Confira qual modelo de cadeira se adapta melhor ao ambiente e ao perfil do seu escritório.


Atualizado em 16/05/2022

Quem trabalha sentado por longos períodos do dia provavelmente já se deparou com situações de pouco conforto e sem postura adequada. A cadeira é parte importante nesse cenário e conhecer seus diferentes tipos é o primeiro passo para acertar na escolha da peça que irá ajudar durante a jornada.

Uma boa cadeira precisa ser funcional e estável, oferecendo desempenho adequado para cada função – seja na mesa de escritório ou na escrivaninha. Há modelos que são voltados para tarefas que não demandam mobilidade; já outras, são feitas exatamente para movimentação constante.

A escolha ideal dependerá também do tempo de uso e disponibilidade de ajustes. Além de também ser compatível com a altura da mesa de escritório, proporcionando o encaixe adequado das pernas e o conforto da coluna.

Para solucionar dúvidas e ajudar na hora da compra, confira qual modelo pode ser o mais apropriado ao seu ambiente de trabalho, considerando opções de design e material.

Cadeira Presidente ou Executiva alta

Ideal para usos prolongados, ela é produzida com materiais de qualidade superior, mecanismos de ajuste para garantir conforto e design ergonômico, com assento mais largo e encosto mais alto com grande disponibilidade de inclinação (sistema Relax).

Cadeira Executiva

Considerada um modelo intermediário, esta cadeira com encosto mais curto que o modelo Presidente possui vantagens ergonômicas quase que iguais aos modelos superiores, como braços e mecanismo de ajuste de altura e sistema Relax. É ideal para profissionais que passam longas horas em frente ao computador.

Assistente

Simples e funcional, esta cadeira possui elementos os básicos da opção executiva para uma rotina de trabalho: desde os rodízios para o fácil deslocamento pelo ambiente até o ajuste de altura do assento, e em alguns casos, conta com apoio para braços. Ideal para quem exerce funções que demandam mobilidade constante ou precise se levantar sempre.

Leia também:
Voltando ao escritório: Boas práticas para se adaptar ao trabalho híbrido
5 tipos de escrivaninha para diferentes momentos
Home office integrado: 5 soluções para montar e organizar

Assistente fixa

Similar à cadeira Assistente em materiais e desenho, esta opção se destaca por não contar com rodízios ou mecanismos de ajustes de altura. Pode ser utilizada em mesas de reunião, da recepção ou em salas de espera.

O material da cadeira de escritório

O material das cadeiras é um fator que pode determinar a durabilidade das peças. Portanto, a frequência de uso e função desempenhada por quem vai usá-la pode influenciar nesta escolha.

Cadeira de Escritório de Couro

Material nobre, o couro é mais utilizado em cadeiras de alto padrão. Ideal para quem busca durabilidade e facilidade na hora da limpeza.

Cadeira de Escritório com Estofado Sintético

Disponível em cores e texturas variadas, o revestimento sintético é a alternativa econômica ao couro. Além de ter características semelhantes a ele, como facilidade limpeza e toque confortável, oferece temperatura adequada para locais quentes e frios.

Cadeira de Escritório de Tecido

Seja natural ou sintético, como algodão ou nylon respectivamente, o revestimento em tecido é ideal para quem busca maciez, durabilidade, variedade de cores e estampas a preço acessível. Tem como desvantagem maior dificuldade de limpeza.

Cadeira de Escritório com Tela

Por ser vazada, a trama da tela é a indicada para quem busca uma cadeira com assento ou encosto com maior ventilação.

Entenda os dispositivos de ajuste

Opte por uma cadeira que mantenha a postura correta para preservar a coluna. Para isso, vale apostar em cadeiras com mecanismos de ajustes para personalizá-las respeitando as necessidades do biotipo de quem vai utilizá-la.

Ver opções de cadeiras de escritório >>

Braços e assentos ajustáveis

Regulados de acordo com cada biotipo, os braços e assentos ajustáveis servem para manter os cotovelos em um ângulo de 90º em direção à mesa e os pés apoiados completamente no chão. Esta última característica é muito importante para manter a circulação do sangue nas pernas de forma saudável. Se mesmo com o ajuste de altura os pés não encostam no chão, coloque um apoio fixo para eles.

Relax

O dispositivo relax é essencial para quem deseja encontrar a inclinação ideal para a cadeira, mantendo a coluna bem apoiada. Com esse sistema, o usuário pode alongar os músculos durante o dia graças ao seu molejo.


Agora que você tem as informações mais relevantes para escolher a cadeira ideal, lembre-se de algumas boas práticas para tornar a jornada de trabalho mais agradável e sem dores no corpo ao fim do dia, como:

  1. Mantenha sua postura de forma natural durante o dia, sem forçar os músculos ou a coluna em uma mesma posição;
  2. Posicione os itens que usa com mais frequência próximos do seu alcance para evitar deslocamentos desnecessários durante o dia;
  3. Levante-se algumas vezes ao dia para alongar os músculos e garantir a circulação saudável dos membros inferiores e da coluna. Não se esqueça de alongar pescoço e ombros.

Coloque as dicas em prática e escolha a cadeira de escritório que mais se adequa à função que exerce na Tok&Stok.

Leia também: Guia: 10 dicas para seu home office

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.