Inspire-se no Dia Mundial da Criatividade para decorar a casa de cinco formas diferentes


Fazer uma decoração criativa em casa ou expressar a criatividade pela decoração é uma das maneiras de dar personalidade aos espaços. Além de deixar cada ambiente com a sua cara, usar novas cores, reposicionar os móveis e recriar padrões pode fazer cômodos comuns ficarem inspiradores. Contudo, nem sempre as ideias para renovar os espaços vêm à mente.

Por isso, inspirados no Dia da Criatividade, trazemos 5 ideias de decoração que podem quebrar a monotonia dos espaços e torná-los originais e inovadores.

Como renovar o visual da casa em 5 ideias

1. Decoração criativa com pintura geométrica

Uma maneira simples e até divertida de mudar a decoração é personalizando as paredes. Seja com papéis de parede ou tinta, formas geométricas como triângulos, círculos, quadrados, por exemplo, criam um efeito dinâmico e autêntico nos ambientes.

Eles podem ser usados de uma forma padronizada ou misturados em formatos, tamanhos e cores. A parede geométrica dá um efeito moderno e despojado, podendo ser usada tanto na sala, como no quarto.

2. Espaços monocromáticos

Outra maneira de fazer uma decoração criativa é montando espaços monocromáticos, tendo uma cor como protagonista. Além de influenciar nossas sensações e estado de espírito, as cores podem deixar o ambiente mais descontraído e ousado

Para criar um ambiente monocromático, a cor escolhida pode estar presente no mesmo tom ou formando um degradê, distribuída em acessórios e detalhes decorativos. Pisos, forros, tapetes e móveis também contribuem para a decoração monocromática – sendo assim, vale entender um pouco sobre a psicologia das cores e o efeito que elas podem causar.

3. Paredes pretas: Decoração criativa e surpreendente

Ainda falando sobre cores, uma maneira de criar uma decoração criativa em casa é usar tons considerados ousados – mas que, quando bem aplicados, criam um efeito renovador e surpreendente. Este é o caso da cor preta nas paredes: elas deixam um ar de sofisticação e modernidade no ambiente escolhido, sendo complemento para os elementos do espaço.

A parede preta pode fazer contraste com o branco no restante do ambiente como a cozinha; pode ser o ponto focal em um quarto jovem ou fazer fundo para uma decoração com quadros e desenhos feitos em cores quentes.

4. Cadeiras independentes

Já não é de hoje que sabemos da liberdade de escolha dos móveis para casa. Se antes a única opção era comprar a mesa com o conjunto de cadeiras todas iguais, atualmente podemos compor de acordo com o gosto e necessidade de cada um. Para fazer uma decoração criativa na sala de jantar ou na varanda, considere colocar cadeiras independentes – cores, modelos ou detalhes diferentes. 

Uma forma de não se perder nessa montagem é optar por cadeiras do mesmo modelo em tons diferentes, ou modelos diferentes em cores iguais. Depois que estiver acostumado com essas mudanças, tente montar o espaço com cadeiras que diferem entre si, privilegiando uma ou outra na decoração.

5. Estampas: Uma decoração criativa e dinâmica

Usar ilustrações nos detalhes é mais uma maneira de levar criatividade para a decoração. Desde personagens da cultura pop até elementos mais subjetivos, as estampas fazem uma quebra no visual do espaço e também deixam o ambiente mais acolhedor. Uma forma de não carregar muito é estabelecer um elo entre os desenhos, considerando uma cor ou grafismo como ponto inicial.

Outra maneira de manter o espaço equilibrado é usar uma base neutra para dar apoio às estampas. Entretanto, não existe errado ou proibido: vale explorar combinações até ficar do jeito que você gosta.


Uma decoração criativa não está em regras em padrões, mas em tomá-los para si e recriá-los. Mudar, descobrir novas formas e dar novos significados a peças já conhecidas deixam a vida mais leve – e ela começa com o que está ao nosso redor. Agora é sua vez de aplicar essas ideias e encontrar novos jeitos de dar o seu #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.