Inspire-se com a tendência Regional Brasileiro para decorar seu quarto, valorizando elementos nacionais e cheios de cor


Com diferentes cores, texturas e possibilidades, uma decoração brasileira pode abrigar inúmeros cenários em um mesmo ambiente. E valorizar o que é nosso a partir de materiais, tons e composições no ambiente tornam cada espaço mais autêntico, cheio de personalidade e história.

Para traduzir a brasilidade da nossa cultura em alguns elementos, convidamos você a se inspirar com uma decoração brasileira para o quarto – o seu refúgio pessoal.

Como criar uma decoração brasileira?

A resposta para essa pergunta pode estar na primeira coisa que vem à mente ao pensar no significado de ser brasileiro. Seus aspectos culturais mais marcantes e suas características podem ser a chave para uma decoração regional, que valoriza materiais naturais e criações próprias, como o artesanato. Inspire-se com alguns elementos a seguir. 

O charme da roupa de cama

Por ser a grande protagonista do quarto, a cama é o ponto de partida nessa aventura pelo conforto. Em toda a roupa de cama, desde os lençóis e fronhas até as colchas e edredons, a brasilidade pode estar presente nas cores, formas das estampas e tecidos – fundamentais para a construção dessa experiência. Quando expandimos nosso olhar e incluímos almofadas, mantas e xales, o espaço fica sendo ainda mais nosso.

Explore elementos da nossa flora e fauna para estampar essas peças de forma aconchegante e delicada, enquanto demonstra a força das nossas raízes a partir de cores marcantes em cada detalhe.

Madeira à vista na decoração brasileira

Em uma decoração brasileira, a madeira quase sempre se faz presente. Exposta nos móveis e em pequenos utensílios, ela deixa o ambiente mais acolhedor e bucólico, ressaltando o que temos de melhor no nosso cenário. Para aliar esse visual com funcionalidade, coloque uma estante em um dos cantos para apoiar seus itens mais significativos e organizar aqueles de uso constante.

Ela também ganha força emoldurando poltronas, luminárias e mesas, que ajudam a compor outras funções em um mesmo espaço. Aproveite para montar seu próprio escritório ou ateliê no conforto do quarto com peças que não vão tirar o conforto do seu espaço de descanso.

Plantas para uma decoração brasileira

Para enriquecer o cenário regional do seu quarto, considere colocar algumas plantas espalhadas pelo ambiente. Elas ajudam a filtrar o ar e trazem mais vida ao espaço, além de compor esteticamente com suas cores e formas. Saiba quais espécies são mais adequadas para manter dentro de casa e leve novos ares para cada canto.

Artesanato entre espaços

Cestos trançados, tapetes bordados e acessórios feitos à mão são alguns dos itens artesanais que podem compor sua decoração brasileira. A beleza e singularidade de um item de artesanato é uma marca da nossa cultura, criando diversas possibilidades para decorar com muita história em suas linhas e traços.

Vasos, quadros e objetos de decoração são ideais para um toque mais sutil em um ambiente mais neutro. Por outro lado, cestos organizadores, almofadas e até cúpulas de abajures criam pontos de foco para um design regional forte e orgulhoso de suas origens. Mantas e xales sobre a cama complementam o visual com conforto e um olhar aconchegante.

Decoração natural para um clima tranquilo

A aromaterapia é uma solução bastante eficaz para ajudar a relaxar, e prestar atenção nos momentos de dormir e acordar é uma forma de autocuidado. Em uma decoração brasileira, elementos como velas e aromatizadores também compõem o espaço com naturalidade. Desfrute de momentos tranquilos com luzes mais baixas ao dormir e recupere as energias com as cortinas bem abertas para deixar o sol entrar.


A decoração brasileira é alegre, divertida e colorida. E uma de suas características está na liberdade em poder mudar seus elementos e incrementar a sua personalidade, suas lembranças e histórias. Crie sua própria decoração que valorize você e os seus.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.