Confira algumas dicas de transporte e armazenamento dos alimentos para buscar uma cozinha sustentável


Muitas vezes não temos conhecimento do quanto nossos hábitos alimentares podem impactar no meio ambiente. Por isso, manter uma alimentação saudável e sem desperdícios é uma das formas de ter uma cozinha sustentável, ajudando na preservação dos recursos naturais e da saúde. 

Um estilo de vida que valoriza a sustentabilidade envolve algumas mudanças na compra, transporte e armazenamento dos alimentos, melhorando nossa relação com eles de forma consciente, o que pode gerar economia e bem-estar a longo prazo.

Em síntese, durante a busca por este estilo de vida, é natural a escolha por produtos orgânicos e artesanais que podem demandar certos cuidados no dia a dia da cozinha. Assim, cestos, embalagens e compartimentos específicos podem ajudar a manter a vida útil dos alimentos e trazer benefícios para quem consome e quem produz, ao valorizar cada produto. 

Neste post, conheça algumas maneiras de acrescentar novos hábitos mais conscientes aos que você já tinha ou começar a fazer pequenas mudanças em casa, usando menos descartáveis e produzindo menos resíduos para ter uma cozinha sustentável.

Maneiras para ter uma cozinha sustentável

1. Dar preferência a pequenos produtores

Escolhas sustentáveis começam no momento da compra dos alimentos. Dar preferência a produtores locais e comprar apenas o necessário são atitudes que fazem grande diferença na sustentabilidade de uma forma geral.

Geralmente, os produtos de mercados da região são mais saudáveis e não incluem processados, que são prejudiciais à saúde. Assim também, você evita gastos de energia com preparos mais elaborados desses alimentos.

2. Abrir mão de plásticos para uma cozinha sustentável

Diminuir o plástico de uso único é um dos principais objetivos do consumo consciente atualmente. Dessa maneira, usar sacolas e recipientes reutilizáveis é uma forma de repensar as escolhas para uma cozinha sustentável. Neste caso, sacolas de feiras podem acomodar folhas, ervas, temperos e outros itens em inúmeras compras de alimentos.

Sacolas de tramas também são opções para transporte que mantém os alimentos longe do contato com plástico e em ambiente aberto em todo o processo – da compra ao consumo.

Leia também: Ideias funcionais para organizar a cozinha

3. Armazenamento consciente dos alimentos

O armazenamento correto dos alimentos faz com que eles durem mais, deixem a cozinha organizada e ajudam a evitar desperdícios. Ao usar embalagens bio e reutilizáveis você descarta menos resíduos e leva mais comodidade para sua cozinha.

Bioembalagens laváveis entram no lugar do plástico filme e do papel alumínio, embalando frutas e legumes cortados ou vedando travessas e potes sem tampa. Você pode encontrá-las em versões feitas de algodão e materiais que podem ser compostadas ao fim de sua vida útil. 

Outra opção para armazenamento dos alimentos em uma cozinha saudável são sacos fechados à vácuo, que retiram o ar e a umidade dos alimentos, mantendo seu processo de amadurecimento por mais tempo.

4. Manter os alimentos à vista

A compra do que é essencial é importante para evitar desperdícios, mas é comum acabar esquecendo uma coisa ou outra depois de guardar todos os alimentos. Dessa forma, mantê-los à vista na cozinha pode garantir que eles sejam consumidos dentro do prazo de validade.

Para esta tarefa, cestos de madeira e metal podem ser o repositório de frutas de consumo imediato e legumes. Além disso, eles também compõem a decoração da cozinha de uma forma charmosa e de estilo rústico.

5. Cozinha sustentável: dos utensílios à decoração

Para um processo completo de sustentabilidade na cozinha, cada detalhe faz a diferença. Porém, isso não significa que a decoração precisa ficar de lado. Opções de utensílios em madeira reflorestada, bambu e outros materiais reciclados levam um aspecto suave e delicado ao ambiente enquanto ajudam na preservação do meio ambiente.

Pratos e recipientes com estampas temáticas completam o visual juntamente com a nova escolha de alimentos. Itens de vidro substituem garrafas de plástico como a suqueira, que deixa bebidas à disposição o tempo que for necessário.

Para manter este uso consciente de recursos, procure adotar novas rotinas à limpeza, deixando as louças e utensílios de molho, reutilize a água nas plantas e tente criar uma horta caseira.


Estas são apenas algumas dicas que você pode acrescentar ao seu dia a dia para ter uma cozinha sustentável. Tente ampliar novas atitudes diariamente, ainda que pequenas, para grandes resultados na economia, no bem-estar e no futuro do planeta. Compartilhe também o que você faz para ter hábitos sustentáveis no Instagram usando #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.