Montamos uma lista especial que vai guiar suas futuras compras para decorar a sua casa


Quando pensamos em mobiliar um apartamento pela primeira vez, nem imaginamos quanta diferença deve fazer alguns acessórios. Cortinas, por exemplo, não devem ser vistas como complemento para os cenários. Na verdade, na maioria das vezes elas se fazem bastante necessárias. E já que precisamos investir em peças de qualidade, que atendam bem às nossas necessidades, por que não investir nos modelos de cortina colorida disponíveis na Black Friday?

Como usar uma cortina colorida na decoração da casa

Sabe por que as cortinas são tão importantes na decoração de interiores de apartamentos? Pois bem, em primeiro lugar, elas ajudam a controlar a entrada de luz e ventilação natural nos ambientes. 

Segundo, e mais importante, devem bloquear a visão dos vizinhos para dentro do imóvel. Isso é algo bastante comum em unidades que ficam mais ao alto, perto de outros blocos de construção e com janelas sem fechamento de persianas ou venezianas.

Como andar confortavelmente pela casa sabendo que você será visto de fora? Como curtir aquele filme à noite com a sua família com a luz da rua clareando o ambiente e quebrando aquela sensação gostosa de ‘cinema em casa’? Como amenizar a temperatura dos ambientes, diminuindo a necessidade da utilização de ventiladores e ar condicionados para climatização? E como enriquecer a decoração dos cômodos? A resposta é: com cortinas.

1. Cortinas neutras e cortinas coloridas

As cortinas neutras cumprem bem a função de barrar a entrada de vento e luz natural nos ambientes. Contudo, elas nem sempre se destacam das paredes, deixando a decoração monótona demais se o ambiente tiver os mesmos tons. 

Um recurso é apostar em um tom de tecido levemente mais escuro que as demais superfícies ao redor e também usar varão e ilhós em cor ou tom em intensidade oposta – no caso, escuro.

O bom das cortinas lisas e de cores neutras – como bege, branco ou areia – é que combinam com qualquer decoração, de qualquer estilo. 

É muito difícil errarmos a compra, não importando se a peça é uma cortina franzida, rolô ou romana, por exemplo. E mais tarde, se você quiser, pode deixar essas peças de fundo e colocar em frente camadas de tecidos coloridos, como bandô, cortinado, xale e outras.

As cortinas em cores mais vivas são mais difíceis de serem combinadas com a decoração. Quando fechadas, se tornam um grande painel chamativo. Por isso, é algo que precisa ser estudado com muita atenção, para não comprometer o resto da produção da casa.

O ideal é que, quanto mais escura for a cor da cortina, mais claros tenham que ser seus ilhós, varões e suportes. Tente combinar a peça com outros itens com tecido presentes na decoração. 

Por exemplo, almofadas, colchas, mantas e até tapetes, como se tudo isso fosse um conjunto comprado pronto. Estes objetos podem ter as mesmas cores e estampas diferentes ou a mesma estampa e cores diferentes – tendo como fundo móveis e revestimentos neutros.

2. Cortinas simples e cortinas com forro

As cortinas simples são compostas de uma só camada. Quanto mais fino e mais espaçadas forem as fibras do tecido, menos luz a cortina irá barrar, servindo apenas como um leve filtro e barreira visual – como as cortinas de voil. Mas também existem as cortinas simples de tecido mais pesado, de fibras mais fechadas, que barram mais o sol – como é o caso do linho. Contudo, podem aquecer mais o ambiente também, impedindo a passagem de vento.

Uma solução mais acertada é investir em cortinas de duas camadas, cortina e forro. A camada de cortinado pode ser mais leve e fina. Para o forro, são indicados tecidos como gabardine, microfibra, poliéster, tergal, tafetá, tricoline, entre outros. 

Leia também: Cortinas ou persianas? Saiba como escolher
Leia também: Conheça as diferenças entre os principais tipos de sofá
Leia também: Trailer Tok&Stok: Inspire-se para decorar pequenos espaços

Mas a melhor solução do mercado, sem dúvidas, é o blecaute, feito da mistura do poliéster e PVC, que barra quase 100% da luz – perfeito para o calor ou até mesmo o frio que vem da janela.

Para áreas de cozinha e lavanderia, cortinas simples, como rolô, são suficientes. Salas de estar e jantar já podem receber cortinas simples com reposteiro. Quartos de casal, cortinas leves, com cortinado pesado e forro. Quartos infantis, cortina leve e forro. Já home offices e quartos de hóspedes uma combinação de persiana simples e cortinado. Ficam, aqui, as nossas sugestões.

3. Cortinas com desenhos geométricos

Depois das cortinas simples e lisas, de cores neutras, você encontrará, dentre as ofertas de cortina colorida, variados modelos de cortinas estampadas. 

Os desenhos geométricos combinam com diversos estilos de decoração moderna, incluindo o retrô, que está em alta e assim deve permanecer até 2023. Nesta linha, devemos citar principalmente os listrados e chevron – tipo zigue-zague.

4. Cortinas com desenhos florais

Muitos outros estilos de decoração são apontados como tendência para 2022. Para começar, o rústico moderno, com toques de natureza. Isso deve influenciar que muitas cortinas em fibras naturais mais marcantes sejam muito empregadas nas propostas. 

Ademais as cortinas com estampas florais – que, aliás, é um clássico para primavera-verão – em cores como rosa antigo, verde oliva, azul eclipse e amarelo dourado.

Leia também: Como fazer um piquenique em casa
Leia também: Varandas e jardins: 3 possibilidades para sua área externa
Leia também: Formas de integrar a varanda com a sala de estar

5. Cortinas com estampa tendência étnica

Para completar, as influências étnicas também voltarão com tudo em 2022 – assim como o retrô dos anos 60. Este tipo de cortina é bem mais impactante nas decorações. Também é mais difícil de ser combinada com outros elementos. 

Contudo, funcionam como um lindo e expressivo mural, com imagens que lembram os hippies e culturas exóticas, replicadas também em almofadas, forros de cadeiras e mais adornos.

São outros estilos de decoração onde você pode usar cortinas de estampas étnicas: oriental, boho, eclética, folk, country e romântico.


Opções não faltam e ofertas também, use todo seu bom gosto e escolha as cortinas perfeitas para sua casa.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.