Inspire-se com algumas composições para deixar este ambiente sempre arrumado e funcional


Mesmo sendo um dos ambientes mais utilizados da casa, o banheiro geralmente tem também o menor espaço disponível. Por isso, ao sentir a sensação de estar muito apertado, pode ser o momento de reorganizar.

Neste caso, manter esse espaço sempre arrumado pode ser desafiador. Porém, há diversas soluções e peças que podem tornar este cômodo em um verdadeiro espaço de autocuidado. Veja a seguir como seu banheiro pode ganhar espaço e charme com ideias funcionais.  

Prateleiras para otimizar espaço

O armazenamento de itens é um dos pontos chave para decorar banheiros pequenos. Aproveite o espaço nas paredes usando prateleiras ou gabinetes suspensos para guardar papel higiênico, toalhas e produtos de uso mais frequente. Instalar prateleiras que seguem até o topo do banheiro cria uma sensação de altura e maximiza as opções de armazenamento.

Nichos para decorar e organizar o banheiro

Pequenos nichos no box são alternativas de organização que, ao mesmo tempo, decoram. Além dos frascos de shampoo e condicionador, este vão pode receber um item decorativo que acompanhe o estilo adotado para o ambiente. Dessa forma, você pode deixar o banheiro mais espaçoso e relaxante. Outra possibilidade de usar os nichos é colocá-los próximos  à pia, fazendo o papel dos armários e deixando os itens mais usados sempre à mostra.

Composição de armários

Se a pia estiver em um espaço mais isolado, a instalação de gabinetes integrados pode ajudar a otimizar o ambiente. Esta é uma maneira de compor um ambiente harmonioso, clean e até mesmo sofisticado. Sobre ele, kits para bancada dão um toque de design e mantêm itens pessoais organizados. Esta é a oportunidade ideal para fazer o canto para maquiagem ou relaxamento com aromatizadores e incensos.

Charme e versatilidade com cestos para organizar o banheiro

Uma forma delicada e prática de organizar banheiro pequeno é usando cestos. Tente colocar sob a pia para colocar artigos de toalete ou toalhas enroladas. Os modelos em fibras naturais adicionam um toque rústico à decoração e deixam o espaço ainda mais acolhedor. Já os organizadores em tons mais escuros incrementam o visual com um ar moderno.

Bônus: Use superfícies claras

Além das soluções físicas que você pode levar para seu banheiro, alguns efeitos podem tornar esse espaço mais amplo e agradável. Usar superfícies claras criam a sensação de que o espaço é aberto e arejado, lembrando um relaxante spa.

Os tons mais claros, que incluem o branco, gelo e bege por exemplo, ajudam a organizar o banheiro a partir de um aspecto clean e minimalista. Para um toque de personalidade, acrescente cores vivas nos acessórios da bancada, uma prateleira ou no papel de parede – modelos com listras verticais dão a impressão de que o banheiro é maior. De toda forma, tente evitar potencializar demais esses detalhes para não ficar exagerado.

Um material que também traz esse efeito de claridade é o vidro, que pode ser uma prateleira e mais comum, no espaço de banho. Evite dividir o espaço com tapetes entre áreas, criando uma linha contínua que amplia o banheiro visualmente.


O banheiro pode ser um ambiente desafiador para ser organizado, mas com soluções simples e acessíveis essa tarefa se torna prazerosa. O que poderia ser apenas um espaço funcional, se torna um ambiente de relaxamento e harmonia.  Aproveite as soluções de acordo com o espaço disponível e compartilhe a nova versão do seu espaço conosco usando a hashtag #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.