Confira um modelo de cronograma do casamento de tarefas até o grande dia

Ter um cronograma do casamento é uma das formas de chegar no grande dia com muita tranquilidade. Ao mesmo tempo, são muitos os detalhes a serem definidos até a data e o receio de deixar alguma coisa passar desapercebida é bastante comum. Por isso, se organizar com antecedência é fundamental para chegar no dia do casamento com tranquilidade e iniciar a nova vida a dois com tudo sob controle.

Entre os preparativos, a criação da lista de casamento é igualmente importante para a programação. Seja para uma casa nova ou em uma que os noivos já morem, a escolha dos móveis, utensílios e itens de decoração faz parte do processo. Ao cuidar disso com antecedência, os convidados também são beneficiados para escolher seus presentes com calma.

Sendo assim, preparamos uma sugestão de cronograma do casamento mês a mês para o planejamento do seu grande dia ser tranquilo e descomplicado.

Para se organizar: Cronograma do Casamento

1 ano antes: Definições importantes

Primeiramente, o casal precisa definir o orçamento disponível para investir na cerimônia e celebração do casamento. Isso inclui as despesas para a casa nova ou da possível renovação de móveis e acessórios, caso já vivam juntos. Com essa informação, a data vem em seguida, sendo no mínimo um ano após o início dos preparativos para que tudo seja feito com tranquilidade.

A quantidade de convidados também é um item a ser conversado com antecedência, pois a partir dele outros detalhes serão estabelecidos, como: o local da cerimônia e festa, contratação dos profissionais de decoração, mobiliário e iluminação, assessoria e escolha do serviço de foto e filmagem.

Gradualmente, dê início à montagem do enxoval para garantir peças novas e com a cara do casal antecipadamente – considerando itens que serão recebidos com a Lista de Presentes de Casamento.

Leia também: Lista de Casamento – Os favoritos para a casa nova

11 meses: Detalhes que fazem a diferença

Se desejarem ter serviço de bar na festa, este é o momento de pedir orçamentos e reservar um fornecedor. Também reveja a lista de convidados para dar início à versão definitiva.

10 meses no cronograma do casamento

É hora de contratar DJ e/ou banda e demais músicos para a cerimônia e festa. Estes profissionais trabalham com datas bem distantes, por isso é bom garantir logo no início. Busque também pelo celebrante da cerimônia, caso não seja uma figura religiosa. Nesse período, comece a preparar a lista de convidados definitiva.

Outra dica para esta etapa do cronograma do casamento é a pesquisa de locais para a lua de mel. É interessante deixar algumas opções até a decisão final, enquanto o casal estuda as características que deseja para este momento. 

Por fim e não menos importante, coloque entre as pesquisas o vestido de noiva e o dia dos noivos, que consiste na preparação de cabelo, maquiagem e bem-estar do casal no grande dia.

8 meses

Nesse período, verifiquem se há a necessidade do casal participar de algum curso para noivos. Depois das pesquisas no mês anterior, essa é a hora de fechar o vestido de noiva. Esta é uma etapa importante do cronograma do casamento e tomar a decisão com antecedência pode trazer ainda mais tranquilidade ao longo dos meses até a data.

Aproveita para pesquisar modelos de convites, cores e temas para a identidade da cerimônia e festa. Essa tarefa é mais uma que pode ser feita a dois, para refletir a personalidade de ambos na celebração do casamento.

7 meses

Antecipadamente, é tempo de contratar ou finalizar os convites de pais, padrinhos, damas e pagens para que a entrega seja feita a partir do próximo mês. Entre os preparativos, inicie o processo de escolha de identidade visual do evento para os convites dos convidados, menus de mesa, tags para kit toaletes etc. 

Nessa fase, dê inicio a montagem do site do casal, caso queiram ter um. Dessa forma, ao aliar este espaço virtual à lista de casamento vocês facilitam a interação dos convidados e a compra dos presentes.

Leia também: Itens que não podem faltar na lista de casamento

6 meses: decisões importantes para cronograma do casamento

É hora de começar tornar todos esses planos públicos para os personagens da cerimônia. Faça o convite pessoalmente a padrinhos, damas e pagens. Se quiser, inclua um mimo para cada um deles, por serem pessoas que vão testemunhar mais de perto esta celebração única para o casal. Itens como aroomatizadores, toalhas e itens de decoração podem ser ideias de lembranças para esse momento.

Outro ponto importante nessa etapa do cronograma do casamento é a conclusão da lista de convidados. Reveja se todas as pessoas imprescindíveis para o casal estão na lista para começar a personalizar os convites. 

Com o número exato de convidados, defina o cardápio para a festa considerando a quantidade de pessoas; se preferem um jantar completo, finger foods ou outro formato de alimentação. Bolo, doces e bem-casados também são escolhidos nesse período, com tempo suficiente para degustações e aprovações.

As alianças também são itens recomendados para compra ou ajustes seis meses antes. Se for feita alguma gravação ou inserção de joia, o tempo não se torna um inimigo. Também é tempo de definir o roteiro da lua de mel e verificar a documentação para o casamento civil, verificando se há a necessidade de atualização na certidão de nascimento.

4 meses: fechar a lista de presentes

A esta altura, os convites dos convidados já podem ser encomendados. Antes de enviar para impressão, não esqueça de revisar data, horário e texto. É importante também revisar a lista de convidados.

Neste período, aproveite para fechar a lista de presentes. Na Tok&Stok, o casal pode criar sua própria página personalizada com foto, escolher um ambiente para receber em cotas do espaço ou em vale-presentes e um bônus de 10% sobre o valor total dos presentes da lista a ser usado em produtos da loja ou site. Além disso, o casal garante a primeira entrega e montagem sem custo.

