Mais do que funcionais, as estantes são capazes de transformar a decoração e até determinar seu estilo. Saiba como encontrar a melhor opção para você


Toda casa precisa de pelo menos uma estante para colocar desde livros até fotografias e lembranças de viagens memoráveis. Por ser um móvel grande e robusto, ele pode impactar bastante na decoração, e assim, podem surgir dúvidas em como escolher a sua.

Se você está à procura da sua primeira estante ou precisa colocar mais uma em um dos seus ambientes, criamos um guia simples e completo para te ajudar a escolher estantes. Veja a seguir tudo o que você precisa saber antes de comprar sua estante ideal.

Tamanho: Primeiro passo para escolher sua estante

Se você ainda não sabe por onde começar a escolher estantes, pensar no tamanho é um dos primeiros e principais critérios. Considere a largura, altura e profundidade do móvel que você deseja em paralelo às medidas do seu espaço.

Se você tem uma sala de planta aberta com bastante espaço, você pode escolher por modelos altos e largos, que ocupam parte ou a totalidade da parede – imitando uma biblioteca.

Por outro lado, em salas e outros cômodos pequenos, escolher estantes de tamanho médio a baixo pode suprir suas necessidades sem problemas. Para auxiliar, prateleiras complementares podem ser uma ótima solução que otimiza os espaços. Esta é também uma boa ideia para quem tem crianças em casa, deixando livros à altura delas. Neste caso, procure não deixar itens delicados e que podem quebrar ao alcance dos pequenos.

Leia também: Mesa de centro, apoio ou lateral: Qual escolher?
Leia também: Como escolher cadeiras e bancos para cada ambiente
Leia também: Cama de casal, queen ou king? Saiba como escolher a sua

Tipos e modelos: Como escolher a estante ideal

São diversos os modelos de estantes disponíveis. Então, este é o momento de pensar no estilo que deseja para a sala de estar ou outro espaço em que o móvel será colocado. 

Se você está pensando em um suporte para colocar seus livros ou expor alguns itens de decoração, uma estante padrão será ideal para você. Ela pode ser alta ou larga, com fundo aberto ou fechado.

Outra opção é escolher estantes em nichos. Ao invés de longas prateleiras, esse modelo ajuda a segmentar seus objetos e deixar os itens melhor organizados. 

Além disso, algumas estantes são decorativas e funcionais. Nesses modelos, escolha os livros que têm capas mais bonitas para serem expostos, como em uma galeria de arte. Você pode deixar livros mais espessos de um lado e os mais finos do outro, criando um padrão. 

Cores e acabamento para escolher a estante certa

Depois de definir o tamanho e estilo da sua estante, é hora de pensar no acabamento do seu móvel. Os modelos em madeira são as escolhas mais populares e com mais chance de acerto com um estilo tradicional de decoração, considerando a harmonização do espaço.

Dessa forma, você só vai pensar no tom da madeira – mais claro ou mais escuro – e se deseja que detalhes como marcas da matéria prima fiquem em destaque.

Se quiser um modelo de estante contemporâneo, considere uma estrutura de metal ou ferro com prateleiras de vidro. Por outro lado, uma mistura de estilos com a madeira e o metal cria uma composição cheia de personalidade. 


Como em qualquer outro mobiliário e peça de decoração, a estante ideal deve ser aquela que atenda às suas necessidades no dia a dia e represente seu estilo – visual e de vida. Encontre na Tok&Stok as opções que vão preencher sua sala e deixar suas memórias sempre à vista. Compartilhe suas escolhas no Instagram usando #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.