Na hora de organizar joias como brincos, pulseiras e colares, algumas dicas podem te ajudar a manter seu porta-joias sempre em ordem.


Para manter acessórios em bom estado por um longo tempo, sejam joias, semijoias ou bijuterias, é importante ter cuidado no armazenamento. Guardar as peças da maneira adequada contribui para que elas se mantenham conservadas por muito mais tempo. Peças como brincos são ainda mais delicadas e precisam de atenção especial.

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Além disso, manter as jóias e bijuterias sempre em ordem garante praticidade e economia de tempo na hora de escolher qual acessório usar. Por isso, separamos algumas dicas de como organizar joias de maneira prática.

Organização com estilo

Peças com design criativo podem ser deixadas à mostra como parte da decoração do quarto ou closet. Elas aliam a beleza das joias à praticidade de tê-las sempre em mãos. Os colares, por exemplo, que possuem dimensão maior em comparação aos demais acessórios, são excelentes para decorar. Se você gosta de um ambiente colorido, é possível escolher peças de tons distintos, deixando-as totalmente expostas.

Porta-joias com ganchos são ótimas opções para evitar a formação de nós em colares e pulseiras. Coloque-os sobre as prateleiras ou na penteadeira do quarto.

Veja opções de porta-joias >>

Como organizar brincos

Quem é adepto do estilo mais clássico, pode apostar em modelos tradicionais para armazenar os brincos, com tampa ou pequenas gavetas. O fato da maioria dos brincos terem proporção relativamente menor em comparação a pulseiras e colares permite que sejam distribuídos de forma totalmente ordenada e fiquem bem à mostra.

Uma excelente opção são os porta-joias forrados com tecidos suaves, como o veludo, pois ajuda a manter as peças intactas, evitando riscos e desgastes da pedraria e do metal.

Para manter principalmente as peças pequenas organizadas, uma caixinha nem sempre é suficiente, especialmente se a coleção tiver um grande número de itens. Nesse caso, aposte em cômodas e mesas de cabeceira com gavetas, capazes de acomodar cada tipo de acessório. Além dos brincos, há espaço para organizar colares, anéis, pulseiras, óculos e relógios.

Organizar joias em gavetas

Caso opte por usar as gavetas da sua própria cômoda ou criado para organizar joias, você pode investir em separadores de peças íntimas. Eles podem abrigar cada acessório em um nicho, criando um visual organizado e prático. Confira as dicas para deixar os brincos separados e bem organizados:

  • Colocar um pedaço de espuma no fundo do porta-joias e espetar os brincos;
  • Usar mostruários próprios para brincos;
  • Recortar um pedaço quadrado de feltro e fazer um expositor, deixando todos os brincos ali espetados;
  • Usar saquinhos individuais de veludo para acomodar cada par.

Como arrumar colares?

Quem tem colares fininhos e de tamanho menor sabe muito bem o quanto eles enrolam facilmente quando estão jogados em uma gaveta. Da mesma maneira, os colares maiores e com pedras podem danificar se não estiverem bem armazenados, inclusive em porta-joias.

Por isso, destacamos algumas alternativas e inspirações que vão te ajudar a encontrar formas de como organizar:

  • Um cabide de parede pode ser uma ótima opção para organizar as peças mais longas. Aproveite para colocá-los próximos à cômoda ou guarda-roupa.
  • Reserve um cantinho do quarto destinado especialmente para a beleza. Sobre a bancada, disponha as maquiagens e, para organizar as bijuterias, escolha ganchos de parede que complementem a decoração.
  • Alguns espelhos já contam com ganchos posicionados nas bordas.
  • Deixar os colares maiores e delicados dentro de plásticos transparentes, próprios para armazenar acessórios;
  • Usar um suporte específico para pulseiras, que é ótimo também para dar um toque a mais na decoração.

Veja também: 5 ideias para organizar guarda roupa e closet

Embora simples, essas dicas são essenciais para facilitar o seu dia a dia e contribuir para que você diversifique o máximo possível os acessórios usados. Afinal, quando não há organização, muitos dos objetos acabam caindo em desuso, pois não são vistos com frequência. Essa também é uma boa oportunidade para doar ou descartar aquelas peças que não combinam mais com o seu estilo estão ficando de lado por meses.

Se precisar adquirir móveis e organizadores, encontre na Tok&Stok diferentes opções de porta-joias, caixas, gaveteiros, mesas de cabeceira e outros itens para te ajudar na organização.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.