Inspire-se com o Amarelo Illuminating e o Ultimate Gray, eleitas como as cores de 2021 pela Pantone® 

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Uma das formas de atualizar e redecorar os ambientes é apostar nas cores do ano. Eleitas pela Pantone® para 2021, os tons Ultimate Gray e Amarelo Illuminating podem juntas ou individualmente transformar os espaços, das paredes aos móveis. Além disso, cada uma delas pode compor com outras cores, levando sentidos e significados especiais para a atmosfera da casa.

Individualmente, as cores carregam personalidade e, de acordo com a Pantone®, sua combinação configura uma mescla de força, resiliência e esperança. Por isso, trazemos a seguir algumas inspirações de decoração com as cores eleitas para 2021 e quais efeitos elas levam para os ambientes.

Como decorar usando as cores do ano 2021

Cor do ano: Amarelo Illuminating para alegrar

O amarelo está aliado à vitalidade, alegria e comunicação. Usado nos acessórios, tem o poder de quebrar a sobriedade em um ambiente de cores neutras, como branco e bege, por exemplo. Por outro lado, nos móveis ele reforça a positividade própria da cor e pode ser vista de longe – o que pede certa cautela para evitar exageros na composição.

A personalidade dessa cor também inspira a imaginação e espontaneidade. Por isso, seu uso é bem-vindo na sala, no home office e na cozinha. Uma sala de estar amarela transmite sensação acolhedora e estimula a conversação, enquanto em um canto de estudos ou trabalho, o amarelo promove a criatividade e produtividade.

Ver produtos para decorar com amarelo >>

Ultimate Gray: Mais elegância com a cor do ano

O cinza escolhido pela Pantone® como cor do ano é um tom que traz elegância e versatilidade para decorar. Em um uso monocromático, ele ajuda na integração dos ambientes com sutileza e charme. Junto com outras cores neutras, como o bege e o branco, o cinza pode tornar o ambiente mais acolhedor. Por outro lado, ele também tem o poder de enaltecer outras cores.

O cinza pode ser usado como base para explorar uma decoração colorida. Assim, você pode investir na cor no sofá, estantes, rack e paredes, enquanto almofadas e itens decorativos se destacam no ambiente em outros tons como o azul, por exemplo. O cinza também reforça os tons alaranjados e amadeirados, deixando a decoração equilibrada.

Ver produtos para decorar com cinza >>

Cinza e amarelo: Combinação que transforma

Os dois tons escolhidos como Cores do ano 2021 também caminham muito bem juntos na decoração. Para contrastar no cinza, o amarelo deixa o ambiente mais vibrante e alegre.

Sob o mesmo ponto de vista, o amarelo colabora na composição de um ambiente leve e descontraído. Para dar um toque moderno, use acessórios no tom amarelo como detalhes e móveis que trazem conforto na cor cinza.

Amarelo e cinza também podem ser combinados com outras cores. Com o preto e branco, cria-se um tipo de degradê que suaviza os tons mais escuros. O preto está normalmente associado a neutralidade, mas também transmite autenticidade e mudança. A partir dele, os outros tons vão iluminando o ambiente mantendo a discrição.

Leia também: 3 tendências de decoração

Outras cores para decorar

As cores têm um grande poder de influenciar a atmosfera de um ambiente e até nosso estado de espírito. Por isso, cada uma emite uma sensação diferente, influenciando na transformação dos cômodos da casa. 

As cores também expandem e harmonizam ambientes, ajudam a integrar novos móveis e acessórios e podem ser o ponto de partida para a escolha do estilo que represente sua personalidade. 

Além das cores do ano e suas combinações já mencionadas, outras nuances também podem contribuir com a renovação da decoração. O azul é uma cor acolhedora e atemporal, que traz elegância ao ambiente quando usada em evidência ou combinada com outras cores para compor a decoração. Ambientes monocromáticos podem receber o azul em tons mais escuros, combinados com itens cobre.

Por outro lado, o rosa é uma cor romântica, que representa a união do céu e da terra e os sentimentos puros. Usada nos detalhes, deixa a decoração mais delicada e suave. Em contrapartida, o verde representa esperança e tranquilidade, bem-vinda para momentos de recomeço e novos ciclos.

Leia também: Como usar cor-de-rosa na decoração


Para quem quer começar a investir nas cores para decorar, os tons neutros são os mais indicados. Levar em conta a proposta dos espaços e a personalidade das pessoas é um ponto chave para explorar diferentes tons. Inspire-se com as cores do ano na Tok&Stok e encontre sua favorita.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.