Se você quer mudar do estilo clean e moderno e materiais elegantes, um banheiro no estilo retrô pode ser uma alternativa à altura.


Embora seja um ambiente bastante funcional, decorar o banheiro pode influenciar na sua organização e no bem-estar de quem o utiliza. Um estilo bastante comum para este cômodo é o minimalista, onde predomina o branco e linhas discretas. Portanto, um banheiro no estilo retrô pode tornar esse espaço único e cheio de personalidade.

Para transformar este ambiente, vale considerar desde a iluminação até os acessórios e detalhes estruturais do banheiro – adaptando na medida do que é possível para sua realidade. Para te ajudar nessa mudança, preparamos algumas dicas para criar um banheiro no estilo retrô que te transportará de volta no tempo, mas sem perder sua contemporaneidade.

1. Pense em um padrão de cores

Os tons usados no ambiente fazem grande diferença na sua percepção de estilo, decoração e organização. Para montar um banheiro no estilo retrô, cores como rosa e branco, azul claroverde musgo e preto e o amarelo ajudam a reforçar esse visual de forma sutil. Se o seu espaço já tem o branco como cor predominante, basta preencher com esses tons complementares.

2. Escolha peças únicas

Pode ser um pequeno quadro ao lado da porta, um espelho vintage, ou um puxador decorado. No banheiro estilo retrô, os pequenos detalhes fazem uma grande diferença. Além disso, deixam seu espaço exclusivo e com a sua cara.

3. Coloque luminárias clássicas

A escolha das luminárias é um ponto importante na decoração do seu banheiro retrô. Encontre modelos mais clássicos, como luminárias de parede em formatos diferentes ou pendentes que deixam a lâmpada aparente. Opções arredondadas também são muito bem-vindas nessa composição e são versáteis para possíveis mudanças de decoração.

4. Organize objetos com cestos

A madeira e a palha são materiais que combinam muito com o visual retrô. Um gabinete em tom amadeirado ou preto e cestos para manter toalhas extras ou produtos estéticos podem acrescentar o charme característico deste estilo no seu banheiro.

5. Coloque itens metálicos no jogo

Peças metálicas misturadas aos demais materiais presentes no banheiro deixam o espaço autêntico e bastante próximo ao contemporâneo, fazendo uma mistura de gerações no mesmo ambiente. Você pode fazer isso com os acessórios de banheiro e também com a decoração, usando pequenos vasos metalizados para suas plantinhas.

6. Tecidos com texturas e estampas

Um dos pontos fortes da tendência retrô nos ambientes é o uso de tecidos com texturas e estampas. Para não poluir visualmente seu banheiro, procure um padrão para toalhas, tapetes e, se tiver, cortina com listras, estampas quadriculadas ou floridas. Dessa forma, você dá mais um passo para a criação da temática no espaço – que pode muito bem ser estendida para outros cômodos se você quiser.


Decorar o banheiro no estilo retrô é uma forma divertida de resgatar o melhor de outras décadas para os nossos dias, explorando ao máximo sua funcionalidade. Encontre na Tok&Stok as peças que você precisa para criar o seu e se inspire nas nossas tendências para transformar a casa sempre que quiser.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.