto e imprimindo a sua identidade, inspire-se em outros conteúdos do #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.