Ambientes mais silenciosos podem impactar na qualidade de vida; Listamos algumas maneiras de garantir conforto acústico em casa


Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Principalmente nas grandes cidades, é comum lidarmos com ruídos externos, seja do movimento na rua ou da circulação de pessoas. Quem nunca precisou lidar com barulhos de obras durante uma chamada de vídeo no home office, por exemplo? 

Por isso, é importante valorizar o conforto acústico, que pode ser alcançado com peças acessíveis e alguns passos simples. Para te ajudar a criar espaços tranquilos e silenciosos, mostramos algumas maneiras de proporcionar maior isolamento acústico aos ambientes, impactando no seu bem-estar.

Madeira por todos os lados

A madeira está entre os materiais que absorvem o som e possibilitam conforto acústico, ou seja, possui características que fisicamente conseguem reduzir ruídos. Ao contrário do vidro e da cerâmica, por exemplo, que ampliam o som, a madeira pode contribuir para deixar o ambiente mais aconchegante e confortável, além de dar um toque de charme no visual.

Somada a outros elementos, o uso da madeira em chapas acústicas é um eficiente isolante acústico. Se a intervenção na estrutura não for possível, você pode se aproveitar dos móveis, como guarda-roupas, painéis de TV e estantes, encostando-os à parede. De toda forma, o conforto acústico pode ser relativo e é atingido com uma combinação de fatores que falamos a seguir.

Conforto acústico pelas janelas

As janelas são essenciais na casa para permitir a entrada de luz natural e para circulação do ar. Ao mesmo tempo, através delas também entra o som externo que pode afetar o isolamento acústico de um ambiente. Se os ruídos forem muito incômodos, vale considerar fazer a vedação das janelas – que precisam de manutenção periódica para atualizar o material que pode se desgastar com tempo.

As cortinas, principalmente blackout – que são mais espessas, também são ferramentas que ajudam a isolar um pouco mais o som no ambiente de forma variável. Elas podem ser trocadas periodicamente e ter seu tempo de abertura ou fechamento de acordo com a necessidade.

Pisos silenciosos

Assim como nas paredes, é possível usar acabamentos na estrutura do piso para garantir maior conforto acústico no ambiente. Para ajudar a isolar o som em pisos já aplicados, como porcelanatos e cerâmicas, o uso de tapetes é uma solução. Além de abafar o som de sapatos ou brinquedos, eles colaboram com a decoração e criam efeitos visuais. Um tapete longo colocado sob o sofá que se estende até o rack, dá a impressão de um espaço mais amplo. 

Leia também:
8 móveis indispensáveis para sala de estar pequena
Dicas de organização: Como ganhar espaço em casa
Como organizar a casa usando diferentes caixas decorativas

No quarto, os modelos mais peludos silenciam os passos e evitam o atrito da temperatura do corpo com o piso frio. Carpetes também são opções válidas para isolamento acústico, mas é preciso considerar a sua manutenção para evitar reações alérgicas ao longo do tempo pelo acúmulo de ácaros e pó.

Soluções de conforto acústico para área externa

Seja em uma varanda ou quintal, pode ser mais complicado manter espaços abertos mais silenciosos – mas ainda é possível amenizar barulhos incômodos. Além da opção de fechar varandas com placas de vidro, até mesmo as plantas podem ajudar no controle do som. Quanto mais volumosa e alta for a vegetação no espaço, mais bloqueio de ruídos ela pode trazer ao ambiente.

Em apartamentos ou áreas pequenas da casa, um jardim vertical é a solução ideal para contribuir com essa função, além de trazer maior aproximação com a natureza e seus benefícios. Para a melhor montagem, vale consultar um paisagista que poderá aliar o conforto acústico ao visual da melhor maneira possível.

Leia também:
Ideias para dividir espaços e recriar ambientes
5 móveis multiuso para otimizar pequenos espaços
8 itens para organizar o quarto com estilo


Seja no ambiente residencial ou corporativo, é importante analisar o espaço e sua estrutura para aplicar as melhores soluções de isolamento acústico. O conforto pelo controle do som possibilita uma vida com mais paz e tranquilidade no lar, além de proporcionar mais privacidade e maior produtividade no ambiente de trabalho. Encontre no #TokEmCasa mais ideias e soluções para deixar a casa sempre do seu jeito e as peças que se encaixam às suas necessidades na Tok&Stok. 

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.