Para criar ou renovar seu espaço de trabalho em casa, inspire-se em cinco tipos de mesa de escritório neste guia que te ajudará a escolher a peça ideal.


Trabalhar, estudar, criar, reunir. São inúmeras as possibilidades que uma mesa proporciona na decoração, principalmente para quem trabalha e faz boa parte das atividades em casa. Um dos móveis com as mais diversas variações de modelos, a mesa de escritório pode compor propostas de ambientes e composições de acordo com cada necessidade e estilo. 

Antes de escolher, é importante considerar alguns pontos. O local que você planeja colocar a mesa no seu home office e as medidas do espaço, garantindo que ela vai caber perfeitamente. Seja na sala de estar, no canto do quarto ou até no hall de entrada, tenha em mãos o tamanho do espaço para fazer a escolha do modelo de mesa ideal.

Outro critério é o que você pretende fazer com a mesa. Se você apenas lê e analisa documentos físicos ou usa mais de uma tela de computador são práticas que devem ser levadas em conta. E por fim, o tamanho da cadeira: certifique-se de que ela tem a altura suficiente para a mesa que planeja ter no home office.

Para ajudá-lo na escolha, listamos cinco mesas de escritório que você pode ter em casa.

1. Escrivaninha com prateleiras

Ideal para quem pretende integrar o espaço de trabalho com a decoração da sala, uma escrivaninha com prateleiras ou armários suspensos ajuda a manter seus itens essenciais de escritório separados.

A sua estrutura já é composta pela mesa de escritório e as prateleiras, sendo separadas ou unidas dependendo do modelo. Esses são tipos de mesa de escritório grandiosos, criando um design marcante no espaço onde é posicionada.

2. Mesa Executiva

Este tipo de mesa é um pouco maior do que a mesa de escritório tradicional e pode ter modelos em L. Normalmente acompanhadas por gavetas, são ideais para quem tem espaços amplos de superfície e também para armazenamento.

Seu design dá um aspecto de profissionalismo e sobriedade ao ambiente, enquanto adiciona funcionalidade na organização.

3. Aparador

Se você tem pouco espaço para montar seu home office, um aparador (ou mesa de corredor) pode ser a opção perfeita. Este modelo é melhor para quem não usa muito sua mesa, mas precisa dela para apoiar o laptop ocasionalmente, por exemplo. Este tipo de mesa de escritório também é uma ótima maneira de adicionar interesse visual a um espaço monótono.

Pequena, esta mesa tem espaço de armazenamento mínimo, permitindo que a peça seja usada minimamente com esse propósito – evitando a tentação de acumular muitos objetos e documentos sobre ela. Se ainda este for o caso, vale considerar um gaveteiro paralelo à mesa para manter tudo no lugar.

4. Mesa de canto ou estação de trabalho

Com formato de L, este tipo de mesa de escritório promove o dobro de superfície para trabalhar comparada a uma mesa tradicional. Esse cenário é ideal para quem precisa de muito espaço para atividades interativas ou para quem divide a área de trabalho no home office.

Ainda que tenha dois lados que se encontram em um ângulo, a mesa de canto não é necessariamente grande. Inclusive, alguns modelos podem vir sem gavetas. Seu design único torna esta mesa uma atração no ambiente e ainda ajuda a otimizar espaços pequenos.

5. Mesa de metal

Com estrutura completa ou parcial de metal, este tipo de mesa de escritório deixa o visual do ambiente mais elegante. Trata-se de um design moderno que a mesa de madeira tradicional não traz, além de incorporar um design industrial ao espaço. 


Ao escolher a sua mesa de escritório ideal, é hora de compor o espaço com móveis complementares e peças de decoração. Organize da maneira que faça mais sentido para o seu espaço e hábitos de trabalho – principalmente se você divide o espaço com mais pessoas. Encontre a sua mesa de escritório na Tok&Stok e descubra diferentes possibilidades para o seu home office no #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.