Confira dicas de como acomodar os calçados em sapateiras tradicionais ou criativas sem perder espaço.


Cada modelo de sapato precisa de cuidados especiais na hora de armazenar. Quando há muitos pares e pouco espaço disponível, é preciso de criatividade para mantê-los sempre organizados. Para te ajudar nesse processo, listamos algumas ideias e modelos de sapateiras e dicas para organizar sapatos.

Existe uma série de sapateiras disponíveis (com espelho, estreitas, empilháveis, com portas basculantes, etc.) e cada opção pode ser usada para um tipo de necessidade e estilo de decoração, para que nos mais diferentes espaços seja possível contar com algo que facilite a organização dos calçados.

Antes de ficar por dentro de todas as ideias de sapateiras, é hora de reservar um tempo e aplicar estas cinco dicas:

Ideias de sapateiras e como organizá-las:

1. Pratique o desapego! Não há necessidade de manter aquela sandália que não sai da caixa há tempos.

2. Não é indicado dobrar botas de cano longo, pois podem sofrer deformações. Utilize acessórios, vendidos em lojas especializadas, que não permitem que isso aconteça. Outra boa dica é colocar papel amassado ou algo que faça volume dentro da bota.

3. Separe os calçados por intensidade de uso: os que são utilizados com maior frequência podem ficar em lugares de fácil alcance.

4. Caixas são indicadas se há espaço disponível para acomodar todos os calçados. Prefira modelos transparentes que facilitam na hora de identificar os pares.

5. Separe por estação: sapatos fechados e botas podem ficar mais acessíveis durante o inverno. Além de organizar, esta dica economiza tempo na hora de escolher o que usar.


Como higienizar e conservar os sapatos

Além de ideias de sapateiras, é importante conhecer maneiras de higienizar e conservar um sapato. Uma dica importante é não guardar calçados antes de limpá-los, assim, você evita surpresas desagradáveis na hora de colocar e ainda contribui para a conservação das peças.

1. Antes de guardar o calçado, passe um pano seco e deixe-o em local ventilado por alguns minutos.

2. Mantenha acessórios para a limpeza como talco, escova, graxa e spray, próximos.

3. A exposição constante ao sol pode manchar calçados, prefira deixá-los secando longe de janelas e portas de vidro.

4. Hidrate calçados de couro com três gotas de óleo de amêndoas e retire o excesso usando uma flanela.

5. Aplique impermeabilizante em sapatos de camurça para evitar manchas.


Modelos de sapateira para cada ambiente

Para espaços compactos, uma sapateira de parede pode ser a melhor solução. Ela é prática e pode ser fixada atrás de portas, mantendo os calçados organizados sem ocupar muito espaço. Ela costuma suportar até 5 kg de carga.

Ver opções de sapateiras de parede >>


Sapateiras modulares

Sapateiras empilháveis ou modulares permitem que a estrutura seja montada de acordo com a necessidade, combinando vários módulos. Ela é perfeita para ser colocada próxima à porta de entrada, para receber o calçado de convidados, ou na lavanderia.

Ver opções de sapateiras empilháveis >>


Sapateiras com porta

Sapateiras com porta basculante possuem vantagens como facilidade na hora de abrir e oferecem proteção aos calçados. A quantidade que pode ser acomodada depende do tipo e tamanho dos sapatos.

Ver opções de sapateiras com portas >>


Prateleiras reguláveis

Para você que quer ideias de sapateiras, as sapateiras com prateleiras reguláveis são ótimas para guardar diversos tipos de calçados: seja a bota que não pode ser dobrada, o salto altíssimo ou o chinelo que não precisa de muito espaço. Modelos estreitos são ideais para ambientes compactos, pois podem receber muitos calçados graças ao grande número de prateleiras. A abertura por completo das portas permite uma boa visão de todos os pares.

Ver opções de sapateiras >>


Sapateiras com espelho

Sapateiras com espelho são versáteis e contribuem com a decoração do ambiente. Além de guardar os calçados, também podem ajudar a criar a sensação de amplitude no quarto ou espaço que estiver posicionada.

Ver opções de sapateiras com espelho >>


Reserve um lugar especialmente para guardar calçados. Nesse caso, é possível customizar o espaço com diferentes alturas de prateleiras para acomodar diferentes modelos. Lembre-se de seguir todas as dicas de organização e limpeza, pois elas valem tanto para sapateiras quanto armários.

Agora que você já conhece as principais dicas para organizar os sapatos e tem informações para identificar qual sapateira melhor se encaixa com o que você precisa, aproveite para conferir nosso post com Ideias para arrumar armários e closets. Depois de estar com calçados e roupas organizados, será ais simples e rápido escolher o que vestir no dia a dia.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.