Quais critérios observar na hora de escolher o jogo de cama de casal? Saiba como escolher e qual o momento certo de trocar as peças


A escolha da roupa de cama de casal é um momento especial quando os dois passam a morar juntos. Com as mudanças comuns a essa etapa, cada opção deve ser feita com atenção e carinho. Por isso, se estiver montando a lista de casamento, esse post pode te ajudar a escolher as peças do seu enxoval de cama.

Nesse contexto, as roupas de cama, mesa e banho farão parte do dia a dia. Por isso, ter em mente alguns critérios podem ajudar a escolher cada peça, resultando em conforto e bem-estar para o casal. Veja a seguir algumas recomendações e referências para montar o enxoval e saiba quando é a hora de trocar os itens.

Ver opções de itens para cama >>

Roupa de cama: Por onde começar 

Considerando uma casa com duas pessoas, a escolha da roupa de cama de casal pode partir da quantidade de peças e do estilo definido para a decoração da casa. A opinião de cada um importa muito nesta hora, já que o enxoval será usado pelo casal. 

Outra forma de começar a definir as peças é por cores. Elas ficam a critério do casal, mas uma dica é optar inicialmente por tons mais neutros, para que combinem facilmente com diferentes composições no quarto. 

Ao mesmo tempo, cores mais fortes e jogos de cama estampados são ideais para disposições despojadas, charmosas e autênticas. Neste caso, a proporção pode ser equilibrada, com dois jogos de cama lisos e dois estampados.

Escolha por material

Este pode ser um critério importante para o casal, que pode considerar o clima local, necessidades como alergias e claro, o conforto. As peças 100% algodão percal são as preferidas por oferecerem um toque macio, além de terem uma lavagem mais prática e com menos risco de danificar ao longo do tempo. É comum que esses tecidos sejam hipoalergênicos.

microfibra é geralmente usada para confeccionar edredons, mantas e cobertores e tem como forte característica sua atuação térmica. As peças feitas com esse tecido se adaptam à temperatura do corpo e aquecem na medida certa. Elas também são resistentes e têm toque suave e macio, além de secar mais rapidamente após as lavagens.

Os tecidos Jacquard e Cetim de algodão são parecidos pela maneira que seus fios são entrelaçados, criando peças leves, brilhantes e confortáveis. A textura e densidade do tecido podem fazer a diferença no uso diário. Por isso, observe: quanto mais fios uma peça tem, mais macia ela é. 

Leia também: Guia – Itens que não podem faltar na lista de casamento

Como harmonizar a roupa de cama com o quarto

Para criar bem-estar visual no quarto, o jogo de cama de casal pode harmonizar com o restante da decoração do ambiente. Mas isso não significa usar as mesmas cores – apenas ter elementos em comum.

Se o quarto tem cores mais neutras nas paredes, como branco, bege ou o próprio cinza, a cama pode levar tons mais marcantes, seguindo o que predomina no cômodo e combinando as peças entre si – fronhas, edredons e cobre leito. O minimalismo a partir de uma composição monocromática também pode funcionar bem sem carregar muito o visual.

Qual o momento ideal para trocar a roupa de cama?

A durabilidade das peças de um enxoval pode variar de acordo com seu material, tipo de lavagens e trocas periódicas. Com algumas boas práticas de conservação, a roupa de cama de casal pode ter sua vida útil prolongada

A primeira delas é trocar semanalmente o conjunto que tem contato com o corpo, considerando a higiene e o descanso do tecido. Em estações ou regiões mais quentes, o recomendado é fazer a troca de todas as peças protetoras – lençóis, fronhas e capas – a cada três ou quatro dias. Se o quarto é bem arejado, com entrada de vento e luz natural, as lavagens podem ser mais espaçadas.

Leia também: Como criar a Lista de Casamento na Tok&Stok

Os itens mais pesados podem ser trocados ao término de cada estação. Mantas, edredons e cobertores devem preferencialmente ser higienizados a seco por profissionais. Enquanto isso, colocar essas peças ao ar livre pode evitar a proliferação de microrganismos e fungos.

Tendo isso em mente, a renovação do enxoval vai depender de como as peças são lavadas, secas e armazenadas. Cores desbotadas, furos ou rasgos são claros sinais de que está na hora de trocar as peças. Rigidez no tecido e acúmulo de pequenas bolinhas também demonstram um uso demasiado das peças e que podem dar lugar à novas. Além disso, as mudanças nas tendências de decoração podem levar a uma troca gradual da roupa de cama.

Lista básica do jogo de cama

Para tornar essa tarefa mais fácil, veja a seguir uma lista modelo de itens para um enxoval de cama confortável:

  • 4 jogos de lençóis, incluindo lençol de baixo, lençol de cima e fronhas;
  • 2 jogos de lençóis para ocasiões especiais;
  • 4 travesseiros;
  • 4 fronhas avulsas;
  • 2 capas protetoras de travesseiro;
  • 2 edredons;
  • 1 colcha ou cobre leito;
  • 2 cobertores;
  • 1 capa protetora de colchão;
  • 2 almofadas decorativas;
  • 2 saias (cama box).

Leia também: Como escolher o colchão de casal


Ao longo do tempo, o casal vai descobrindo seus gostos em comum, suas preferências e necessidades expressos em cada detalhe da casa. No quarto, o conforto se alia ao design e as peças da roupa de cama acabam se complementando entre si. Encontre seu jogo de cama ideal na Tok&Stok e continue a se inspirar no blog #TokEmCasa com ideias e conteúdos exclusivos.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.