Cozinhar é prazeroso e não precisa tomar o tempo de aproveitar as receitas. Conheça cinco soluções para preparar suas refeições mais rapidamente


Preparar suas refeições mais rápido pode fazer uma grande diferença no dia a dia – e também nas ocasiões especiais. Agradecer por mais um ano e celebrar a chegada de um novo é sempre uma alegria. Decoramos a casa, recebemos amigos e familiares, brindamos e, não menos importante, servimos delícias para completar as festividades. Entretanto, a etapa de preparo pode gerar certa preocupação e acabar tomando o tempo que poderia ser de confraternização.

Para que você aproveite da organização até o servir, separamos algumas dicas para você preparar suas refeições mais rápido e de forma eficiente – deixando você curtir a festa e o que preparou por mais tempo.

1. Separe os utensílios e ingredientes de antemão

Antes de começar, pense e planeje os passos do preparo dos pratos – isso fará toda a diferença. Em seguida, deixe os utensílios e ingredientes separados, de preferência na ordem em que serão usados e colocados nas receitas. Comece pelos pratos que têm mais tempo de cocção. Dessa forma, você faz um pré-preparo de algumas etapas e não se esquece de ações simples, como ferver água.

Com o seu plano em mente, separe os utensílios que vai utilizar: da colher de chá, passando por tigelas e pratos, até o fuet e copos medidores. Esta etapa é uma dica que vai deixar seu preparo mais rápido, já que não vai precisar ficar indo e voltando para pegar algum item.

Leia também: Cozinha sustentável: Como conservar os alimentos
Leia também: Confira dicas de acessórios e móveis para espaço gourmet

2. Utilize panelas e travessas adequadas

Muitas vezes, o que pode atrasar o preparo dos alimentos naquela ocasião especial – como os encontros de fim de ano – é um pequeno detalhe que poderia ser evitado. Um deles é o uso de panelas ou travessas que não são indicadas para determinados alimentos. 

Por isso, sugerimos que use panelas largas e rasas, pois a superfície mais ampla significa que há mais panela tocando o alimento aquecido, enquanto os líquidos reduzem mais rapidamente e você pode dourar ingredientes em uma camada só.

Além disso, não se esqueça de aquecer o forno com certa antecedência durante o preparo. Deixe em uma temperatura mais baixa, para ajustar quando colocar a travessa com sua querida receita dentro dele. Ao mesmo tempo, deixe todos os eletrodomésticos que for usar à vista para não se confundir no meio da receita.

3. Crie estações de preparo

Esta é uma dica importante para manter a organização e você conseguir preparar suas refeições mais rápido. Se sua cozinha é pequena, isso pode ser feito por etapas, onde você separa uma parte do balcão para cada fase da receita, por exemplo. Se você tem mais espaço, vale deixar uma parte da bancada para cada etapa, incluindo ingredientes em reserva e os que entram apenas no final.

4. Pense em uma apresentação única

Para facilitar sua vida na cozinha e você entregar tudo mais rápido (sem deixar o capricho de lado), vale pensar em uma mesma apresentação dos pratos, diferenciando, é claro, entre salgados e doces. Além de agilizar seu trabalho, isso também padroniza os pratos e você poderá servir uma refeição digna de restaurante – com o toque personalizado de um anfitrião.

Outra dica que ajuda a preparar suas refeições mais rápido é cortar os alimentos em pedaços menores. Quanto menor for o alimento, mais veloz é seu cozimento. Peitos de frango em fatias finas, por exemplo, cozinham em apenas alguns minutos. Por outro lado, se você assar um frango inteiro no forno ele pode levar horas (com o risco até de ficar com alguma parte crua no interior).

5. Decore a mesa enquanto os alimentos cozinham

E por fim, enquanto seus pratos estão no forno ou na geladeira, você pode se dedicar à decoração da mesa posta. Inspire-se com algumas ideias e monte de acordo com a ocasião, seja ela mais formal ou despojada. Vale inserir adornos e elementos decorativos que remetem à casa, aos convidados e aos anfitriões, dando um toque especial e autêntico nos detalhes. 

Aproveite para colocar todos os itens que serão usados durante a refeição: pratos, guardanapos, talheres, copos e taças e utensílios para servir. Se a mesa for pequena, tente deixar um aparador ou mesa de apoio por perto para deixar itens maiores e os recipientes onde estarão as receitas. O cheiro e o visual certamente vão invadir toda a casa.


Agora é sua vez: Use cada uma das dicas para deixar o preparo das refeições mais eficiente e rápido, ao mesmo tempo que você ganha tempo para curtir a festa e seus convidados. Encontre os itens que você precisa para facilitar sua rotina na Tok&Stok.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.