Conheça as linhas assinadas por Ana Strumpf e leia entrevista exclusiva sobre o processo criativo.


O uso de recursos artísticos como a pop art e o surrealismo na decoração é uma das diversas maneiras de inovar nos ambientes. Enquanto o primeiro explora elementos gráficos, coloridos e traços marcantes, o surrealismo cria ilusões de ótica e incentiva a imaginação com formas abstratas.

Ilustradora e designer de produtos, Ana Strumpf traz pela segunda vez à Tok&Stok o seu traço criativo e divertido. Suas referências pessoais, inspiradas na Pop Art, no movimento Memphis e no Surrealismo se encontram nas linhas Plant the Love e Going Wild.

A seguir, conheça um pouco mais das suas referências para criação das linhas de design assinado por Ana Strumpf para Tok&Stok e como foi seu processo de criação.

Ver todos os produtos de Design Assinado por Ana Strumpf >>

Pop art na decoração

O Pop Art surgiu na Inglaterra, em 1950. É um movimento que nasceu através da interpretação feita por seus artistas da cultura dita popular e de massas, reproduzindo peças publicitárias e imitando uma estética industrial.

Imagens vindas de obras de arte e a inspiração na estética das histórias em quadrinhos e símbolos da natureza popular são marcas desse estilo e ironizam o excesso de consumo.

Pensando nesse histórico, as bananas se tornaram um desenho icônico da pop art e compõe algumas das peças da coleção Going Wild. Suas estampas divertidas foram aplicadas em acessórios que completam diferentes ambientes, do quarto à cozinha. 

Leia também: Quadros decorativos – toque de design no ambiente

Surrealismo: Uma ilusão decorativa

Movimento dos anos 20, marcado pela livre expressão do pensamento, impulsos do inconsciente e elementos abstratos. Assim, cria-se muitas vezes ilusões de ótica nas composições. Um dos grandes destaques do surrealismo na arte foi o espanhol Salvador Dalí.

Na decoração, os elementos ilusórios e quase imersivos estampam peças do dia a dia, criando uma relação do real com o fantasioso de forma sutil e amorosa na linha Plant the Love. Flores, corações, olhos e cogumelos se entrelaçam com as letras e demais elementos em uma paleta romântica e leve. 

Processo criativo de Ana Strumpf

Ana Strumpf é reconhecida mundialmente por seu traço único e seu talento já estampou capas de revistas internacionais e campanhas de grandes marcas de moda e design.

Conheça um pouco mais sobre seu processo de criação para a campanha Ana Strumpf para Tok&Stok – Sua casa com amor e humor. 

1. Qual o seu processo de criação de estampas?
Depende muito do projeto. Quando é um trabalho mais livre, como era o para a Tok&Stok, eu apresentei duas ideias que eu queria trabalhar e curtiram. Então são referências mais pessoais, de coisas que eu gosto.

Às vezes o cliente já tem um tema definido, como uma estampa fundo do mar, etc. E quando vem com um tema acaba sendo mais fácil, pois acabo tendo mais direção. Mas adoro, eu realmente gosto muito de criar estampas.

2. Você diria que seu trabalho mudou da sua coleção criada anteriormente para a Tok&Stok para essa?
Sinto que meu trabalho evoluiu desde a última coleção, meus desenhos estão um pouco mais detalhados. E acho que a gente vai aprendendo com o tempo. Agora eu tenho novas técnicas e sinto que é sempre uma evolução constante. 

3. Como você imagina a casa Plant the Love e a casa Going Wild? Elas se misturam de alguma maneira?
Eu gostaria que as casas Plant the Love e Going Wild se misturassem, sim. Porque eu sou bastante essa mistura. Na minha casa entra edredom de Memphis com tigre e pratos com desenhos mais rebuscados e românticos. Mas a ideia é criar desejo mesmo, para que a pessoa flerte com as duas coleções e tenha peças especiais em casa.

Eu penso sempre em uma união entre as duas. Ainda mais porque não estamos falando de peças grandes, já que tem muita almofada e porcelana na coleção. Acho que dá para brincar bastante com esses itens que são menores, combinando entre si. 

4. Qual foi a melhor parte de poder criar essas duas linhas?
Para mim, a melhor parte de criar uma coleção é quando eu vejo as peças na loja, as pessoas comprando, gostando, se emocionando e eu não vejo a hora de isso acontecer!

A Tok&Stok é uma loja democrática, que alcança muita gente e eu fico super feliz com a possibilidade de levar meu trabalho para um público tão grande e diverso. 


As peças assinadas por Ana Strumpf carregam a personalidade da artista, cheias de criatividade e diversão inspiradas pelos movimentos da pop art e surrealismo. Por outro lado, se adaptam a diversos estilos de decoração e trazem uma atmosfera de otimismo. Conheça as peças e divirta-se redecorando.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.