Confira algumas soluções decorativas para estimular a criatividade e produtividade de adolescentes


A decoração para adolescentes é uma das formas de estimular a criatividade e a imaginação nessa fase de transição. Marcada por muita personalidade, estilo e autenticidade, a adolescência é a fase de explorar e começar a decidir as coisas por si só. Por isso, a opinião deles ao redecorar o quarto ou outro ambiente do seu uso é muito importante.

Muitos dos elementos aos quais estamos expostos diariamente podem influenciar nossas ações e sensações. Do mesmo modo é a decoração, principalmente em relação aos jovens. Nessa fase, os ambientes acabam recebendo um toque que reflete sua identidade e tendências que aprecia.

Neste artigo que lembra do Dia do Adolescente (21 de setembro), você vai encontrar algumas inspirações e soluções de decoração para adolescentes que tornam os espaços mais agradáveis e que ajudam a manter as coisas no lugar.

Decoração para adolescentes: Personalidade nas cores

Para criar espaços de estímulo para adolescentes, é importante dar liberdade para que eles se expressem. E uma das formas de fazer isso é usando cores, que não necessariamente são fortes, mas vívidas. Evite cores infantilizadas nesse contexto, como o azul, rosa e amarelo – a não ser que esta seja a vontade do adolescente.

Se a personalidade do adolescente for mais descontraída e moderna, uma solução é criar uma parede com formas geométricas que intercala cores. Por outro lado, se ele for mais tímido e sereno, use tons neutros para o ambiente e leve cores através de acessórios, quadros e pequenos móveis.

Leia também: Dicas para decorar com papel de parede

O uso das cores também é uma forma de delimitar espaços em quartos divididos por irmãos. Aposte na cor preferida de cada um para dividir a roupa de cama, luminárias e quadros. Esta forma de setorizar permite também a liberdade de escolha por parte dos adolescentes.

Assim, mesmo no caso do uso de beliches, é interessante que cores pré-definidas sejam usadas em todo o quarto, da roupa de cama até os acessórios, mesclando com tons neutros para evitar uma confusão visual.

Organização do ambiente

É comum que o quarto e os ambientes usados pelos adolescentes sejam bagunçados, mas com a decoração é possível estimular até mesmo a organização. Além do guarda-roupa, o uso de nichos, prateleiras e caixas organizadoras se tornam aliadas desse espaço e incentivam a arrumação de forma prática e natural. 

Ver opções de guarda-roupa >>

Para o uso de mais de uma caixa ou nicho, procure escolher peças iguais para manter o conforto visual do ambiente. Simultaneamente, a organização precisa continuar dentro destes móveis e acessórios. Nesse caso, coloque organizadores de gaveta, aposte em armários multiuso com portas e sapateiras comuns, sem formatos excêntricos que possam dificultar no dia a dia.

Espaço de estudo na decoração para adolescentes

Outra forma de estimular a criatividade dos adolescentes é criando um espaço de estudo que tenha suas características. Assim, uma bancada na lateral do quarto oferece conforto, ergonomia e ainda otimiza o espaço de forma livre.

Se preferir uma mesa, as opções com espaço para um gaveteiro ajudam a organizar papéis, livros e pastas. A decoração dessa área fica por conta de itens personalizados com a cara do adolescente. Além disso, para evitar distrações, posicione a mesa longe da janela.

Ver opções de escrivaninhas >>

Claridade natural

Na fase da adolescência, todo estímulo visual é importante para seu desenvolvimento. Até para acordar, é interessante que a luz do dia atue diretamente, por isso, investir em cortinas claras é uma solução que decora com funcionalidade. Em síntese, essa prática proporciona um acordar tranquilo e já o prepara lentamente para a fase das responsabilidades.

Minimalismo na decoração para adolescentes

Manter o espaço com boa circulação é importante mesmo em quartos e ambientes pequenos. Dessa forma, ele possibilita mudanças de móveis, itens de uso diário e impulsiona a criatividade de forma lúdica, já que não há excesso de objetos que possam impedir tais intervenções. Em suma, o uso do beliche para irmão não compromete a decoração enquanto otimiza o espaço verticalmente. 

Um móvel, vários usos

Uma forma do quarto ser multifuncional e tomar diferentes rumos de decoração de vez em quando é usar móveis versáteis. Um banco baixo pode virar mesa de centro, um puff se torna mesa de cabeceira e uma escrivaninha pode atuar como penteadeira ao apoiar um espelho

Para deixar casacos, mochilas e acessórios em uso, os cabideiros colaboram diretamente na decoração. Dessa forma, eles não ficam jogados sobre cadeiras ou até no chão. Ressignificar os objetos é uma maneira sutil de estimular a criatividade dos adolescentes.


Testar diferentes combinações no espaço de uso individual e compartilhado do adolescente é uma jornada muito válida quando acontece junto dele. Fazê-lo se sentir parte do processo de decoração, escolhas e montagem também é uma forma de estimular sua imaginação e originalidade. Ao criar o universo com a sua cara, compartilhe no Instagram com #TokEmCasa para mostrar o resultado. 

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.