Confira 5 dicas para fazer do churrasco em casa uma ocasião especial e sem imprevistos


Fazer churrasco em casa é uma opção certeira para animar finais de semana ou celebrar datas importantes em família. Mais que um prato querido pelos brasileiros, o churrasco é um evento popular em todas as regiões do País e isso se deve, entre outros motivos, à sua praticidade. Assim, ele pode ser ainda mais memorável com algumas boas práticas de organização.

Veja a seguir algumas dicas para organizar e preparar um churrasco em casa e deixe seus dias em casa mais divertidos e saborosos com poucos passos.

Ver opções de acessórios para churrasco >>

Passo a passo para preparar churrasco em casa

1. Pré-Preparo do churrasco: Faça uma checklist

Para garantir que tudo saia como deseja, é importante fazer um planejamento simples. Uma checklist com todos os itens e alimentos necessários para o dia pode dar conta de evitar qualquer esquecimento. Nesta etapa, verifique o que já tem em casa e o que precisa comprar, além da estrutura para realizar o churrasco.

O conforto de quem vai participar do churrasco em casa também é importante, por isso, considere a organização do local escolhido como uma etapa a cumprir. Deixar cadeiras, bancos baixos e mesas torna o espaço ainda mais convidativo para compartilhar este momento.

2. Separe os utensílios de preparo

O churrasqueiro precisa ter em mãos tudo o que vai usar durante o preparo dos cortes. Seja de carne ou de legumes, no caso de um churrasco vegetariano, o tempo para deixar tudo pronto também pode depender desse kit básico de utensílios para o churrasco em casa. Alguns itens são essenciais, como:

  • Faca: além de bem afiadas, é importante ter facas em diferentes tamanhos, de acordo com as peças de carne. 
  • Tábua: instrumento importante para fazer o corte das carnes cruas e já assadas, podendo ser de madeira e plástico.
  • Pegador: para manusear as carnes, o pegador vai facilitar a vida do churrasqueiro.
  • Garfo de churrasco: Este item também auxilia no manuseio das carnes e ajuda a manter a segurança do churrasqueiro, já que tem uma estrutura mais longa.

Além disso, reserve também os talheres e pratos para servir, louças, isopores, copos e panos de prato

Ver opções de utensílios para cozinha >>

3. Organize o espaço do churrasco em casa

Para uma melhor mobilidade e segurança do churrasqueiro, é ideal organizar bem toda a área. Além de limpar, é importante deixar uma bancada ou mesa para colocar as bandejas ou recipientes para colocar a carne crua e os cortes já assados.

Um espaço para os temperos e os próprios utensílios vai tornar o processo mais rápido e sem imprevistos. Neste espaço, você também pode deixar os acompanhamentos, como saladas, guarnições, molhos e outros. Assim que o churrasco em casa for acabando, esses itens darão lugar às travessas de sobremesa, potes de sorvete e frutas.

4. Escolha entre grelha ou espetos

Essa escolha por grelha ou por espeto pode depender do gosto de cada um. Geralmente, as carnes menores e sem osso vão na grelha, enquanto as maiores são assadas no espeto. No caso dos espetos, recomenda-se que as partes menores sejam colocadas primeiro. Assim, as maiores que demoram mais a assar ficam na ponta, ou seja, mais próximas ao fogo.

5. Para servir com conforto 

O churrasco em si já é uma refeição despojada, sem compromissos com regras. Na hora de servir, mesas com design mais leve, como os modelos para área externa, são boas opções. Ao mesmo tempo, toalhas coloridas dão um tom divertido que acompanha essa atmosfera. 

Outra opção é usar mesas e cadeiras dobráveis, que são versáteis e facilitam ainda mais a organização da casa para o churrasco. Para acompanhar, lembre-se de reservar um espaço para deixar as bebidas. Um carrinho ou aparador que serve como um pequeno bar pode abrigar cervejas, sucos e refrigerantes. 

Leia também: Bar em casa – 6 dicas para montar o seu

Se fizer o churrasco na área externa, como quintal, varanda ou jardim, as plantas e o ar livre farão parte da decoração e ajudarão a completar o clima de leveza e diversão. 


Agora é sua vez: prepare seus utensílios, organize o espaço e coloque seus gostos como tempero especial para a ocasião. Por sua facilidade e praticidade, o churrasco é uma das refeições mais democráticas para se fazer em casa, atendendo desde os gostos mais sofisticados até os despojados. Incremente as dicas acima com seu toque e deixe o churrasco em casa ainda melhor.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.