Para mudar sem medo: Veja algumas afirmações conhecidas na decoração que não precisam ser regras definitivas


Na hora de fazer certas mudanças em casa, é comum ter dúvidas ou medo de errar. Contudo, pode ser que esse receio venha de convicções populares que são mitos da decoração e viraram tabus, impedindo que você dê novos toques de estilo e personalidade que deseja para casa.

Já que mudar é natural, o TokEmCasa traz 6 mitos da decoração para deixar para trás na hora de transformar os ambientes, dando mais liberdade para compor os espaços do seu jeito.

1. Não misturar cores e texturas: mito da decoração

Assim como a moda, o design é uma área em constante mudança. Com isso em mente, toda regra se torna momentânea e sujeita à situação, espaço e proposta. Associar a harmonia do ambiente com o uso de apenas uma cor ou textura é um dos mitos mais comuns da decoração.

Colocar em um mesmo ambiente listras, cores e estampas é uma forma de levar personalidade ao ambiente. Nesse caso, cada escolha é relacionada ao perfil de quem convive naquele espaço. Uma combinação de cores na mesma paleta pode ser explorada nos acessórios como almofadas e tapetes, ao passo que as texturas se mostram nos móveis ou peças artesanais, por exemplo.

Leia também: Como decorar usando artesanato

2. Quadros precisam estar na altura dos olhos

Elementos clássicos da decoração, os quadros também são itens muito versáteis na hora de compor um ambiente. Mas eles não precisam estar obrigatoriamente em uma posição central da parede – até porque as pessoas têm diferentes alturas e seu olhar é variado. Eles podem decorar desde prateleiras instaladas no alto, acompanhando vasos e livros, até ficar sobre o piso, em um canto de maior destaque e pouco movimento.

3. Plantas só na varanda ou quintal

Um mito relacionado às plantas é que qualquer uma delas não dura dentro de casa. Um grande número de espécies de plantas se dão muito bem com meia luz e a atmosfera do ambiente interno, tornando a tarefa de cuidar delas até mais próxima e constante. Assim como as plantas da área externa, elas demandam cuidados e podem ser colocadas em diferentes cantos da casa, levando bem-estar.

4. Cadeiras de jantar devem ser todas iguais

Antigamente, era comum que fossem vendidos apenas conjuntos completos de móveis, como mesa com quatro cadeiras, armários compostos de cozinha ou conjunto de estofados. Mas isso mudou ao longo do tempo, e novas possibilidades para decorar com funcionalidade e design tornaram a escolha mais livre e prática.

Deixando de lado o estigma da combinação de cadeiras, elas podem ser diferentes em cor, material e até modelo. Isso agrega um visual moderno e ousado ao espaço, além de permitir mudanças sempre que a vontade for renovar o ambiente.

5. Mito de decoração: Luz fria só pode ser usada na cozinha

A iluminação é um fator relevante para a proposta do espaço. Enquanto a luz amarelada e quente ajuda a relaxar, a luz fria e azulada está ligada a produtividade e atenção. Ela pode ser usada no banheiro para maquiagem, no espaço de home office ou sala de estudos e em ambientes comerciais. Este tipo de iluminação ajuda a destacar as cores das paredes, móveis e tecidos, valorizando as peças usadas na decoração.

Leia também:
Dicas para montar uma sala de jantar completa
5 móveis multiuso para otimizar pequenos espaços
Ideias para dividir espaços e recriar ambientes

6. Cores escuras sempre diminuem o ambiente

Ainda que os tons claros passem a sensação de amplitude por refletirem a luz, não significa que as cores escuras vão tornar o ambiente menor. Escolher tons fechados requer cuidado, mas não existe uma regra que limite a quantidade em relação ao tamanho do espaço. Se houver muita circulação, é importante observar se as cores não vão cansar a visão no dia a dia.

Por outro lado, se o ambiente recebe bastante luz natural, cores como azul marinho, verde musgo e o próprio preto podem ser exploradas em sofás, armários, tapetes e cortinas sem receio. O que traz o equilíbrio para o cômodo é a iluminação.


Na hora de decorar, o importante é sentir-se bem e à vontade, colocando a sua personalidade em cada peça escolhida. As mudanças fazem parte da vida, e o que pode não dar certo hoje, amanhã passa a ser uma tendência. Encontre seu próprio estilo, continue a se inspirar no #TokEmCasa e descubra novas possibilidades na Tok&Stok.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.