Saiba como decorar suas paredes com diferentes tipos, materiais e modelos de molduras por ambiente


Uma parede vazia pode ganhar novos significados quando passamos a decorá-la. Seja para expor um álbum de fotos ou até reproduzir uma galeria de arte, escolher molduras é parte desse divertido processo de transformação e design de um espaço. E quando falamos do seu espaço, não há regras a seguir – apenas o que combina mais com sua proposta.

Da mesma forma, é importante ter um ponto de partida para deixar esse processo ainda mais simples. Por isso, reunimos algumas sugestões e referências para te ajudar a escolher as molduras ideais para sua casa.

1. Escolha pelo estilo do ambiente

Você pode começar a escolher molduras pelo estilo do ambiente. Em espaços de estilo moderno, por exemplo, linhas retas e cores sóbrias ficam bem destacadas. Este design inclusive favorece espaços menores que demandam maior funcionalidade. Para este contexto, molduras finas na cor preta e em metal são ideais para decorar suas paredes. Tons neutros como branco e bege complementam este visual com elegância.

Já em um ambiente com estilo mais clássico, com toques do design tradicional europeu do século XIX, molduras de madeira se encaixam muito bem. Elas conferem uma atmosfera aconchegante e simples ao espaço, bem-vindas para contornar registros de família ou daquela viagem inesquecível que merece destaque.

O estilo de design rústico enfatiza a beleza natural de um espaço. Esse estilo não leva muitos aspectos do design moderno, como linhas limpas e retas, padrões geométricos e detalhes brilhantes. Em vez disso, estilize seu espaço rústico com elementos em couro e madeira, utilizando paletas de cores quentes também nas molduras. 

Em um ambiente de estilo industrial, esses dois mundos se encontram: use molduras de metal para combinar com acessórios vintage ou peças de fábrica de um espaço de estilo industrial.

2. Como escolher molduras por acabamento

Outra maneira de escolher molduras para vestir suas paredes é a partir do acabamento do conteúdo. Se você quiser expor uma tela (também chamada de Canvas) de uma pintura a óleo ou tintas acrílicas, o ideal é usar molduras em canaletas. Elas também são ideais para artes em estilo pôster, com conteúdo amplo. Já as ilustrações em papel fotográfico precisam ser protegidas por um vidro, com a moldura resistente. Com estilo vintage, as molduras em filete são feitas de madeira e dão destaque para a arte. 

3. Cor da moldura: Qual escolher?

As opções de cores podem ser uma dúvida muito comum na hora de escolher molduras para quadros e fotografias. A princípio, é importante considerar a cor de fundo da ilustração para criar um contraste com a moldura e a parede. Um fundo branco, com moldura e parede também brancas destaca apenas a arte e pode deixar o quadro visualmente menor.

Já uma moldura escura ou preta delimita o que é quadro e o que é parede, criando um ponto focal em toda a área da arte. Se a foto ou ilustração não tiverem a cor preta, uma moldura em tom amadeirado deixa o visual leve. Já em uma parede colorida, o ideal é usar uma moldura branca.


Os quadros são a maneira perfeita de personalizar espaços em qualquer estilo de design de interiores, e suas próprias fotos ou arte podem adicionar personalidade aos seus espaços, tornando-os únicos. Conheça os modelos de moldura Tok&Stok e lembre-se de considerar a que melhor complementaria seu estilo e paleta de cores.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.