Aprenda alguns critérios para escolher entre cortina ou persiana e as possibilidades para cada uma


Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Deixar a luz natural entrar pelas janelas é uma prática saudável, que traz energia e novos ares à casa. Ao mesmo tempo, é importante controlar essa luminosidade e amenizar a temperatura para garantir ambientes agradáveis e convidativos. 

Mesmo sem uma regra fixa para o uso de persianas e cortinas, é importante conhecer alguns dos seus usos e possibilidades, considerando as particularidades de cada espaço. Entenda as diferenças entre as peças para escolher a opção ideal para sua casa.

Ver opções de cortinas e persianas >>

Diferenças entre persiana e cortina

As diferenças entre persianas e cortinas podem ajudar na escolha. A principal delas é o tipo de material, que entre as cortinas prevalecem os tecidos, enquanto as persianas são encontradas em madeira, alumínio, plástico e outros. 

As cortinas de tecido oferecem maior privacidade, controle de luz e filtram a poluição, além de deixar um aspecto mais aconchegante e intimista no ambiente. Elas podem ser de linho, gaze, viscose e poliéster, ou uma combinação de diferentes matérias-primas em um único tecido. 

Há também as cortinas de tecidos orgânicos, como algodão, que como desvantagem não aguentam muito a luminosidade da janela. Já os tecidos sintéticos são duradouros e acessíveis quando comparados com os naturais.

Já as persianas são fáceis de instalar, de limpar e ocupam pouco espaço. Elas dão um ar mais moderno aos ambientes, além de serem leves e resistentes. Os modelos rolô (ou roll) são preferidos por ficarem enrolados em cima da janela de forma discreta, agregando design funcional em ambientes de diferentes estilos e tamanhos.

Leia também: 15 dicas para escolher cortinas

Ambientes para usar a cortina

A característica acolhedora e confortável das cortinas levam seu uso para alguns ambientes específicos – ainda que isso não seja uma regra. Elas têm mais valor estético que as persianas e ajudam a compor ambientes clássicos, de estilo rústico ou romântico. Da mesma forma, as cortinas agregam estilo e se impõem na decoração.

Pensando nisso, elas são bem-vindas na sala de estar e no quarto, cômodos que pedem por maior privacidade e bem-estar. As versões de blackout bloqueiam a luminosidade e são ideais para descansar até o horário desejado. Dependendo do layout, os lavabos também podem ter cortinas mais curtas para decorar de forma delicada.

Usos da persiana em casa

A versatilidade da persiana a leva para ambientes tão práticos quanto ela. Na cozinha, ajuda a filtrar a luz e é mais fácil de limpar que as cortinas – caraterística importante, já que acumula gordura ao longo do tempo. No quarto das crianças também é uma opção bem-vinda, pela modernidade que leva ao visual e seus materiais hipoalergênicos, ideais para quem tem problemas respiratórios.

A rolô preta, por exemplo, é um modelo contemporâneo e que permite ver bem o lado de fora ao ficar contra a luz do sol.

Leia também: 21 dicas de decoração para 2021

Cômodos pequenos: Cortina ou persiana?

O tamanho do ambiente pode ser um fator decisivo na escolha entre persianas e cortinas. Em cômodos grandes, a cortina pode dar um ar mais intimista e acolhedor. Mesmo assim, se posicionada próxima ao teto e seu tecido for até próximo ao piso, também aumenta visualmente o pé direito do ambiente.

Já em espaços pequenos, a persiana pode ser uma opção melhor por ocupar menos espaço que as cortinas. Além disso, elas permitem maior passagem de luz com as versões de tecido claro, aumentando a visibilidade do ambiente e a sensação de que o cômodo é mais amplo. 


As diferenças e possibilidades de uso de cortinas e persianas podem ajudá-lo na escolha, mas considere também o estilo do ambiente que está decorando. As preferências pessoais, necessidades do espaço e o valor de cada peça são critérios importantes para levar em conta na hora da compra. 

Inspire-se com esses e outros conteúdos exclusivos do blog #TokEmCasa e conheça as opções da Tok&Stok para renovar seus espaços.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.