Conheça alguns critérios e pré-requisitos importantes para escolher seu guarda-roupas ou armário ideal 


As diversas opções de guarda-roupas e armários podem gerar dúvidas na hora de escolher o móvel. São tamanhos, materiais e acabamentos diferentes que precisam se adaptar ao espaço e também à decoração – já que será o maior elemento do ambiente.

Para te ajudar na escolha deste item tão necessário, separamos algumas sugestões para deixar essa tarefa mais simples.

Considere o tamanho do espaço

Antes de fazer sua pesquisa entre modelos, cores e estilos para escolher seu guarda-roupas, é essencial ter em mãos as medidas do ambiente. Pode ser que você tenha um modelo em mente como referência, mas é essencial que ele se encaixe no espaço e não prejudique a circulação.

Pense no espaço ao lado da cama, considerando modelos com portas que abrem para fora, a largura e altura do quarto. Se fizer a compra online, confira as medidas do móvel com atenção.

Conheça os modelos de guarda-roupas

Atualmente, uma série de guarda-roupas e armários estão disponíveis, variando em estilo, tamanho, cor, número de portas e gavetas, entre outras características. Por isso, vale entender o que você precisa para identificar o modelo que melhor vai atendê-lo.

Modelos de guarda-roupas com porta de correr são ideais para quartos pequenos, pois otimizam o espaço que as portas com dobradiças precisam. Há os modelos funcionais com espelhos embutidos, modulares para encaixe da cama, laterais em L, versões com mais prateleiras ou com mais espaço para cabides. Para cada um, uma necessidade diferente.

Outra forma de encontrar o modelo mais adequado é a partir das peças de roupas que você tem. Se tiver muitos casacos e blazers de uso frequente, vale optar por um modelo com um cabideiro mais espaçoso. Se suas peças forem menores e podem ser guardadas dobradas, um maior número de gavetas ou até um gaveteiro podem ser mais indicados para você.

Como combinar o guarda-roupas com o quarto

Por ser um móvel robusto, o guarda-roupas tem grande impacto na decoração do ambiente. Os modelos brancos, por exemplo, são mais fáceis de harmonizar com todos os estilos, mas vale arriscar em outras cores e materiais nos demais itens do espaço para evitar um aspecto frio. Já os guarda-roupas de madeira deixam o visual do quarto mais aconchegante.

As opções coloridas vão bem em quartos infantis e juvenis, enquanto as versões na cor preta levam muita personalidade ao ambiente. Para essa escolha, vale considerar seu gosto pessoal e os demais móveis que vão compor o espaço.

Calçados dentro ou fora do armário?

Se otimizar espaços é uma necessidade no seu quarto, é bom considerar algumas prateleiras dentro do guarda-roupas para manter os calçados à vista e organizados – solução válida para quem tem poucos pares. Nesse caso, não é preciso ter uma sapateira extra. Entretanto, para quem tem muitos sapatos ou compartilha o espaço com mais pessoas, vale considerar o móvel ou alguma estrutura apoiada do lado interno das portas do guarda-roupa.

Manter o guarda-roupas sempre em ordem também é uma forma de cuidar não só do móvel, mas das suas peças.

Escolha seu guarda-roupa com Maurício Arruda

No vídeo a seguir, você encontra essas e outras soluções para organizar o quarto com Maurício Arruda, Especialista de Consumo e Experiência da Tok&Stok:

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.