Do ambiente aos hábitos: Veja dicas que vão tornar seus dias de home office mais produtivos e agradáveis


Já comum no mundo inteiro, o home office é uma modalidade de trabalho que virou realidade graças à transformação digital e a necessidade em meio à pandemia. A atuação remota facilitou a vida de muitos, mas também pode ser um desafio quando falamos sobre produtividade e organização.

A nossa concentração pode depender de muitos fatores, e em casa, isso pode ser menos simples do que parece. Para que isso não se torne um problema, criamos este guia com dicas práticas que vão impulsionar sua produtividade no home office e deixar seus ambientes agradáveis tanto para trabalhar, como para viver.

Otimize seu espaço

Nos escritórios convencionais, uma série de elementos tornam os ambientes propícios para a produtividade. Os móveis, a iluminação e até a temperatura. No home office, tudo isso também é importante, por isso você precisa preparar seu espaço com atenção.

A escolha do espaço para montar seu home office é o ponto de partida para garantir produtividade na sua rotina de trabalho. Mas ele não precisa ocupar o espaço de uma atividade que você já faz, como assistir TV ou meditar na varanda.

Essa é a hora de usar sua criatividade e encontrar um cantinho que pode ser aproveitado em casa. Observe se existe algum espaço entre móveis ou identifique uma nova configuração de peças para encaixar seu home office. Pode ser um desafio no início, mas quando tudo estiver no lugar, vai valer a pena.

Garanta boa luminosidade

A claridade de um ambiente pode ser definitiva na produtividade no home office. Um espaço bem iluminado possibilita uma rotina de trabalho menos cansativa e saudável, já que pode evitar cansaço nos olhos e o esforço mental que um ambiente escuro pode causar.

O ideal é que você fique próximo de luz natural, que além de iluminar é capaz de ajudar no seu humor. Mas, se o seu espaço de trabalho caseiro não recebe luz do sol, é hora de investir em iluminação artificial com luminárias de teto e, se necessário, luminárias de mesa para garantir luz de tarefa. Saiba tudo o que você precisa antes de escolher a peça ideal neste post.

Decoração funcional

Não é porque você está montando um espaço de trabalho que ele não precisa estar bem decorado e inspirador. Inclusive, deixá-lo personalizado com adornos e plantas é uma forma de deixar você feliz e bem-humorado até quando está trabalhando. Por isso, invista em uma decoração que dá identidade ao seu home office.

Porta-retratos, quadros, plantas e esculturas são algumas ideias que você pode levar para o seu espaço de trabalho. E para deixar ainda mais autêntico, até mesmo os organizadores de objetos, mouse pads e agendas podem ser temáticas para deixar cada detalhe com a sua cara.

Espaço arejado

A temperatura de um ambiente é outro fator que impacta diretamente na produtividade. Enquanto ambientes com temperaturas muito baixas tendem a dificultar o raciocínio, a movimentação das mãos e até desencadear problemas respiratórios, um espaço com altas temperaturas pode deixar as pessoas mais irritadas, dificultando a concentração e aumentando a chance de tomadas de decisões equivocadas.

Nesse cenário, escolha um espaço para seu home office que seja bem arejado para os dias quentes, mas também seja aconchegante e fique aquecido nos dias frios para garantir o equilíbrio e o conforto térmico do ambiente. Segundo norma do Ministério do Trabalho, a temperatura ideal para ambientes de trabalho deve ficar entre 20 e 23 graus, variando de acordo com a estação.

Invista em práticas de ergonomia

Pensar em um ambiente ergonômico envolve uma série de práticas fundamentais para nos deixar confortáveis durante o período de trabalho. Mais do que isso, elas são importantes para a saúde do nosso corpo, já que passamos longas horas no mesmo espaço para produzir. No home office, é essencial ficar atento a alguns fatores que também vão impactar na produtividade.

Móveis ergonômicos

Não é porque você está trabalhando de casa que seu espaço será improvisado no sofá ou até na cama. Os móveis para home office precisam ser voltados para a prática do seu ofício e preparada para que você não tenha incômodos no corpo.

É muito importante analisar todo o entorno para criar um ambiente propício para suas tarefas. Para começar, além de escolher uma mesa e cadeira de escritório adequadas, elas precisam estar na altura certa para você. Verifique se seus pés estão bem apoiados e se seu pescoço se mantém ereto durante o dia.

Postura e mobilidade 

Sua postura também pode influenciar na sua produtividade no home office. Fique atento ao movimento das suas costas e como você fica sobre a cadeira. Deixe também um bom espaço para a mobilidade da sua cadeira e para circular durante o dia. Isso é essencial para fazer o sangue circular e manter as pernas em movimento.

Acessórios que complementam

O que seria de um espaço sem os pequenos detalhes? Assim como em qualquer ambiente, os acessórios para home office também contribuem para impulsionar a produtividade, já que tornam a rotina mais prática e funcional.

Não apenas os itens de informática e mídia, como monitores externos, caixas de som e fones de ouvido, também itens de papelaria e organizadores são fundamentais durante a jornada de trabalho. Nesse cenário, agendas e post-its são grandes aliados das anotações digitais, enquanto peças como porta-lápis, lixeira, arquivos e gaveteiro facilitam o seu dia a dia.


Independente de como você trabalha em casa, buscar por boas condições e por produtividade no home office é imprescindível para você ter um bom desempenho e alcançar bons resultados. Além das dicas acima, não deixe de cuidar da saúde fazendo exercícios físicos, se alimentando de forma saudável e cuidando bem do sono. Tudo isso colabora para uma jornada de trabalho mais dinâmica e harmoniosa.

Encontre na Tok&Stok todos os itens que você precisa para deixar seu home office do seu jeito.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.