Conheça alguns tipos de madeira maciça e como elas impactam na decoração.


Tranquilidade, relaxamento e sossego: sensações de conforto que desejamos quando estamos em casa. E uma das matérias-primas associadas a essa atmosfera de calmaria é a madeira maciça, que também compõe uma decoração natural e ecológica. No estilo rústico, moderno ou clássico, ela combina com qualquer cômodo, conferindo charme e protagonismo nos espaços da casa.

Além da madeira maciça, elementos naturais com cores neutras e leves contribuem para construir esse cenário de refúgio mental e proximidade com a natureza. Há diversas maneiras de decorar com elementos que reforçam um clima bucólico e natural, baseados no uso de diferentes tipos de material, inclusive a madeira de reflorestamento.

É possível levar um toque natural e ecologicamente consciente com pequenas ou grandes peças. Conheça a seguir alguns tipos de madeira de reflorestamento e confira algumas inspirações para decorar com madeira maciça

Ver móveis e acessórios em madeira >>

Madeira de reflorestamento: Decoração natural e ecológica

A madeira de reflorestamento é uma forma de preservar o meio ambiente, já que são plantadas árvores de rápido crescimento para retirada da matéria-prima dos móveis. Enquanto isso, as árvores nativas que têm crescimento mais lento e retirada mais difícil são preservadas.

Assim, as madeiras de reflorestamento vêm de florestas plantadas com a finalidade de retirada e novos plantios no mesmo local. Além de evitar cortes ilegais, o uso desse material pode recuperar áreas verdes com espécies nativas. Veja a seguir dois tipos de madeira de reflorestamento transformadas em móveis que levam sensações únicas para diferentes ambientes.

O tom avermelhado da madeira de eucalipto

Com crescimento rápido, o Eucalipto é a árvore de reflorestamento mais plantada do Brasil. Suas diferentes espécies oferecem opções de madeira em um tom avermelhado ou mais claro e natural que dão um ar autêntico à decoração. Em mesas e cadeiras, esta madeira se destaca na sala de jantar ou na varanda, se tornando um ponto marcante no ambiente.

Pinnus Elliotti para uma decoração singular

Com características únicas, a Pinus Elliotti é a primeira árvore de reflorestamento para replantio no Brasil. Ela leva marcas arredondadas irregulares escuras como característica, tornando sua madeira sempre diferente de uma peça para outra. Ela se destaca em móveis rústicos e também é usada para estruturas como de estantes, e também em versões de acabamento com cores ou outro material.

Leia também: Móveis para área externa bem-vindos dentro de casa

Como decorar com madeira maciça

A madeira maciça ou natural pode ser encontrada em diversos itens de decoração, tendo seu grande destaque nos móveis. Entre as milhares de espécies no Brasil, cada tipo apresenta características diferentes relacionadas à cor, densidade e até cheiro. Isso faz com que cada peça seja única.

As cadeiras, bancos e poltronas de madeira maciça levam um tom de conforto e aconchego para os espaços, além de serem resistentes e duráveis. As mais escuras compõem ambientes mais elegantes, como junto à mesas de jantar. Já as mais claras conferem a leveza dos materiais naturais, sendo bem-vindas no quarto ou no jardim.

Ao mesmo tempo, as mesas de madeira maciça exploram naturalmente a beleza natural do material. Sejam nas marcas, nos diferentes tons da mesma peça ou ramificações ao longo da peça, elas se tornam um destaque à parte para o momento das refeições ou para o trabalho em home office.

Leia também: 5 ideias para organizar guarda-roupa e closets

Não apenas nos móveis, mas nos acessórios a madeira também pode estar presente. Pequenos itens forjados no material natural fazem da decoração uma verdadeira contemplação da natureza.

Por outro lado, as cômodas, estantes e armários de madeira maciça trazem à memória os tons de uma decoração retrô, lembrando da visita à casa dos familiares na infância. Suas cores graduais em uma mesma peça reforçam sua singularidade e conforto ao simples olhar.


O item de decoração feito da madeira maciça se torna mais que uma peça funcional. Suas características naturais mantidas fazem dele uma forma de manter por perto os frutos da terra, a reflexão sobre seu uso e como manter as variadas formas da madeira sempre vivas com o passar do tempo.

Encontre na Tok&Stok diferentes itens para decorar seus ambientes que trazem a madeira maciça como destaque.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.