Aproveitamos o Dia do Cinema Nacional, celebrado em 19 de junho, para sugerir composições que poderiam ser cenários de filmes


No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Nacional – data em que o cineasta ítalo-brasileiro Afonso Segreto fez as primeiras imagens da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em 1898. Inspirados na data, queremos destacar alguns elementos dignos de cenas cinematográficas que podem compor os cômodos da sua casa

Com uma seleção de ambientes inspiradores criados pelos especialistas Tok&Stok, queremos convidar você a planejar seus espaços como os cenários de um filme.

Cores vibrantes para uma decoração de cinema

Ao pensar na diversidade de temas do nosso cinema nacional, podemos contemplá-la com o uso de cores vibrantes. Nas obras que destacam nossas belezas naturais nas cenas, podemos ver o azul em mares e céus abertos, o verde das plantas em cenários externos ou internos, e o amarelo como contraste em detalhes ou como tom predominante de uma cena a entardecer – remetendo, também, à bandeira brasileira.

As possibilidades são diversas, como apostar em uma dessas cores para criar um ambiente monocromático, ou misturá-las em uma composição harmoniosa. O azul ou amarelo nas paredes combinam com o marrom e alaranjado da madeira, fazendo assim um visual aconchegante e familiar. 

Delicadeza com ar romântico

Outra possibilidade para uma decoração de cinema é reproduzir a atmosfera dos filmes românticos nos seus ambientes. No quarto, o rosa pode ser usado para inspirar calma e estimular comportamentos sutis e amáveis. Paralelamente, estampas floridas, a renda e o próprio algodão reforçam esse clima de romance. Além disso, usar tons delicados nos tecidos das cortinas ou nos itens decorativos espalhados no ambiente é um caminho que também proporciona bem-estar.

Visual futurista na decoração de cinema

Para quem prefere os filmes mais futuristas, a estética minimalista com cores neutras se destaca. O cinza é um dos protagonistas, acompanhado por tons amadeirados e pelo branco, que também pode ser a cor predominante nos ambientes. Detalhes em metal são elementos que ajudam a recriar essa atmosfera moderna e tecnológica dos filmes e também podem mesclar com uma decoração de estilo industrial.

Cenas de verão em casa

Muitos filmes brasileiros têm a praia como cenário principal, valorizando a beleza do nosso litoral de norte a sul do país. Em casa, esse clima praiano pode ser representado por estampas nos tapetes, almofadas e roupas de cama coloridas. As plantas na parte interna ou externa também trazem um ar de sombra e água fresca.

Flores, paisagens e até o animal print podem marcar presença com destaque ou em detalhes, como xícaras, jogos americanos ou acessórios de organização.

Decoração de cinema: Da fazenda ao faroeste

Outra maneira de homenagear o cinema brasileiro pela decoração é trazer elementos do interior das cidades, que vão das fazendas e casas de campo à temática faroeste. Móveis com madeira, sofás de couro e o ferro presente em estantes, racks ou carrinhos multifuncionais são elementos que colaboram para fazer uma decoração de cinema, com direito a cenas bucólicas ou cheias de suspense.


O cinema é inspiração para uma série de vertentes, inclusive a decoração. Vale escolher os filmes favoritos e identificar neles os itens que poderiam ser representados por um móvel, uma anta ou acessório de cozinha. Continue a se inspirar no #TokEmCasa e encontre na Tok&Stok os elementos que você precisa para tornar seus cômodos em verdadeiros cenários inspiradores.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.