Veja por que estudantes e recém-formados nas áreas de design, arquitetura e design de interiores devem participar desse concurso.


Vivemos em uma época de grandes transformações. Os espaços residenciais urbanos estão constantemente se adequando às novas formas de morar, em um contexto onde a mudança faz parte da nossa rotina. Nesse contexto, como criar móveis que causem um impacto verdadeiro, transformando a vida das pessoas? 

Pensando nisso, foi criado o Prêmio Design Jovens Talentos – uma oportunidade para alunos e recém-formados das áreas de design, arquitetura e design de interiores explorarem suas melhores ideias, criarem móveis incríveis e aprenderem muito durante todo o processo.

A seguir, veja 5 motivos para que esses novos talentos criem soluções de design e façam parte dessa história de transformação.

1. Oportunidade de criação de produtos sustentáveis

O prêmio incentiva a criação de soluções que possam ser produzidas em escala industrial, e que também transformam os materiais em versões mais sustentáveis, menos agressivas para o meio ambiente ou que possam ser recicladas/reutilizadas.

2. Criar soluções para espaços reduzidos

Queremos transformar a forma como interagimos com nossos móveis. Além disso, pensar em como podemos criar mecanismos, formas e funções que atendam às necessidades de uma casa dos dias atuais, com espaços geralmente reduzidos.

3. Prêmio Design: Mostrar seu talento para o País

O design brasileiro é muito importante para nós. Por isso, queremos valorizá-lo e incentivar os jovens a mostrarem seu talento de forma individual. Em 2021, o Prêmio Design Jovens Talentos propõe como desafio criar um móvel e sua embalagem inspirados no tema TRANSFORMAR, adequados à realidade do mercado brasileiro. Dessa forma, os participantes podem mostrar suas ideias e estilo de criação para todo o País, dando início à carreira com o pé direito. 

4. Semana de imersão para finalistas do Prêmio Design

Todos os finalistas das categorias estudante e profissional do Prêmio Design Jovens Talentos participarão de uma série de atividades com a finalidade de apoiá-los no desenvolvimento de seus projetos. Serão palestras, workshops e outras ações exclusivas para os selecionados. Em 2021, o evento ocorrerá na 3ª semana de julho em São Paulo (e pode ser alterado de acordo com as orientações do Governo do Estado em razão da pandemia no novo coronavírus, tendo como alternativa a presença online).

5. Premiação e reconhecimento

Depois de tanto esforço e dedicação na criação de um móvel e sua embalagem, os três primeiros colocados serão premiados com uma quantia em dinheiro e o protótipo do projeto apresentado – tanto na categoria Estudante como na Profissional. Além disso, todos os participantes (professores orientadores, alunos e profissionais) receberão certificados de participação.

Também poderão ser concedidas Menções Honrosas aos trabalhos que não ficaram entre os vencedores, mas que tiveram uma boa avaliação do júri. 


O Prêmio Design Jovens Talentos é uma realização do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Tok&Stok e Unibes Cultural. As inscrições para a edição 2021 vão até 18 de junho e são feitas pelo site oficial.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.