Revestimentos, móveis e acessórios podem mudar o dia a dia de quem tem problemas respiratórios; Veja cinco ideias práticas


As temporadas de frio ou o acúmulo de poeira podem ser questões delicadas para quem sofre com alergias. Dessa forma, a escolha por itens de decoração e materiais para evitá-las pode mudar a vida de quem tem algum problema respiratório – mesmo que mínimo. 

Para ajudar você a evitar os desconfortos causados por crises durante períodos frios ou pelo acúmulo de poeira, destacamos cinco soluções de decoração que podem criar um ambiente mais saudável.

1. Escolha sofás de fácil higienização

Um dos móveis mais propensos ao acúmulo de poeira e ácaros é o sofá, mas a escolha de seu material pode fazer toda a diferença. Para não ter dúvidas na hora de limpar, modelos em couro, tecidos sintéticos ou sofás impermeabilizados são a opção ideal. Além da facilidade de higienização diária, o couro traz sofisticação a qualquer ambiente, enquanto as opções sintéticas apresentam maior variedade de cores

2. Dê preferência a pisos frios e lisos

Se está de mudança ou tem a possibilidade de reformar a casa, escolher por revestimentos lisos e frios, como porcelanato e madeira, é uma boa ideia para quem precisa evitar alergias. Texturas ásperas e grossas, inclusive com tecidos podem acumular mais pó. Se optar por papéis de parede, os modelos laváveis são os mais indicados. 

Pensando nisso, também não é recomendado o uso de tapetes, pois acabam acumulando bastante poeira e ácaros em um curto período de tempo. Se preferir manter a peça na decoração do ambiente, escolha por versões sem pêlos e tramas fechadas, que facilitam a higienização constante.

3. Evite alergias ao dormir 

Muitas crises alérgicas acabam acontecendo à noite, devido a aproximação com os tecidos da cama e os materiais que a envolvem. Um deles é a cabeceira, item importante não só para decorar o quarto mas para proteger a cabeça da parede. Dessa forma, cabeceiras em couro e tecidos sintéticos evitam o acúmulo de ácaros e poeira e proporcionam noites de sono livres de crises alérgicas. 

Paralelamente, para se manter aquecido e ter uma verdadeira cama de hotel em casa, cobertores em microfibra e mantas com tecido antialérgico são soluções para noites bem dormidas e sem espirros. Lembre-se de manter a cama sempre limpa, lavando toda a roupa de cama semanalmente, e edredons e cobertores a cada três meses em média.

4. Mantenha itens de decoração expostos, mas guardados

Uma questão que os alérgicos acabam enfrentando é o acúmulo de poeira pela casa, principalmente nos itens de decoração que não têm funções na rotina, como adornos e porta-retratos, por exemplo. Mas para não abrir mão totalmente deles, o uso de cristaleiras com portas de vidro pode ser uma solução para evitar alergias e manter a casa bem decorada.

Enquanto elas mantêm os itens guardados, eles seguem expostos pelo vidro. Aproveite para organizar suas coleções com mais charme e livres do excesso de poeira.

5. Controle a iluminação evitando alergias

As cortinas em tecido são itens que renovam a decoração, mas podem ser inimigas dos alérgicos. Para evitá-las, as persianas são uma alternativa aliada no controle da iluminação da casa e na privacidade para cada cômodo. Além de permitirem uma limpeza descomplicada, elas se adaptam a cada janela e podem vir em diferentes acabamentos.


São diversos os tipos de alergias, e para cada um deles há uma adaptação a ser feita. Soluções simples podem transformar a rotina de quem tem reações, tornando a vida mais tranquila e sem crises. Encontre na Tok&Stok os seus aliados para deixar sua casa do seu jeito, com ideias que você só encontra no #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.