Para cada espaço, um tipo de iluminação. Conheça dicas de luminárias para seus espaços.


Provavelmente, você está lendo este texto em um ambiente fechado com algum tipo de luminária acesa. É comum passarmos muito mais tempo dentro de salas do que ao ar livre e isso pode interferir na produtividade e até no humor.

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

A iluminação é uma das grandes responsáveis por deixar um ambiente agradável e convidativo, principalmente em longos períodos. Impactando até mesmo no bem-estar, a luminosidade do ambiente precisa proporcionar boas condições de conforto visual ao adaptar-se às mudanças de luz ao longo do dia.

Especialistas afirmam que a luminosidade adequada melhora os níveis de energia e humor, enquanto a iluminação insuficiente pode levar à irritação, abatimento e melancolia. Este pequeno detalhe pode interferir na disposição, apetite e nos níveis de atenção.

Definir a função de determinado ambiente é o primeiro passo para escolher o tipo de iluminação que ele merece. Saiba como escolher a luminária ideal para cada espaço da sua casa e aprimore a luminosidade dos ambientes.

Luminária para demarcar espaços

É possível dividir ambientes sem erguer paredes. Para isso, aposte na distribuição de luminárias para cada espaço demarcado. Induza o foco de luz, dando destaque a peças de decoração com um design interessante ou a um espaço especial, como um canto de leitura na sala ou um segundo ambiente dentro do quarto.

Em quartos grandes, aproveite para incluir uma pequena mesa para o café da manhã. Acima dela, posicione uma luminária pendente e crie um clima acolhedor.

Ver luminárias de teto >>

Regule a iluminação

Utilize diversas luminárias para criar um jogo de luzes e regular a iluminação de acordo com o uso do ambiente. Escolha uma luminária destaque e a posicione próxima de uma poltrona ou cadeira confortável. Crie uma área especial para a leitura. A luminária funciona também como um objeto de decoração. Por isso, combine-a com os demais elementos do ambiente.

Respeite a decoração

Lembre-se: os acessórios de iluminação fazem parte do contexto da decoração. Neste caso, o bom senso deve prevalecer. Escolha acessórios de iluminação que dialoguem com o estilo predominante no ambiente.

Leia também:
Poltrona decorativa: Como escolher o modelo certo para cada cômodo?
Sugestões de luminárias para decoração de varanda gourmet
Luminária pendente: 5 modelos para se inspirar
Conheça os tipos de iluminação para valorizar os ambientes

Luminárias de mesa

Seja de luz mais suave e quente, como abajures, ou de foco, a luminária de mesa fornece um ponto de luminosidade no ambiente e auxiliam no foco em um determinado ponto. São ideais para manter na mesa de estudos ou home office e na mesa de cabeceira.

Ver opções de luminárias de mesa >>

Luminárias de teto

As luminárias de teto têm espaço garantido em boa parte das residências. No caso dos pendentes, evite colocá-los em ambientes de circulação para não atrapalhar quem passa por ali com a alteração de luminosidade. Posicioná-la acima da mesa de jantar torna o ambiente intimista e acolhedor.

Lustres trazem uma atmosfera mais requintada e elegante, tem grande efeito decorativo e são indicados para ambientes amplos. Spots também contribuem com uma iluminação mais branda e direcionável. Dão destaque à quadros, plantas e objetos decorativos.

Materiais da luminária

Cada ambiente tem necessidades específicas. Por exemplo, as luminárias e lustres em metal ou vidro facilitam a limpeza, por isso, são boas opções em cozinhas e banheiros.

As luminárias em alumínio são resistentes e funcionais por sua leveza. São versáteis na decoração por oferecerem inúmeras possibilidades de harmonização com os ambientes e efeitos de iluminação por seu material refletor.

Luminárias de ferro agregam sofisticação e rusticidade na decoração de um espaço, interno ou externo. Ela traz charme e um aspecto clássico, ficando bem posicionadas na entrada da casa ou corredor. Também encontra espaço na varanda ou jardim, entrelaçando charme e modernidade.

Leia também: Conheça os tipos de lâmpada e como usá-las para decorar

Use a lâmpada certa

Escolher a lâmpada certa para a sua função pode fazer toda a diferença na iluminação do ambiente. Confira abaixo algumas dicas para escolher a lâmpada ideal para sua luminária:

» Para luminárias em que as lâmpadas ficam em evidência, escolha-as com cuidado. Opte por lâmpadas em formato de bulbo ou vela.

» Para banheiros e cozinha, opte por lâmpadas brancas. Elas deixam o ambiente mais claro e dão a sensação de limpeza e higiene.

» Em quartos e salas, opte por lâmpadas mais quentes. A cor amarelada proporciona uma sensação aconchegante ao ambiente.

» Em ambientes infantis, opte por lâmpadas que não esquentam, sobretudo em luminárias que ficam ao alcance das mãos. Evite que pequenos curiosos queimem os dedos.

Ver opções de lâmpadas >>


A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

Encontre na Tok&Stok luminárias de piso, de parede, luminárias pendentes e outras para redecorar cada ambiente da sua casa com praticidade e estilo.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.