Da mesma forma, todas as sugestões de presentes ao casal são separadas por estilo para ficar fácil encontrar o que mais combina com os noivos. E por fim, um checklist mostra tudo o que já foi incluído e o que falta na Lista de Casamento. 

Outro detalhe para esta fase é a compra do sapato dos noivos e o traje que o noivo vai usar. As definições de identidade visual e cores para a cerimônia para essa escolha são importantes, mas o traje ideal é aquele que tem a cara do noivo.

Conheça a Lista de Casamento Tok&Stok >>

A 3 meses do grande dia

Este seria o úlltimo prazo para encomendar os convites, caso ainda não tenha feito. Do mesmo modo, aproveite para comprar lembrancinhas, topo de bolo, kit banheiro e kit de festa. É tempo de fazer a prova do vestido juntamente com o sapato escolhido, definir os acessórios, apliques, jóias e véu. Escolha também seu buquê, levando em consideração seus gostos pessoais e significados importantes para você.

Definam a roupa dos padrinhos e pajens, considerando a identidade visual do casamento. Entre os preparativos dessa etapa do cronograma do casamento, pense em hospedagens para convidados que são de fora da cidade, se for o caso. Outra dica é agendar exames de rotina para ver se está tudo sob controle com a saúde. Dependendo do roteiro da viagem de lua de mel, verifique se há a necessidade de tomar alguma vacina.

A três meses do grande dia, é hora de ir ao cartório dar início ao processo de habilitação do casamento civil. Como é um processo de documentação, este é um tempo saudável para deixar tudo em ordem antes da cerimônia. 

Aproveite para chamar as amigas e família para definir os detalhes do chá de cozinha, bar ou lingerie. Estas pequenas celebrações ajudam a tranquilizar os noivos antes da data, além de angariar presentes para o casal. Uma festa em casa é bem-vinda para este momento de transição e conquista.

 2 meses: Etapa crucial do cronograma do casamento

Se há convidados que moram longe, esse é o momento de enviar os convites para eles. Do mesmo modo, caso ainda não tenha definido o dia da noiva esta é a chance. Aproveite também para escolher o carro ou como será o transporte da noiva para a cerimônia. Se ainda não fez, entregue os convites aos padrinhos, damas e pajens pessoalmente. 

Se for ter uma noite de núpcias, a suíte já pode ser reservada. Ao mesmo tempo, trajes de daminhas e pajens devem ser escolhidos, caso ainda não tenham sido. Neste ponto, vocês têm mais uma chance de ir ao cartório dar entrada no casamento civil, caso ainda não tenha feito.

Simultaneamente, aproveite a data para iniciar a entrega dos convites dos convidados.

1 mês antes do casamento

Falta pouco para o grande dia. Certifique-se de que o que é fundamental está encaminhado, para ir checando os detalhes em seguida. Entregue todos os convites e verifique se falta algo para o local da recepção, como equipe de apoio, limpeza e seguranças. Se ainda não estão na casa nova, é hora de ajustar os principais itens da casa. Assim também, é importante fazer uma pequena lista do que levar na lua mel. Se tiver convidados de outras cidades, cheque se eles precisam de alguma orientação.

Cronograma do casamento: 20 dias

A esta altura, vocês já devem estar recebendo alguns presentes. Organize o que receber na casa nova para não acumular o trabalho para depois da lua de mel. Neste período, o casal também pode separar tudo o que será levado para o dia dos noivos, desde itens de higiene pessoal até artigos de valor emocional. 

15 dias

Faça a última prova do vestido se necessário ou conforme combinado com a loja (avise a assessora para que ela possa acompanhar a prova). É o tempo também de fazer a prova de penteado e cabelo. Aproveite também para arrumar as malas para a lua de mel.

Ao mesmo tempo, escolha alguém de confiança para devolver os trajes alugados, lembre-se de fazer a gravação ou polimento das alianças e dê algumas voltas com o sapato para amaciá-lo.

10 dias: Preparativos finais para o casamento

Confirme com o Buffet o numero de convidados caso haja alguma mudança referente ao que foi contratado.

1 semana para o grande dia

Se tiver DJ na festa, passe as músicas que não podem faltar na celebração. Confirme as reservas da viagem e retire os trajes.

2 dias

Em síntese, este é o último dia para deixar as malas da viagem prontas. 

1 dia antes do sim

A princípio, este é o prazo máximo para retirada de trajes. Entregue no salão de festas todos os seus kits e itens da cerimônia: banheiro, festa, topo de bolo etc. e passe para a assessora uma lista com todos os itens que você deixou. Lembre o noivo de guardar bem as alianças.

Os noivos podem aproveitar esse dia para relaxar com massagens criando um spa em casa com aromatizadores, pot pourri para os pés e velas aromáticas. Esse é um dia importante para relaxar e estar pronto para o grande dia que está por vir. Por ser véspera, alimente-se e durma bem.

Ver opções de acessórios para um spa em casa >>

 O grande dia

O grande dia chegou: pode acordar um pouco mais tarde que o habitual, tome um café da manhã reforçado com alimentos saudáveis e leves. Aproveite esses momentos com a família e quem estiver por perto. Todos os preparativos já foram definidos para que seja o dia de aproveitar.

Assim, é hora de apenas confiar nos profissionais contratados com a certeza de que tudo vai sair ainda melhor que o esperado. É dia de sorrir para as fotos e principalmente, um para o outro. É o grande dia! Só não esqueçam das alianças.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.