Veja como criar uma decoração harmônica com itens sustentáveis 


Além de incentivar a diminuição do uso de recursos naturais, uma decoração sustentável tem outros benefícios e objetivos. Da compra consciente de objetos até o reuso de materiais, uma série de ações podem ser tomadas em benefício do meio ambiente sem deixar de lado o design e a estética dos espaços.

Para uma casa mais leve, agradável e acolhedora sem perder a personalidade, criamos este guia com 5 passos para adotar uma decoração sustentável que deixará a casa mais bonita, sem prejudicar a natureza.

O que é sustentabilidade?

Ao utilizar recursos de forma não prejudicial para o meio ambiente, estamos praticando a sustentabilidade. Produtos ou práticas sustentáveis contribuem para uma vida verde, com ações que ajudam a conservar recursos como água e energia. Produtos sustentáveis (ou eco-friendly) também diminuem poluentes soltos no ar, na água e no solo, fazendo com que pequenas práticas do dia a dia tenham grande impacto no futuro

Uma decoração sustentável pede por escolhas ecologicamente corretas, que têm pouco ou nenhum impacto negativo na natureza. Conheça algumas delas a seguir: 

5 passos para uma decoração sustentável

1. Reutilizar e dar novas funções a peças

Ao reutilizar objetos e dar novas funções a eles, você evita o descarte excessivo de materiais e ainda faz uma boa economia a longo prazo. Na sala de estar, você pode optar por um sofá-cama, que servirá para alguma eventual visita em casa. Um aparador pode fazer o papel de buffet e um banco baixo ao lado da cama ganha a função de mesa de cabeceira.

Além disso, você pode ressignificar algumas peças, como gavetas que se tornam nichos, colchas que viram capas sofá, entre outros. O que vale é usar a criatividade para explorar as diversas possibilidades de uma mesma peça.

2. Escolher peças com madeira reflorestada na decoração sustentável

Antes de qualquer compra, é muito importante entender a origem dos móveis e acessórios para adotar uma decoração sustentável. Uma característica que vale considerar é o material usado nas peças, inclusive a madeira. Os itens com madeira maciça reflorestada são ecologicamente corretas e ainda têm maior durabilidade, enquanto levam um visual orgânico e rústico ao ambiente. Ela pode estar presente em estantes, mesas e cadeiras, mas também em tábuas e utensílios de cozinha.

3. Explorar a iluminação natural

Outra forma de manter uma decoração sustentável em casa é explorando a iluminação natural nos ambientes. Além de valorizar a estética dos espaços, essa prática ajuda a reduzir o consumo de energia. Para isso, pintar as paredes de cores claras é uma forma de deixar os cômodos mais iluminados.

Ainda falando de iluminação, usar lâmpadas de baixo consumo como as de LED também é uma ação muito importante para uma decoração sustentável. Elas possuem a vida útil 40 vezes maior que as lâmpadas comuns e podem reduzir o consumo de energia em até 90%.

4. Usar itens de decoração artesanais

Quando optamos por uma peça de decoração ou acessório artesanal, estamos contribuindo para a sustentabilidade do mercado de pequenos produtores. Por serem feitos com materiais naturais, esses produtos são amigáveis para o meio ambiente e ainda carregam consigo uma identidade única, deixando a casa com mais personalidade.

Cestos, redes, cachepôs e tapetes com fibras naturais são apenas algumas opções para redecorar a casa com peças autênticas que se diferenciam uma das outras, deixando seus ambientes com a sua cara. Além disso, essas peças carregam uma história e cultura que só têm a enriquecer sua vivência e relação com a casa.

5. Deixar o ambiente verde para uma decoração sustentável

Não é só na área externa da casa ou apartamento que as plantas são bem-vindas. Em uma decoração sustentável de interiores, elas ajudam a filtrar o ar e contam com grande capacidade de absorção de componentes poluentes. Seja em vasos ou jardins verticais, as plantas dentro de casa fazem parte de uma composição saudável e aumentam nosso bem-estar.


Uma decoração sustentável pode ser feita aos poucos. Atitudes ecologicamente corretas são escolhas, e, na decoração, elas podem passar a acontecer nos detalhes até chegarem a mudanças mais amplas e impactantes. Encontre suas maneiras de levar uma vida mais leve e sustentável com essas sugestões e outras ideias disponíveis no #TokEmCasa. 

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.