Veja como criar um espaço monocromático de maneira simples e harmoniosa.


Criar ambientes monocromáticos é uma forma criativa e autêntica de decorar. Embora pareça simples escolher peças e revestimentos com uma só cor, é importante considerar alguns conceitos e critérios para criar espaços bonitos sem deixar o visual sobrecarregado.

Baseado em uma cor, esse padrão pode usar diferentes camadas e tons para acrescentar uma sensação de diferenciação e profundidade ao ambiente. Com esse conceito em mente, vamos mostrar como a escolha por uma cor como protagonista pode ser benéfica para o ambiente e para você.

Como criar ambientes monocromáticos sem carregar demais

Se um padrão monocromático se baseia em uma cor, existem maneiras de evitar que o ambiente fique com aspecto carregado. Uma delas é escolher uma cor que você já gosta e usar tons e sombras dessa mesma cor. Dessa forma, você usa variações da mesma cor e pode até fazer o cômodo parecer maior – estratégia ideal para espaços pequenos.

Ponto importante: Ao variar a cor usando tons e matizes (versões mais claras da mesma cor), você evita que seu ambiente fique monótono. 

Outra maneira de evitar essa sensação de peso no ambiente monocromático é aplicar texturas e estampas. Elas deixam o espaço mais interessante a partir de padrões irregulares, que podem ter formas, profundidade e toques de branco ou preto como detalhes. Se a sua proposta for um estilo minimalista e harmonioso, use essa técnica com moderação.

Qual cor usar em ambientes monocromáticos?

A princípio, qualquer cor pode ser um ponto de partida para criar ambientes monocromáticos. Mas como em qualquer composição de interiores, o equilíbrio e a moderação são bastante válidos na hora de decorar.

Primeiramente, considere o propósito do ambiente a ser decorado com uma só cor – se é um quarto, sala, espaço de estudos ou trabalho, entre outros. Em seguida, pense na cor desejada e entenda se ela passa sensações que podem provocar percepções do espaço, como produtividade ou relaxamento, por exemplo.

Ambientes monocromáticos com cores vibrantes, como vermelho e amarelo, podem ser ideais para atividades produtivas, como cozinhas, salas de estudo e trabalho. Já espaços em que a cor predominante é mais sutil, como azul e cinza, podem dar a percepção de calma e tranquilidade, sendo indicadas para quartos e salas de estar. 

Saiba mais sobre a psicologia das cores para fazer a escolha da cor ideal.

Usar variações claras e escuras de uma cor deixa o ambiente harmônico e relaxante. Se você tem quadros, obras de arte e colecionáveis, o espaço monocromático faz uma parceria perfeita, dando maior destaque ao objeto em questão.

Posso criar ambientes monocromáticos neutros?

Se você mora em casa alugada ou quer criar um ambiente monocromático sem interferir no piso e nas paredes, os neutros serão seus aliados com apenas uma cor como protagonista.

Ao planejar sua paleta de cores, considere as cores neutras que já estão no cômodo e não vão mudar. Inclusive, você pode usar essas cores para continuar o padrão em todo o ambiente. Assim, você unifica os tons e terá um resultado mais coeso.

Se quiser adicionar texturas em um ambiente neutro, vale ter cuidado com as cores que já existem para harmonizar com elas. Almofadas, tapetes e cortinas são boas maneiras de criar esse efeito.


Ambientes monocromáticos levam consigo a ideia de unidade, envolvendo as pessoas que os utilizam com diferentes sensações. Inspire-se nos ambientes Tok&Stok para criar e transformar espaços do seu jeito.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.