Detalhes podem ser fundamentais para que seus hóspedes se sintam bem-vindos; Veja ideias para tornar essa estadia mais confortável e acolhedora


O fim de ano traz uma série de novidades para nossa rotina. São confraternizações, encontros e recepções de familiares e amigos que passaram o ano longe. Esse é o período em que muitos se tornam anfitriões, seja para refeições ou para passar a noite. Pensando nisso, trazemos neste post algumas ideias que você pode colocar em prática para deixar seus hóspedes bem acomodados na sua casa.

1. Deixe a casa convidativa

Ao receber hóspedes em casa, você pode incrementar alguns elementos à sua decoração para que os ambientes fiquem ainda mais confortáveis. Almofadas, tapetes e aromatizadores criam um clima aconchegante e convidativo que deixam as pessoas mais à vontade. Assim, você dá as boas-vindas apenas com o visual. Ao mesmo tempo, você pode manter itens decorativos que expressem sua personalidade, para não descaracterizar sua casa.

2. Ofereça bebidas ou crie o canto do bar

Depois que as pessoas passarem pela porta e estiverem acomodadas, vale perguntar se elas gostariam de tomar alguma bebida. A lista de opções pode incluir (mas não deve se limitar a) cerveja, vinho, um coquetel e água. 

Se os recém-chegados nunca estiveram em sua casa, separe uma bebida para eles primeiro e depois comece o passeio pela casa, se quiserem. Outra possibilidade é criar um cantinho para o bar, mantendo as bebidas sempre disponíveis e permitindo que os próprios convidados se sirvam.

3. Facilite os processos da casa para os convidados

Para deixar seus convidados bem acomodados na sua casa, é importante facilitar processos simples como servir água, café, aperitivos e outros. Para hóspedes que vão passar a noite, deixe os elementos do café da manhã e acessórios funcionais em uma bancada ou aparador, para que não precisem de você para tudo. Se os seus convidados estiverem na casa enquanto você ainda estiver trabalhando, lembre-se de deixar algumas opções de bebida por perto, bem como alguns recados que sinalizem que eles podem ficar à vontade para se servir.

4. Prepare o quarto de hóspedes 

Uma cama bem feita, lençóis limpos, travesseiros macios. O conforto pode ser visto em pequenos detalhes e ações, fazendo com que seus hóspedes sintam-se como se estivessem em casa. Prepare uma cama posta com todo o conforto possível, e deixe no quarto espaço para que os convidados deixem seus pertences e acessórios.

5. Capriche na mesa posta

Reunir os convidados à mesa é sempre um momento impactante e memorável. Nas festas de final de ano, é hora de caprichar na decoração da mesa e deixá-la ainda mais convidativa. Deixe separado um conjunto de pratos, guardanapos dobrados, talheres e copos. Da mesma forma, você pode escolher cores e elementos para tematizar a mesa e a decoração do entorno, como pequenas árvores de natal, luzes e adornos natalinos.

6. Deixe espaços comuns organizados

Para manter tudo em ordem e fácil de ser acessado, procure deixar os espaços de uso comum como o hall de entrada, a sala de estar e a cozinha organizados. À primeira vista, organize bancadas da cozinha, o gabinete do banheiro, mesas de café e outras áreas de acesso constante. Mesmo que não faça uma verdadeira reforma nos espaços, é bacana mostrar que você se esforçou para deixar tudo arrumado para eles – e não que eles chegaram de surpresa.

Por outro lado, evite deixar o visual da casa como em um museu, onde ninguém pode tocar em nada. Se tiver algum objeto que precisa de mais cuidado, como adornos que podem quebrar, por exemplo, deixe-o armazenado em um armário até que a visita termine. Dessa forma, você e seus hóspedes ficam tranquilos e à vontade.


Receber bem passa pela funcionalidade, clima, cheiros e texturas da casa. Sentir-se em casa em primeiro lugar é a porta de entrada para acolher quem chega, que percebe um ambiente aconchegante e agradável para permanecer. Encontre na Tok&Stok os detalhes que farão a diferença nas suas recepções e crie momentos memoráveis com quem você quer por perto.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.