Usar diferentes cadeiras para mesa de jantar pode ser uma estratégia para tornar o ambiente original. Veja dicas para decorar


Escolher cadeiras para sala de jantar pode ser desafiador, mas também divertido e importante para garantir o momento de se reunir em volta da mesa para as refeições ou momentos de conversa. Atualmente, existe uma grande variedade de modelos que podem seguir o estilo da mesa ou ser independentes. Se a casa ou apartamento contam com espaços integrados, as cadeiras podem harmonizar com a decoração como um todo, por exemplo.

Sendo assim, trouxemos algumas dicas para você unir com sua criatividade e criar um conjunto autêntico de cadeiras para a sala de jantar. Crie combinações personalizadas, que transmitam o jeito de ser da sua família e escolha móveis apropriados para usar com originalidade.

Mantenha o equilíbrio visual

Já é comum na decoração moderna usar cadeiras que não sejam necessariamente de um mesmo conjunto. Isso dá, inclusive, um charme a mais ao ambiente. O segredo é lembrar que a pluralidade é sempre bem-vinda, mas o cuidado com ela também.

Para haver harmonia na composição, é indicado que as cadeiras possuam algo em comum: seja a cor, a matéria-prima, o formato ou o estilo. Se a sala de jantar é espaçosa, você pode variar ainda mais, escolhendo cadeiras para a lateral da mesa e bancos para as pontas.

Veja também: Mesa lateral para sala: saiba como usar

Misture o tradicional com sua personalidade

Apostar em cadeiras semelhantes para compor a mesa é a aposta mais comum na sala de jantar. Contudo, se o design ou material delas forem diferentes da mesa, a composição pode ser o destaque no ambiente e fazer da combinação tradicional um aspecto original.

Cadeiras para sala de jantar com cores diferentes

Uma solução é misturar cadeiras semelhantes com cores distintas. O resultado pode ser divertido mesmo sem ser muito ousado; isso quer dizer que as tonalidades não precisam se diferenciar muito. Você pode, por exemplo, escolher uma paleta de cores e, então, variar o tom de uma cadeira para outra, formando uma espécie de degradê.

Outra alternativa é usar cores complementares, como branco e preto ou preto e vermelho. Em salas de jantar com estilo despojado vale explorar o colorido.

Destaque as cadeiras das extremidades

Nos casos de mesas retangulares ou ovais, as cadeiras das pontas da mesa podem ser diferentes das demais. Opte por cadeiras com braços ou com encostos mais altos que possam se destacar e marcar a cabeceira da mesa.

Caso você não se sinta seguro em fazer as melhores combinações de cores ou, então, prefere que o ambiente permaneça com a base neutra, aposte em cadeiras com texturas diferentes da mesa.

Amplie o ambiente

Misturar cadeiras transparentes às demais pode ser uma boa ideia para criar a sensação de amplitude no ambiente, pois elas podem não ser notadas à primeira vista. Esse mesmo efeito também é alcançado usando bancos, afinal, se encostados à parede podem ter a própria parede como encosto e não ocupam espaço. Cadeiras com encosto aberto também dão essa sensação, além de mostrar mais a mesa.

Leia também: Dicas para escolher a mesa de jantar ideal

Bancos na sala de jantar

O banco também é uma boa solução para otimizar o espaço, pois comparado à cadeira ele pode acomodar ainda mais pessoas e ser personalizado com almofadas no lugar dos assentos. Se optar por isso, as almofadas também devem ser pensadas como parte da decoração. Então, capriche na escolha das cores.

Veja opções de bancos para sala de jantar >>

Dicas extras para escolha da cadeira ideal:

A quantidade de lugares é um fator importante na escolha da mesa. Contudo, para que as cadeiras atendam estrategicamente suas necessidades, é importante considerar algumas características:

» Certifique-se que a mesa escolhida garanta 70 cm de largura (no mínimo) para que cada pessoa possa movimentar-se e fazer as refeições confortavelmente;

» Mesmo que a mesa de jantar seja para você e sua família, procure manter disponíveis dois lugares extras para que convidados participem de almoços ou jantares especiais;

» Escolha cadeiras que respeitem o tamanho da sua mesa: enquanto modelos com apenas assento e encosto ocupam menor espaço, versões com braços são ideias para cabeceiras de mesas retangulares;

» Caso tenha crianças em casa, opte por modelos sem quinas proeminentes, mas que tenham tecidos mais resistentes e estofados confortáveis;

» Se tiver pets em casa, cadeiras de madeira ou estofadas com tecidos como couro ajudam a garantir que se mantenham conservadas por mais tempo.

Confira opções de cadeiras para jantar >>

A sala de jantar é o lugar de reunir quem mais amamos ou, para aproveitarmos a sós nossas refeições. Na hora de decorar este espaço, opte por modelos que tenham relação com o restante do ambiente mas principalmente, com o dia a dia e conforto da família. No site da Tok&Stok, você pode encontrar modelos de cadeiras para formar um conjunto harmônico na sua sala de jantar.


Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.